Intelbras apresenta soluções de análise inteligente de vídeo

A Intelbras apresenta ao mercado suas câmeras com funções de análise inteligente de vídeo embarcadas. O produto, que visa trabalhar para o usuário, automatizando funções para gerar economia de recursos, possui quatro funções que estão incorporadas a esses modelos de câmeras de vigilância IP, englobando: linha virtual, cerca virtual, retirada e abandono de objetos.

Esse tipo de câmera é ideal para situações em que a cerca virtual é de extrema usabilidade, delimitando uma vaga de estacionamento exclusiva, como exemplo, para vagas de estacionamento de portadores de deficiência física. Sendo assim, cada vez que algum veículo estaciona, o operador recebe um aviso pelo evento gerado pela própria câmera, podendo verificar se o motorista é portador de deficiência ou não. Outro modelo de aplicação das câmeras é delimitar a área onde os veículos de uma empresa ficam estacionados no pátio. O usuário pode configurar a câmera para que ela tire uma foto quando os veículos entram e saem, fazendo com que a empresa administre melhor sua frota e tenha o registro de movimentação.

A função de análise inteligente também permite a detecção e a remoção de objetos na região monitorada. O sistema é capaz de reconhecer objetos e seguir com o monitoramento caso seja removido do ambiente. O processo oposto também é possível programar, ou seja, quando um objeto é inserido na área, o alarme também soará. Um exemplo de uso prático de detecção e a remoção de objetos seria em um hall de um hotel, em que estão disponíveis TVs ou computadores. A câmera será capaz de gerar automaticamente um alerta se os objetos forem furtados.

“Essas novas funções embarcadas nas câmeras oferecem mais valor ao usuário, uma vez que o operador receberá um aviso gerado pelo próprio equipamento quando um veículo estiver trafegando na contramão de uma rua, ou estiver estacionado num lugar proibido, por exemplo. Esse tipo de automatização faz com que os recursos humanos sejam direcionados para onde eles sejam mais requisitados, gerando economia e diminuindo a probabilidade de falhas”, diz Érico Kappel, gerente de segmento de CFTV IP da Intelbras.

Além disso, outra interessante funcionalidade das câmeras é a definição de imagem, que pode ser configurada para que seja em alta definição em determinada área da imagem e o restante da seleção com menor resolução. Essa função é de extrema utilidade em caso de monitoramento de várias câmeras, pois pode diminuir o trafego de dados na rede e o tamanho da solução de armazenamento.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…