Incognia, empresa de identidade mobile, lança e-book sobre os vazamentos de dados noticiados em 2021, explicando em detalhes quais tipos de golpes tendem a crescer, o porquê, e quais técnicas de prevenção à fraude passam a ser obsoletas. Material poderá ser baixado no link: https://www.incognia.com/pt/conteudos/2021-o-ano-dos-maiores-vazamentos-de-dados-do-brasil.
Para o CEO e fundador da empresa, André Ferraz, os recentes vazamentos são preocupantes e evidenciam ainda uma fragilidade no que diz respeito à segurança digital das empresas. “Esses vazamentos podem ter consequências desastrosas para as instituições e a população. Os dados estáticos se mostram mais uma vez arriscados para serem mantidos em bancos de dados. Por isso, é preciso que as empresas se atualizem e busquem alternativas mais efetivas já disponíveis hoje, como a biometria, em especial a comportamental que é dinâmica e não pode ser copiada”. De acordo com o relatório de autenticação segura e sem senhas (SCA) da Gartner, de dezembro do ano passado, o mercado conta com players maduros que se concentram em métodos ortodoxos, criando margem para possíveis fraudes e problemas nos sistemas.
No mapeamento realizado pela Incognia, que está presente no e-book, por causa da exposição dos dados sensíveis dos usuários, fraudes como abertura de conta com identidade sintética e roubo de conta com dados roubados via engenharia social, além do SIM Swap, são os que mais podem impactar negativamente o sistema financeiro e os brasileiros.