Intelbras lança nova solução de conectividade em conjunto com a Cambium Networks

A Intelbras lança em conjunto com a Cambium Networks nova solução que proporciona conectividade para ambientes de difícil acesso e projetos de grandes proporções, para planos superiores de internet de até 50 Mbps via rádio para ISPs e, também, engloba projetos robustos em CFTV IP.

O lançamento tem por objetivo compatibilizar produtos da categoria de banda larga da linha de rádios nacional WOM com a tecnologia Cambium e TMP, visando aumentar substancialmente o desempenho dos produtos Intelbras que fazem parte dessa solução conjunta, proporcionando maior performance na velocidade dos planos, permitindo mais usuários e, consequentemente, maior rentabilidade aos provedores de internet.

Segundo a Anatel, 5% das conexões de internet no Brasil são realizadas via rádio, totalizando quase 1.8 milhão de acessos em novembro de 2020, por exemplo.

“Números tão expressivos são indicadores de que a internet via rádio tem força no País e com muito espaço para crescer. Trazer soluções de qualidade e inovadoras só trazem benefícios ao mercado e aos usuários, contribuindo para a expansão desse tipo de tecnologia no Brasil”, afirma Carlos Reich, Gerente do segmento de Redes Empresarias da Intelbras.

A Cambium também reforça o quão importante para o mercado é esse lançamento. “A Cambium Networks e a Intelbras são grandes fabricantes de soluções sem fio. Em conjunto, desenvolvemos uma solução que permite aos provedores aumentar a eficiência da sua rede já existente, sem realizar a troca dos rádios dos clientes, através de uma simples atualização de software. Para os provedores, esse lançamento significa entregar planos de banda mais altos, comercializando novos serviços e aumentando suas receitas”, afirma Adriana Franceschinelli, gerente técnica da Cambium.

A solução

A nova tecnologia está disponível com o produto WOM 5A MiMo da Intelbras, permitindo planos superiores de internet de até 50 Mbps no rádio. Para que o ISP implante a solução e aproveite todos os benefícios de um gerenciamento em nuvem da rede, é necessário obter o conjunto Basestation Cambium: Antena Setorial, Smart Antena Beamforming, Access Point e PMP 2000, e os rádios WOM 5A MiMo com as licenças de compatibilidade. Se a rede do provedor já possui o WOM 5A MiMo, basta adquirir o conjunto Basestation Cambium e as licenças do software.

Os rádios Intelbras da linha WOM são instalados nas residências dos clientes para receber o sinal de internet, já a Basestation, antena setorial e a antena smart são colocadas na torre do provedor de internet, além da licença de software da Cambium que é instalada na Basestation e habilita os rádios Intelbras a se comunicarem com a solução.

Benefícios

Além de proporcionar maior performance na velocidade dos planos, permitindo mais usuários, a solução possui protocolo Cambium no hardware Intelbras, o que eleva a capacidade dos modelos WOM 5A MiMo que já estão na rede do ISP com apenas uma atualização e conta com o software em nuvem CnMaestro, o qual permite a organização e o gerenciamento da rede em tempo real.

A solução possui compatibilidade com Beamforming, promovendo uma distribuição de dados mais eficiente, o que reduz drasticamente os efeitos da interferência no canal, focando o sinal na direção específica do dispositivo e, também, compatibilidade com GPS Sync, permitindo o reuso da frequência, eliminando a auto-interferência primária e reduzindo a secundária. A solução conta, ainda, com compatibilidade no Filtro de Frequência, protegendo a rede de interferências.

“Ao longo dos anos, ofertamos o que há de melhor em soluções sem fio. Com a linha ePMP é possível entregar altas capacidades, com a escalabilidade que apenas uma rede de rádio permite: criar uma nova rede de modo rápido, em qualquer lugar. O lançamento permite justamente isso. Estar em qualquer lugar do Brasil, de forma rápida e eficaz”, afirma Adriana.

Além dos benefícios citados anteriormente, a solução também proporciona a consolidação e expansão dos negócios dos provedores de internet, como afirma Fabiano Vergani, CEO da gaúcha Bitcom Internet: “Muitas novidades serão via wireless, como 5G e IoT, então é importante manter conhecimento técnico nessa tecnologia. Também é extremamente importante ter a possibilidade de avançar na largura de banda para nossos clientes, e as soluções Intelbras e Cambium nos proporcionam tudo isso”.

Período de teste

Para verificar se a solução estava performando de forma plena e adequada, ela foi testada durante o período de aproximadamente três meses por provedores de internet parceiros da Intelbras. A Bitcom, um dos provedores que testaram a solução, relata que foi um sucesso e já rendeu novas possibilidades de comercialização.

“A Bitcom completou 25 anos, fomos um dos primeiros provedores do Rio Grande do Sul e somos parceiros da Intelbras há quase 10 anos. Nos últimos anos, sentimos a necessidade de investirmos em plataforma wireless, pois ela tem muita demanda. Sendo assim, a Intelbras nos apresentou o lançamento com tecnologia da Cambium e começamos a realizar os respectivos testes com a solução, que é extremamente robusta, e de fato conseguimos atingir velocidades de 30 a 50 mega, o que nos permitiu realizar uma oferta que chamamos de ‘banda em dobro’, oferecendo aos nossos clientes até 100 mega” explica Vergani da Bitcom. “Minha impressão da solução foi muito positiva, já que mantivemos todas as nossas estruturas, a Intelbras nos deu o suporte para trabalhar com os novos softwares e firmwares da Cambium, gerando uma capacidade muito grande de promover gestão, melhorar a qualidade da banda para o consumidor e criar, inclusive, planos para pessoas jurídicas”, complementa o executivo.

Projetos estratégicos e disruptivos em conjunto com a Cambium Networks são a prova do nosso compromisso em oferecer soluções tecnológicas aos provedores de internet brasileiros, aumentando seu faturamento e ampliando a sua rede de clientes.

“A Intelbras é uma empresa que entende o mercado e o consumidor brasileiro. Inovação faz parte do nosso DNA, desenvolvemos produtos que conectam, aproximam e facilitam o dia a dia das pessoas e de empresas. Acreditamos que esse lançamento será um sucesso”, finaliza Amilcar Scheffer, Diretor da unidade de redes da Intelbras.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

Entenda que é um apagão cibernético e quais são os riscos

Uma falha de grande magnitude, que compromete o funcionamento de sistemas interconectados e, portanto, pode afetar uma porção significativa dos…

Destaque

Dahua Technology potencializa suas capacidades verdes de P&D

Iniciativa contribui com redução de embalagens plásticas e utilização de material renovável no processo de produção A Dahua Technology destaca…

Em Foco

CEO da Pumatronix fala sobre as estratégias de crescimento e inovação no mercado de segurança

Com forte atuação no setor de monitoramento de trânsito, a empresa brasileira planeja expansão e investimentos em P&D para ampliar…