IBM lança plataforma de nuvem privada com características de cloud pública
A IBM anunciou globalmente o lançamento de uma plataforma de nuvem privada que, segundo a empresa, possui a mesma flexibilidade e usabilidade de uma cloud pública. Trata-se da IBM Cloud Private, desenvolvida para empresas que possuem cargas de trabalho (workloads) que não podem ser movidas para a nuvem pública ou que necessitam desenvolver aplicações nativas de nuvem e precisam ter a facilidade proporcionadas por um ambiente de cloud pública.
A IBM ressaltou que, ao combinar ferramentas de desenvolvimento para nuvem privada em sistemas existentes e serviços de nuvem pública, a nova plataforma possibilita às empresas integrarem totalmente software e serviços entre nuvens privadas e públicas, bem como expandirem e modernizarem seus aplicativos. Ou seja, a empresa pode montar uma nuvem privada em seus próprios sistemas (on-premises) ou ter um provedor administrando esta cloud.
“A IBM Cloud Private é destinado à empresas que possuem dados sensíveis e workloads alocados em sistemas internos de TI ocupando espaço. O cliente poderá ter sua cloud privada operando de forma ágil, fácil e segura, ou seja, a IBM uniu o melhor de dois mundos: a segurança e controle da nuvem privada com a flexibilidade e agilidade de uma plataforma de nuvem pública”, disse Sergio Loza, líder da divisão IBM Cloud Platform LA.
O executivo diz que a plataforma é indicada para empresas de setores sob forte regulação e também aquelas que operam com informações sensíveis e precisam ter uma cloud privada, tais como bancos, órgãos de governo e companhias da área de saúde, mas que também querem ter a flexibilidade de uma nuvem pública para acelerar o desenvolvimento de aplicações. Ele ressalta ainda que a IBM Cloud foi desenvolvida para funcionar em todas as plataformas de servidos, tanto o System z e Power System, da própria IBM, quanto servidores Intel, e já está disponível em todo mundo, inclusive no Brasil.
De acordo com Loza, na América Latina, já existem alguns clientes em fase de implantação da plataforma. Um deles é o Banco de Crédito do Chile (BCI). Segundo o chefe de arquitetura do BCI, Massimiliano Marocchi, a estratégia do banco é implementar microserviços em Kubernetes contêineres. “A IBM Cloud Private será a plataforma de nuvem corporativa que vamos usar na nossa jornada de transformação digital”, comentou.
Notícias Relacionadas
Inovações tecnológicas no combate ao roubo de cargas no Brasil
Por Gabriel Mariano, Gerente de Produto e Desenvolvimento da ASSA ABLOY Controle de Acesso O aumento constante dos assaltos a…
Novo sistema de carteiras de habilitação da Finlândia será fornecido pela HID Global
A solução da HID protege o acesso aos dados dos dispositivos para beneficiar a motoristas, autoridades policiais e outras aplicações…
Axis lança câmeras de videomonitoramento desenvolvidas para ambientes de varejo
Os modelos AXIS M4216-LV e AXIS M4216-V oferecem discrição, imagens nítidas em condições de iluminação desafiadoras e análises baseadas em…