Inovação tecnológica pode melhorar a segurança em eventos esportivos
Por Leopoldo Ruíz, Diretor Regional para a América Latina da Axis Communications
Atualmente, estamos vivendo uma das temporadas esportivas mais empolgantes da história. Acabamos de concluir a Eurocopa e a Copa América 2024, estamos acompanhando os Jogos Olímpicos de Paris e, em menos de dois anos, teremos a Copa do Mundo de 2026. Eventos de alto calibre, como os que acabei de mencionar, são um desafio para as organizações, não apenas devido às emoções geradas por essas competições, mas também pelos diferentes desafios e oportunidades que surgem em termos de segurança e da experiência dos participantes, a fim de oferecer uma experiência de primeira classe.
Exemplos disso incluem problemas de segurança causados por grandes multidões que tentam forçar a entrada em um local, ou quando um de nossos acompanhantes se perde no meio da multidão e é preciso agir rapidamente para localizá-lo. Esses incidentes destacam a necessidade crítica de tecnologia e sistemas de segurança avançados para prevenir, gerenciar e processar com eficácia situações semelhantes e garantir o sucesso de eventos futuros.
Com o desenvolvimento e o avanço acelerado da inovação, agora temos ferramentas como a análise e a Inteligência Artificial (IA) para nos ajudar a atingir esses objetivos. Dito isso, vamos falar um pouco sobre algumas dessas tecnologias para saber mais sobre seus benefícios e sua aplicação em estádios e locais esportivos, e como essas estações ativas, esportivamente falando, podem garantir a qualidade dos eventos e o bem-estar de todos os envolvidos.
Controle de acesso eficaz: A chegada, a entrada e a saída de participantes e visitantes de um estádio para assistir ao seu time ou jogadores favoritos é fundamental para o sucesso do jogo ou partida. Equipar o local com tecnologia que permita um controle de acesso eficaz e confiável é uma necessidade quando há multidões presentes e oferece uma camada adicional de segurança e controle.
O videomonitoramento é essencial em instalações esportivas: A capacidade de observar e analisar o fluxo de pessoas em tempo real permite que os organizadores detectem e atenuem possíveis ameaças à segurança antes que elas surjam ou aumentem. Um exemplo disso são as câmeras modelo PTZ que a Axis instalou para a segurança do Super Bowl Live em 2017, realizada no NRG Stadium, em Houston, Texas. Esses dispositivos monitoraram dinamicamente grandes áreas com seus recursos de pan, tilt e zoom, enquanto as câmeras térmicas garantiram a visibilidade em condições de pouca luz, detectando a presença de indivíduos por meio de sua assinatura de calor.
Dissuasão de comportamento inadequado: A presença visível de câmeras de vigilância funciona como um impedimento para o comportamento criminoso, melhorando a segurança geral do evento. Um exemplo tangível é o Estadio Centenario, en Montevideo, Uruguay, que se tornou um exemplo de como a tecnologia pode transformar a segurança em eventos esportivos. Essa iniciativa restaurou a confiança dos torcedores no futebol como um espetáculo seguro e familiar, incentivando o comparecimento de famílias e espectadores que antes se sentiam ameaçados pela atmosfera violenta.
Software de gerenciamento para um desempenho ideal: A implementação de soluções tecnológicas avançadas e de software que permitem o gerenciamento de “filas” é uma ferramenta poderosa para aprimorar as operações de varejo e de alimentação dentro do estádio, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência do cliente. Além disso, câmeras e análises integradas otimizam o gerenciamento de estacionamento e tráfego, resolvendo rapidamente problemas como roubo ou disputas de atendimento ao cliente.
Os desafios impostos pelos eventos esportivos e culturais de hoje geram a necessidade de investir em sistemas de segurança avançados para prevenir e gerenciar com eficácia qualquer tipo de situação, seja um risco ou para melhorar nossa experiência. É por isso que a inovação e a tecnologia de primeira classe desempenham um papel fundamental na evolução e na eficácia dessas tecnologias, garantindo que tanto os organizadores quanto os participantes possam desfrutar de uma experiência segura e organizada.
Notícias Relacionadas
Axis lança o primeiro dispositivo compatível com a FIPS 140-3, elevando a segurança baseada em hardware para clientes governamentais
Com a introdução da Câmera Bullet AXIS Q1809-LE, a AXIS começa a cumprir sua promessa de fornecer produtos em conformidade com a…
Dahua Technology fornece sistema de segurança pública para Limeira
O Programa “Cerco Inteligente” contará com pontos de fiscalização nos arredores da cidade, cortada por três grandes rodovias, totalizando 119…
Segurança Oficial do Rock in Rio Brasil é realizada pela SegurPro pelo 13º ano com uso de IA
Mais de 100 câmeras de segurança, radares perimetrais e drones são operados e monitorados a partir do Centro de Controle…