Integração potencializa inteligência e amplia capacidade de ação de órgãos de segurança pública

Plataforma integrada auxiliada por IA integra dados, sistemas, dispositivos, pessoas e organizações para melhorar comunicação, coordenação e colaboração de agências em operações do dia a dia e durante grandes incidentes

A divisão de Segurança, Infraestrutura e Geoespacial da Hexagon – líder global em soluções de realidade digital, combinando sensores, softwares e tecnologias autônomas, tem entre seus principais focos de atuação, ajudar órgãos de segurança municipais, estaduais e federais a serem mais ágeis e resilientes.

Pioneira e líder mundial há mais de 30 anos no fornecimento de software de despacho auxiliado por computador, a companhia fornece uma solução de software que integra dados, câmeras, sensores, dispositivos IoT e diferentes sistemas em uma única plataforma, a qual dispõe de recursos abrangentes de atendimento e despacho auxiliado por Inteligência Artificial, inteligência de negócios, aplicações móveis, analítico de vídeo, gestão de evidências digitais, comunicação unificada entre muitos outros.

A plataforma integrada de segurança pública da Hexagon é composta por sistemas modulares e interoperáveis para gestão de operações, e atualmente é utilizada por mais de 420 centros integrados e mais de 2500 organizações, em mais mais de 40 países. No Brasil, apoia as operações de centros de operações integradas de estados como Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Amapá.

De acordo com Fábio Guerra, gerente de Marketing da divisão de Segurança, Infraestrutura e Geoespacial da Hexagon na América Latina, os dados nunca estiveram tão disponíveis ou tão fáceis de serem compartilhados, e isso representa uma oportunidade para as agências fazerem eles trabalharem ao seu favor. “A população está demandando maior transparência por parte das organizações de segurança pública, os cidadãos estão comunicando emergências de novas maneiras e há um volume gigantesco de dados para serem organizados. Com a plataforma integradora auxiliada por Inteligência Artificial da Hexagon conseguimos dar sentido aos dados, e ajudar as organizações a supererem os desafios atuais e os que ainda virão”, completa Guerra.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a violência letal no Brasil atingiu o recorde histórico em 2017, quando mais de 64 mil pessoas foram assassinadas e a taxa de mortalidade chegou a 30,9 por 100 mil habitantes. Desde 2018, o país tem reduzido anualmente a taxa de mortes violentas intencionais, chegando a 22,3/100 mil habitantes em 2021. Mesmo com a queda nos índices de violência, o Governo Federal relançou, neste último mês, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que já tem R$ 700 milhões previstos para investimento em ações sociais de segurança pública, em prevenção, controle e repressão da criminalidade.

A Hexagon estará presente na LAAD DEFENCE & SECURITY 2023, que acontece entre os dias 11 e 14 de março no Rio de Janeiro, e o seu estande será configurado de forma similar a um centro de operações integradas para proporcionar aos visitantes uma experiência realística e imersiva em todas as suas tecnologias, as quais estarão em pleno funcionamento. Na ocasião, a companhia também apresentará diferentes casos de sucesso, incluindo o mais recente projeto junto ao Centro de Operações e Inteligência da Bahia, e na esfera municipal, apoiando as operações de diferentes agências integrantes do Centro de Cooperação da Cidade de Manaus.

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…