Intelbras foca no agronegócio com lançamento de câmera para contagem de gado

Solução tecnológica que conta com inteligência artificial embarcada inova indo além do monitoramento dos animais

A Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 47 anos de história, incrementa seu portfólio de soluções tecnológicas para o agronegócio com a VIP 9420 GD FT, câmera para contagem de gado. Segundo a empresa, a nova ferramenta traz diversas possibilidades para o produtor além do monitoramento de animais, como a criação de relatórios para ajudar no controle e gestão e a delimitação de espaços com cerca virtual.

De acordo com Thiago Henrique Silva, supervisor da categoria de câmeras IP da Intelbras, a solução é mais uma inovação tecnológica da marca no setor e vai auxiliar na otimização da cadeia produtiva. “Sabemos que muitos produtores estão se amparando na tecnologia para fazer uma gestão mais eficiente, reduzindo perdas e aumentando suas margens de lucro. A nova solução de contagem de gado da Intelbras registra informações de entradas e saídas e a quantidade de animais na área monitorada, automatizando o processo e aumentando a precisão”, explica.

Aplicação e benefícios

A VIP 9420 GD FT é uma câmera de contagem de gado de 4 MP e inteligência artificial embarcada. Por ser uma câmera de dois sensores e alta resolução, capta imagens com ótima qualidade e detalhes precisos, que possibilitam identificar visualmente marcações, manchas ou infecções no couro do animal, por exemplo. O recurso da IA também auxilia na gestão do negócio e permite obter relatórios de contagens feitas na entrada e na saída dos confinamentos, nas áreas de acesso à vacinação e pastagem, nos eventuais transportes terrestres. Nesses relatórios, é possível separar as informações por hora, dia, semana e mês.

Para auxiliar na gestão do negócio, é possível obter relatórios das contagens feitas na entrada e na saída de confinamentos, períodos de vacinação, pastagem e eventuais transportes terrestres, separando as informações por hora, dia, semana e mês.

“Nossa solução monitora até quatro áreas com a mesma câmera e tem uma taxa de confiabilidade superior a 99%”, afirmou o executivo. “Vale destacar que, para um funcionamento correto da câmera, ela deve ser instalada de maneira apropriada, posicionada em local que grave os animais de cima, onde eles passem em fila e com velocidade controlada”, complementa.

Uma das tecnologias utilizadas na câmera é a Starlight, que proporciona imagens nítidas mesmo em ambientes com luminosidade reduzida. A solução também tem proteção contra poeira e imersão temporária na água (IP67) e tecnologia antivandalismo (IK10). Por essas características, é um produto ideal para o campo, podendo ficar exposto ao tempo e em locais com baixa ou nenhuma iluminação.
“Com o conhecimento adquirido ao longo de mais quatro décadas no mercado nacional, a Intelbras sabe das necessidades do brasileiro e da importância de oferecer soluções tecnológicas de maneira acessível. Entendemos que o setor do agronegócio tem carências específicas e queremos nos aproximar cada vez mais dele, entregando soluções inovadoras de ponta a ponta que melhorem e simplifiquem a vida do produtor”, ressalta o executivo.

Mercado em expansão

Um estudo realizado em 2022 pela Embrapa Pecuária Sul (RS) indicou que a pecuária de corte que utiliza ferramentas tecnológicas de precisão impulsionou os resultados financeiros de pecuaristas em cerca de 24%. E, de acordo com cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o segmento alcançou em 2022 participação de 25% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
“Dados tão positivos indicam que o mercado agro tem a necessidade de produtos inovadores para impulsionar cada vez mais o crescimento do país. É nesse contexto que as soluções tecnológicas da Intelbras, como a câmera de contagem de gado, se inserem. Temos certeza de que ela será muito bem aceita pelo mercado, contribuindo para o sucesso dos produtores rurais”, finaliza Silva.

A apresentação do produto aconteceu no início de maio na Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. Para mais informações, acesse o site da Intelbras ou procure um revendedor autorizado.

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…