Hospital utiliza câmeras para emergências

A maternidade da região de Guayaquil está utilizando câmeras de videovigilância para acompanhar pacientes que não conseguem se comunicar

O Hospital da Mulher Alfredo Paulson, que presta atendimento especializado em ginecologia e obstetrícia para mais de 800 mulheres por dia, garante resposta rápida a emergências através do sistema de videovigilância. Quando as câmeras mostram que alguma paciente apresentou uma reação imprevista e não consegue se comunicar com a equipe assistencial, a sala de controle aciona imediatamente os responsáveis.

No total, as 235 câmeras da fabricante sueca Axis Communications operam nos 36 mil metros quadrados do edifício de atenção especializada à mulher e maternidade, em 5 andares e na parte exterior. Assim, é possível controlar a circulação diária, inclusive nas salas de operação, UTI e laboratórios.

O recurso é especialmente útil em salas onde há câmeras e os pacientes necessitam de atendimento, mas não conseguem, por diversos motivos, comunicar suas necessidades. O sistema também funciona como ferramenta de apoio à equipe de mais de 1000 funcionários: ao surgir uma emergência, pode-se reduzir o tempo de resposta a mulheres ou recém-nascidos que requeiram prioridade.

Assim, os 553 leitos (337 para adultos e 216 para bebês), os 18 centros cirúrgicos e as 8 salas de parto se encontram absolutamente resguardadas de qualquer tipo de imprevisto.

Um dos modelos de câmera empregado é a AXIS P1354-E, câmera fixa com a tecnologia Lightfinder, que permite visualizar cores mesmo no escuro. Também foi adotado o modelo ultracompacto AXIS M3004-V, instalada em lugares que exigem discrição. O aparelho captura vídeos no Formato Corredor, com imagens em proporção 9:16.

O software utilizado é o VMS Milestone Expert 2014, empresa parceira da Axis, que permite obter todas as câmeras interconectadas e com possibilidade de escalabilidade. “Sabemos que um investimento de longo prazo em tecnologia aberta é o que nos permitirá expandir o projeto”, conta Freddy Matamoros Espinosa, Chefe de Engenharia Hospitalar do Hospital da Mulher.

Notícias Relacionadas

Destaque

Milestone anunciou o lançamento da mais recente versão do XProtect, o R2 2024

A Milestone Systems anunciou hoje o lançamento da atualização XProtect R2 2024. Esta versão apresenta o XProtect Remote Manager, um…

Destaque

Motorola Solutions adquire a 3tc Software, fornecedora de soluções para salas de controle para serviços de incêndio, resgate e polícia

A Motorola Solutions adquiriu a 3tc Software, fornecedora de soluções de software de sala de controle para serviços de combate…

Destaque

Câmeras de segurança são instaladas em postos de salvamento na orla da Zona Sul do Rio

Câmeras de segurança foram instaladas nos postos de salvamento de parte da orla na Zona Sul do Rio. A instalação…