Intelbras entra no mercado de armazenamento de energia visando eficiência energética e sustentabilidade

A Intelbras (INTB3), empresa brasileira com 47 anos de história, amplia seu portfólio de soluções tecnológicas com uma nova bateria de lítio de 48V e 100Ah, destinada para aplicações de telecomunicações, comércios, indústrias e energia solar. O lançamento é um primeiro passo da companhia para entrada no segmento, buscando oferecer soluções de eficiência energética sustentáveis, uma vez que o lítio é considerado uma fonte de energia mais limpa que o chumbo.

O mercado de armazenamento de energia ainda é novo no Brasil. Levando em conta as possibilidades desse tipo de produto, o país está sob influência de algumas tendências mundiais que indicam para o uso de baterias como a lançada pela Intelbras. Entre elas, estão a demanda por energia elétrica crescente, necessidade de descarbonização das atividades econômicas, mais geração de energia renovável, distribuição dos recursos energéticos e sofisticação das redes elétricas.

“Ao observar este movimento promissor de mercado, a Intelbras avaliou que a estratégia de expandir seu portfólio com baterias de lítio é muito importante para manter a companhia alinhada com as demandas atuais e futuras no que se diz respeito a eficiência energética. Queremos continuar expandindo nossos negócios por meio da inserção da empresa em mercados que vem crescendo de forma sustentável, colaborando para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, afirma Maria Helena Garcia, gerente executiva da unidade de energia da Intelbras.

Solução mais sustentável

O produto é capaz de armazenar energia em locais remotos e ambientes onde o sistema não pode perder a conexão com a rede. Além disso, sua placa BMS (Sistema de gerenciamento das baterias) autogerencia a bateria, faz o balanceamento entre as células e protege contra sobrecargas e temperaturas extremas, garantindo a segurança e o bom funcionamento das células de lítio.

“Este é um novo mercado que queremos explorar e nosso novo produto está sendo uma porta de entrada para isso. Ao iniciarmos nossa atuação no mercado de armazenamento de energia, estamos abraçando a inovação tecnológica, uma vez que o produto está totalmente alinhado com eficiência energética, integração com energias renováveis, durabilidade e sustentabilidade”, complementa a executiva.

As baterias de lítio têm sido uma alternativa mais sustentável em comparação com tecnologias mais antigas, como os modelos que utilizam níquel. Em primeiro lugar, a longa vida útil das baterias de lítio da Intelbras reduz a necessidade constante de substituição, diminuindo assim a produção de resíduos.

Além disso, a capacidade de reciclar componentes chave das baterias de lítio contribui significativamente para a redução do impacto ambiental. Esse ciclo de vida estendido e a capacidade de reutilização de materiais valiosos não apenas conservam recursos, mas também minimizam a emissão de carbono associada à produção e descarte de baterias, destacando assim seu papel crucial na transição para uma matriz energética mais sustentável.

Para exemplificar os avanços no processo de reciclagem de baterias, uma equipe de pesquisa do Instituto Qinghai, que atua na China, desenvolveu uma nova técnica que permite recuperar mais de 90% do lítio das baterias de íon-lítio, que são amplamente utilizadas em baterias de energia.

Por meio do uso de tecnologia de separação de membrana e lixiviação ácida, a equipe alcançou uma pureza de 99,69% no carbonato de lítio recuperado, o que representa alto valor comercial. Além disso, a taxa de recuperação de lítio em todo o processo atingiu 92,24%, porcentagem expressiva e que oferece ainda mais otimismo.

Principais características e benefícios da bateria EBL 4800

Entre as principais características do produto, pode ser destacada sua tensão de 48V, além da capacidade de 100Ah, vida útil de mais de 8 anos, alta densidade energética e custo-benefício atrativo para tornar os projetos ainda mais seguros e eficientes. Além disso, é resistente a altas variações de temperatura e podem ser conectadas até 10 baterias em paralelo, o que garante a aplicação desse produto nos mais diversos cenários.

A Intelbras lançou a nova bateria de lítio pensando em solucionar o armazenamento para os momentos de queda da rede elétrica, além de proporcionar a otimização de custos, realizar o backup de energia e criar sistemas isolados (locais que não tem acesso a rede de energia elétrica). Desta forma, a bateria de lítio apresenta diversos benefícios. Entre eles, estão:

Autogerenciamento que mantém a segurança e o bom funcionamento das células de lítio;
Alta densidade energética para armazenar uma quantidade significativa de energia em espaços compactos;
Indicador luminoso que mostra o estado de carga da bateria.
A solução da Intelbras consiste em uma ou mais baterias ligadas em paralelo. Dependendo do cenário de aplicação, podem ser ligadas a um inversor, fonte, nobreak ou aparelhos que trabalhem com tensão de 48V, a fim de armazenar energia.

Custo-benefício para os negócios

A longa vida útil da bateria de lítio da Intelbras faz com que ela seja um investimento que traz economia e custo-benefício para as empresas, ao proporcionar energia constante e dispensar manutenções recorrentes. Essa característica permite que os tomadores de decisão e gestores se concentrem em outras atividades importantes do negócio.

“Com seu gerenciamento inteligente, durabilidade e suporte técnico especializado, a bateria de lítio é a escolha ideal para projetos que exigem energia constante, onde quer que estejam localizados. Investir nesse lançamento, sem dúvidas, é uma ação certeira para empresas que buscam eficiência energética, economia e colaborar com a preservação do nosso planeta com o uso de energias mais limpas”, finaliza Rubens Lorenço Neto, gerente do segmento de nobreaks da Intelbras.

Serviço

Bateria recarregável li-ion 48V 100Ah
Modelo: EBL 4800
Preço Sugerido: R$ 13.999,00

Notícias Relacionadas

Destaque

Pumatronix lança ITSCAM 450+ com foco em estacionamentos e pedágios

A Pumatronix, uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS), anuncia…

Destaque

Nova câmera de sensor duplo oferece 4K a 30 fps e suporte para analíticos de IA

A Axis Communications anuncia uma câmera multidirecional de sensor duplo projetada para excelentes panorâmicas de ângulo amplo e cobertura detalhada…

Destaque

Menino autista de 8 anos realiza sonho de conhecer câmeras de monitoramento do DF

Diagnosticado com transtorno do espectro autista aos 6 anos, Isaque tem hiperfoco em câmeras. Após postar vídeo na internet, ele…