Intelbras apresenta seus produtos e serviços de tecnologia na Smart City Expo Curitiba 2024

O estande vai demonstrar recursos de Inteligência Artificial e integrações de suas soluções para cidades inteligentes

Intelbras vai participar da Smart City Expo Curitiba 2024, que acontece entre os dias 20 e 22 de março. Na ocasião, serão apresentadas as principais inovações para aplicações de Cidades Inteligentes da marca, bem como seus recursos de Inteligência Artificial e as novas possibilidades exclusivas de integração entre as soluções do portfólio completo da companhia.

Uma das principais necessidades das Cidades Inteligentes é que o espaço seja seguro e monitorado 24 horas. Para isso, faz-se necessário investir em uma sala de monitoramento equipada que otimize o trabalho dos órgãos de segurança pública. Em tais casos, o ideal é que todas as soluções se comuniquem. A Intelbras, por meio de seus painéis de LED, telas interativas e o software de monitoramento que integra câmeras, gravadores, bodycams e drones, oferece soluções que otimizam a segurança do espaço.

“A Intelbras desenvolve soluções completas nos segmentos de segurança, comunicação e energia. Por isso, nosso objetivo na Smart City Expo é demonstrar ao público que nossos produtos estão totalmente alinhados para atender as demandas das chamadas Cidades Inteligentes. O evento será uma oportunidade de mostrar todas as inovações que incorporamos em nosso portfólio, a fim de colaborar para o desenvolvimento urbano e potencializar a segurança e bem-estar das pessoas”, afirma Marcelo Bett, diretor da unidade de segurança da Intelbras.

No estande da Intelbras, os visitantes poderão conferir imagens ao vivo de cenários reais onde os produtos e soluções da companhia já são utilizados, como o Bairro Pedra Branca, que fica em Palhoça (SC), além do Programa Vigia Mais MT, que se estende por diversas regiões do estado do Mato Grosso. Além disso, na área externa do evento, a Intelbras também vai apresentar suas soluções para recarga de veículos elétricos, que contemplam uma plataforma completa de gestão, com tarifação, divisão de custos de energia e outros recursos que tornam a solução ideal para diversas aplicações, desde condomínios residenciais, até empresas e grandes empreendimentos comerciais.

“Com as novas integrações e possibilidades contempladas no software de monitoramento (Intelbras Defense IA, versão 3.1), por exemplo, demos mais um grande passo rumo à revolução da segurança eletrônica e nossa missão é mostrar toda essa inovação na prática, apresentando os benefícios das nossas soluções em projetos que já estão em andamento e trouxeram ganhos para as regiões onde nossas tecnologias foram aplicadas”, dizRaphael Rabello, gerente sênior de soluções e projetos da Intelbras.

Expansão do conceito de Cidade Inteligente em todo o mundo

Segundo apontado no Ranking de Cidades Inteligentes realizado pelo Instituto de Estudos Superiores da Empresa (IESE), Londres foi classificada como a cidade mais inteligente do mundo, levando em conta todas as tecnologias usadas para aprimorar a segurança pública. O índice realizou a análise de 183 cidades em 92 países, onde Nova York, nos Estados Unidos, e Paris, na França, completam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Apesar do resultado obtido na colocação geral, Nova York foi classificada com a melhor mobilidade e sistema de transporte.

Entre as cidades localizadas em países da América do Sul, a mais bem posicionada no estudo foi Santiago, no Chile, aparecendo na 91ª colocação em nível mundial, seguida por Buenos Aires, cidade argentina que ocupa o 115º lugar. Já o Brasil apareceu com seis cidades: São Paulo (130º), Rio de Janeiro (136º), Curitiba (153º), Brasília (159º), Salvador (169º) e Belo Horizonte (172º).

“Com os dados obtidos pela pesquisa, é possível concluir que o Brasil avançou bastante nos últimos anos e a tecnologia vem sendo uma aliada cada vez mais presente dos órgãos públicos de segurança. Entretanto, está nítido também que podemos ir além e desenvolver projetos robustos em grandes cidades brasileiras, tornando a vida das pessoas melhor, mais segura e prática”, comenta Rabello.

Monitoramento integrado com Inteligência Artificial

A gestão do monitoramento em uma Cidade Inteligente apresenta uma série de desafios complexos, entre eles, a integração de uma variedade de soluções e sistemas de monitoramento, como câmeras veiculares, rastreamento de carros em estacionamentos, detecção e visualização rápida de indivíduos nas câmeras inteligentes, monitoramento por drones, alarmes, sensores, entre outros. A fim de otimizar a infraestrutura robusta e a coordenação eficiente de todas essas informações, a Intelbras lançou, em fevereiro, uma nova atualização do seu software de monitoramento, o Intelbras Defense (versão 3.1), que integra tecnologias avançadas de análise de dados e Inteligência Artificial para identificar padrões, prever eventos e facilitar a tomada de decisões baseadas nos dados adquiridos em tempo real.

Essa nova versão também trouxe uma série de novidades que aprimoram ainda mais a usabilidade dos usuários, além de recursos alinhados com o que há de mais avançado no universo da segurança eletrônica, atendendo as reais demandas dos clientes. Entre as novas aplicações possíveis, estão as câmeras que podem ser aliadas dos operadores e clientes de estacionamentos, sendo possível encontrar a vaga exata onde um veículo está parado por meio do celular, além de emitir alertas em caso de contratempos.

Com a atualização do software, o operador responsável por gerir uma frota de caminhões também poderá visualizar os fluxos das câmeras veiculares conectadas ao sistema com apenas um clique. Com a funcionalidade, é possível verificar a localização atual dos veículos, com atualizações a cada 30 segundos. Na tela, todas as imagens podem ser colocadas ao lado do mapa, que mostra a posição exata de cada automóvel, tornando o monitoramento muito mais efetivo.

Além disso, agora, alarmes e sensores podem trabalhar junto com outras soluções de segurançacomo as catracas eletrônicas, por exemplo, que são liberadas automaticamente em casos de incêndio, promovendo uma evacuação mais rápida do ambiente.Com relação a nova integração com os controladores de acesso, os visitantes da Smart City Expo serão contemplados com uma apresentação completa que vai mostrar detalhes da função In Search, que permite um indivíduo específico ser encontrado nas imagens captadas por todas as câmeras do sistema que possuem a função de detecção de pessoas.

“O Intelbras Defense IA, versão 3.1, é resultado de um trabalho com base em inovação, característica presente em todas as soluções da companhia. Ele emerge como uma ferramenta fundamental na revolução dos sistemas de segurança e, ao explorarmos os seus diferentes cenários de aplicação, fica evidente que sua presença não apenas fortalece a capacidade de tornar o ambiente mais seguro, mas também impulsiona a confiabilidade nas cidades, em estabelecimentos e grandes eventos, por exemplo”, complementa Rabello.

Portfólio de carregadores para veículos elétricos

A Intelbras vai apresentar sua estação de recarga de veículos elétricos, que oferece uma plataforma completa de gestão, chamada Intelbras CVE-Pro, em que os proprietários podem verificar diversas informações, como recargas realizadas, consumo de energia e tarifação, por exemplo. As estações de recarga também são integráveis com o aplicativo Intelbras CVE (disponível para Android e iOS), que possibilita ao usuário diversas funcionalidades inerentes ao cotidiano da mobilidade elétrica, como localização de estações e realização de pagamento, quando aplicável.

A solução que será apresentada na Smart City Expo é ideal para diferentes cenários, desde condomínios residenciais, até empresas e grandes empreendimentos comerciais. Na ocasião, estará em demonstração um case prático de aplicação dos carregadores em conjunto com a frota da Fever Mobilidade, empresa parceira de soluções em logística e mobilidade urbana sustentáveis, que compartilhará um de nossos espaços no evento.

Além disso, a Intelbras acaba de lançar o seu primeiro sistema integrado de controle de acesso para estações de recarga de veículos elétricos. Com a novidade, é possível utilizar leitores faciais e biométricos para liberar a utilização dos carregadores, garantindo mais segurança, privacidade e praticidade para os usuários, evitando o uso indevido de terceiros e descartando a necessidade de utilizar cartões ou tags.

“Nosso principal objetivo é colaborar com a construção de uma infraestrutura ideal para os proprietários de carros eletrificados, proporcionando uma melhor usabilidade das estações de recarga e, consequentemente, dos veículos. Com a tecnologia de controle de acesso, além de fazer a liberação rápida e fácil dos carregadores, será possível também integrá-la a alguns cenários que já usam os controladores da Intelbras, como condomínios e frotistas, por exemplo, buscando de fato, uma solução inteligente”, explica Matheus Luiz Rodrigues, gerente do segmento de carregadores para veículos elétricos da Intelbras.

Produção de conteúdo e palestras

No estande da Intelbras na Smart City Expo Curitiba 2024, a empresa criou um espaço exclusivo para produção de conteúdo, como vídeos e podcasts. O objetivo é desenvolver uma série de materiais relevantes para o público sobre questão relacionadas ao universo de Cidade Inteligente, Inteligência Artificial, Segurança Eletrônica, entre outros temas.

Confira abaixo a agenda de palestras e painéis que contarão com a participação da Intelbras:

20/03 – 14 às 15h | City Hall: Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, Secretário de Segurança Pública, com o tema “Programa Vigia Mais MT: um case sobre o uso das soluções Intelbras para diminuir a criminalidade no Mato Grosso e os impactos no aumento da arrecadação estadual”.

21/03 – 8h30 | Coletiva de imprensa: Empresas que estão tornando real o ecossistema de Smart Cities e o futuro do país. Com participação de Janice Centeno, gerente nacional de soluções e projetos da Intelbras.

21/03 – 17h15 | Plenária Principal: painel apresentado por Raphael Rabello, gerente sênior de soluções e projetos da Intelbras sobre soluções do futuro para as cidades de hoje e como a tecnologia contribui para o desenvolvimento e segurança das Smart Cities.

21/03 – Manhã | Espaço Ágora: Apresentação de Régis Rosa, supervisor nacional de soluções e projetos da Intelbras, sobre o Projeto Infovia Digital, feito em parceria com a Sonda, provedora de serviços de tecnologia.

21/03 – 10h | Side Event Exclusivo: Apresentação de Christian Lemos, líder de desenvolvimento de produto da Intelbras e Jhonatan Lang, analista de produtos e negócios da Intelbras, com o tema “Intelbras Defense IA: software de gestão de segurança auxilia no monitoramento de Cidades Inteligentes”.

Serviço

Smart City Expo Curitiba 2024

Data: 20 a 22 de março de 2024
Local: Centro de Eventos Positivo
Endereço: Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio, Curitiba – PR, 82305-100
Estande Intelbras: 76

Notícias Relacionadas

Destaque

Pumatronix lança ITSCAM 450+ com foco em estacionamentos e pedágios

A Pumatronix, uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS), anuncia…

Destaque

Nova câmera de sensor duplo oferece 4K a 30 fps e suporte para analíticos de IA

A Axis Communications anuncia uma câmera multidirecional de sensor duplo projetada para excelentes panorâmicas de ângulo amplo e cobertura detalhada…

Destaque

Menino autista de 8 anos realiza sonho de conhecer câmeras de monitoramento do DF

Diagnosticado com transtorno do espectro autista aos 6 anos, Isaque tem hiperfoco em câmeras. Após postar vídeo na internet, ele…