InovaPTT chega ao mercado com tecnologia de ponta em comunicação via PoC

A InovaPTT chega ao mercado com o objetivo de ser a principal provedora de soluções em comunicação PoC (PTT over Celular, ou seja, com o botão Push-To-Talk – o “aperte para falar” sobre a rede de telefonia celular). A empresa traz para o mercado brasileiro uma linha de terminais PTT de banda larga, com cobertura em qualquer localidade onde a rede celular ou Wi-Fi esteja disponível, com a vantagem dessa tecnologia, da agilidade para falar e da segurança da criptografia fim a fim.

A InovaPTT é a primeira empresa brasileira a obter a homologação dos rádios com tecnologia PoC no país. Os aparelhos são fabricados pela Telo Systems, líder em equipamentos push-to-talk de banda larga, exportados para Estados Unidos, Europa, África e, agora, para a América do Sul. A importação para o Brasil é feita com exclusividade pela InovaPTT, que também é a única a oferecer um rádio móvel próprio para instalação veicular.

De acordo com o diretor da InovaPTT, Marcus Pádula, o foco é permitir a comunicação instantânea via rádio, o que oferece uma série de diferenciais em relação aos radiocomunicadores com PTT anteriores.

“Tratando-se de agilidade, quatro passos para um chamado de emergência são eliminados nesse sistema, por exemplo, em comparação com o smartphone. Este é um dos fatores que tornam esse sistema de comunicação ideal para o mercado corporativo (B2B), além de agilidade, e de atender as necessidades de tecnologia e segurança de comunicação para diversos setores da economia como logística, agronegócios, segurança e hotelaria, entre outros”.

Para o segmento de SEGURANÇA PATRIMONIAL E DE CONDOMÍNIOS, os principais diferenciais do sistema PoC da InovaPTT são a possibilidade de monitoramento remoto, por áudio ou vídeo, além de chamada de vídeo e gravação de toda a comunicação pela rede. O botão de emergência permite o acionamento imediato de uma central e, se acordado entre os usuários daquele sistema, a abertura instantânea de áudio e câmera para acompanhamento da ocorrência em tempo real.

A solução PoC integra os recursos do rádio de banda estreita e os serviços de múltiplas mídias de banda larga, permitindo uma conexão confiável, sem problemas de cobertura, em todo o mundo. A novidade evita o alto custo de implantação de infraestrutura, demandado pelo sistema de rádio tradicional. “É ideal para empresas que contam com equipes de trabalho e materiais espalhados por longas distâncias, já que não exige a instalação de antenas próprias.”

Os equipamentos da InovaPTT não precisam de licença da ANATEL, já que operam na plataforma de telefonia celular e/ou rede Wi-Fi, além de eliminar a necessidade de investir em repetidores, torres ou antenas. Descartam-se também os problemas dos rádios tradicionais, sujeitos a interferências, limitação pela distância e, em muitos casos, a exigência adicional de um alto investimento para configuração e manutenção.

Como funciona o servidor dessa tecnologia PoC (PTT sobre Celular)?

Além do aparelho de rádio e da rede de internet, a tecnologia PoC exige uma plataforma em um servidor onde é gerenciada a comunicação, em tempo real. “Somos a única empresa brasileira no segmento que pode ser a responsável também pelo serviço oferecendo suporte local, já que o servidor é próprio”, afirma Pádula.

Em comparação ao uso das linhas celulares comuns, além da agilidade, o principal diferencial do sistema PoC é a segurança. As mensagens de voz e dados saem dos equipamentos por meio das redes 3G, 4G e/ou Wi-Fi e passam pelos servidores da InovaPTT para garantir a confidencialidade na comunicação. Neles ocorre a codificação ou decodificação do conteúdo para que apenas o emissor ou o receptor tenham acesso às mensagens enviadas, por meio de criptografia fim a fim. Os equipamentos estão sempre conectados por meio desse servidor dedicado, responsável por gerenciar a plataforma PoC.

A comunicação entre os rádios de uma mesma empresa pode ser monitorada e gerenciada por meio da Console de Operações, uma aplicação instalada em um computador rodando Windows. Nela estão disponíveis todas as funções de chamadas, rastreamento, chat, vídeo e ainda o acompanhamento do registro de todas as interações que ocorrem no sistema, como as últimas ligações. O gestor desse sistema, designado pela empresa contratante, também pode controlar e restringir a instalação de outros aplicativos nos aparelhos, por meio de uma ferramenta opcional.

Equipamentos

Os aparelhos da Telo Systems são importados e distribuídos com exclusividade no Brasil pela InovaPTT. A fabricante atende somente ao mercado externo, com qualidade superior.

A InovaPTT oferece três opções de rádios com tecnologia PoC, todos com 3G/4G e Wi-Fi integrados:

O destaque é para o TE580P – rádio portátil PoC LTE:

Tela touch screen 3.1″ WVGA
Hardware robusto (à prova de queda de 1,5m – IP67)
Bateria de 3600mAh Li-ion
Áudio sem distorções
Câmera 8MP
Botão de emergência SOS
Android 8.1

Um dos diferenciais da InovaPTT é um equipamento com funcionalidades similares ao TE580P, mas para instalação veicular, no painel, o M5 – rádio móvel LTE:

Tela touch screen IPS de 4″
GPS incorporado
Áudio nítido e potente
Antena de dupla diversidade
Câmera 2MP (vídeo ao vivo)
Acessórios mãos livres
Botão de emergência SOS
Android 7.0

Além da opção do TE390 – rádio portátil PoC LTE, mais compacto, sem tela touch screen e com uma robustez maior:

À prova de quedas de até 1,8m (IP67)
Bateria de 3600mAh Li-ion
Áudio sem distorções
Botão de emergência SOS
Android 7.0

Notícias Relacionadas

Destaque

ISC Digital Experience reúne mais de 2.000 participantes do ecossistema de Segurança

O ISC Digital Experience – A 1ª edição especial digital da ISC Brasil, um dos maiores e mais tradicionais eventos do setor de…

Destaque

5 produtos para transformar uma casa em smart

Pode parecer filme de ficção científica, mas a realidade é que cada vez mais brasileiros têm se interessado por produtos…

Destaque

Adistec anuncia a contratação de Karina Marques como a nova Product Sales Manager

A Adistec, distribuidora de valor agregado com foco em infraestrutura para Data Centers e Segurança da Informação, anuncia a contratação da executiva…