Haganá lança assistente virtual Sabrah e outras novidades para a segurança de condomínios residenciais e corporativos

O Grupo Haganá lançou, no dia último 30 de outubro, muitas novidades para a segurança de condomínios residenciais e corporativos, entre eles um sistema revolucionário de controle de acesso, a assistente virtual Sabrah (Sistema de Acesso Brasileiro Haganá), batizada em homenagem a uma fruta típica israelense – Espinhosa por fora e doce por dentro – fazendo referência a algo rígido, porém cordial.

No evento de lançamento, com mais de 300 pessoas presentes no Teatro Renaissance, em São Paulo, Chen Gilad, co-CEO do Grupo Haganá fez uma apresentação de pouco mais de uma hora abordando as inovações da empresa na segurança nesses 21 anos de história e apresentou grandes novidades ao público.

“O mercado imobiliário mudou e a criminalidade mudou junto. Por isso apresentamos três grandes novidades, uma com foco interno, outra com foco externo, na rua, e a terceira no controle de acesso, entre a rua e o interior do condomínio”, explicou Gilad.

A primeira inovação apresentada foi o alarme antiarrombamento. Trata-se de novo tipo de alarme para as unidades que não precisa ser habilitado, funciona 24 horas e tem custo muito acessível.

“Mais de 90% de todas as invasões em apartamentos ocorrem com ele vazio e através de arrombamento de porta. Existem os casos de escalada e entrada por janela? Sim. Mas por um custo baixo e viável podemos evitar 90% dos casos. Isso é diferente, inteligente e acessível”.

A segunda novidade apresentada foi o CoSecurity, um novo conceito de segurança colaborativa.

“Como empresa, nos sentimos na responsabilidade de retribuir toda a confiança que foi depositada na Haganá em todos esses anos e devolvê-la à sociedade na forma de colaboração”, explicou.

O propósito do CoSecurity é contribuir para uma sociedade mais segura e produtiva, seja por meio de sistemas como o monitoramento de imagens, e também com o desenvolvimento de materiais para educar e mobilizar clientes, parceiros e a comunidade como um todo.

Para falar um pouco sobre as primeiras ações do CoSecurity, Gilad convidou ao palco Roberto Piernikarz, idealizador do Movimento Higienópolis Segura, que visa compartilhar informações entre os moradores do bairro e assim contribuir com a segurança de todos.

A Haganá, sabendo do movimento, elaborou uma cartilha com os principais disfarces utilizados para invadir condomínios e distribuiu o material gratuitamente na região. O grupo, de acordo com Piernikarz, já conseguiu evitar 32 assaltos na região apenas seguindo esses procedimentos.

Essa é só uma das maneiras que o CoSecurity pretende contribuir com a sociedade, já que palestras, treinamentos, elaboração de novos materiais e o compartilhamento de imagens com o poder público estão previstos.

Mas o grande lançamento da noite foi a assistente virtual Sabrah. Com ela, as pessoas terão mais facilidade e segurança para autorizar a entrada de visitantes sem precisar do interfone, apenas com o uso do smartphone e através de um aplicativo que todos conhecem bem: o WhatsApp.

“Ela faz a interface entre porteiro e morador. O grande diferencial do sistema é que ele não usa nenhum aplicativo, ele é totalmente baseado no WhatsApp, que todo mundo já tem”, explicou.

A assistente se apresentou em um vídeo, ilustrando seu funcionamento de forma didática aos convidado. Toda vez que um visitante chegar, a Sabrah entrará em contato via WhatsApp e enviará uma foto para solicitar a autorização. Com comandos simples, o morador poderá interagir com ela, autorizando ou não a entrada do visitante e também compartilhando com ela as visitas que receberá.

“O morador quer convidar um amigo? Basta compartilhar o contato e a Sabrah faz o resto, ela manda um convite para o amigo, pede para tirar uma foto, devolve essa foto para o morador confirmar, aí assim ela manda um convite oficial liberando o acesso.”

Gilad apresentou a novidade e fez testes ao vivo durante o evento com convidados. O sistema é muito intuitivo e recebeu muitos comentários de aprovação da plateia.

“Essa assistente tem o potencial de acabar com o interfone. Lógico que no primeiro momento nós ainda vamos interfonar, mas, à medida que todo mundo se acostumar, podemos mandar uma vez por WhatsApp para a pessoa e ela pode liberar o acesso do conforto da sua cama ou sofá, sem precisar levantar para atender o interfone”, afirmou.

O co-CEO do Grupo Haganá ainda apresentou as integrações da Sabrah com outros sistemas da companhia, como alarmes, Portaria Remota, o CoSecurity e o SIGAH, o sistema de reconhecimento de faces do Grupo Haganá.

“O Grupo Haganá nasceu na segurança residencial, mas hoje atua também na segurança de grandes corporações. Isso só aumenta nossa responsabilidade não só de pensar no dia a dia, mas também olhar para frente e ter o privilégio de ser uma empresa que está trazendo uma novidade que, tenho certeza absoluta, que vai mudar o conceito do controle de acesso. É olhar o presente e enxergar o futuro“, finalizou.

ENTREVISTA COM O CEO DA HAGANÁ

O Pre Sales & Trainer Brazil da CDVI, Silvano Barbosa, esteve presente no evento e trouxe suas impressões sobre as soluções.

É realmente empolgante ver como as empresas estão se esforçando para se diferenciar e estreitar as relações com seus clientes, de forma criativa e investindo em novas tecnologias.
Abaixo, segue alguns dos comentários do Chen Gilad CEO do grupo Haganá, que vale destacar:

Silvano Barbosa: Quais as tecnologias divulgadas no evento?
Chen Gilad: Foram divulgadas três tecnologias:
1. Alarme antiarrombamento: nosso alarme antiarrombaento é diferente de tudo que já foi instalado. Primeira grande diferença: funciona 24Horas. Não precisa habilitar nem desabilitar. Segunda grande diferença, pouco importa se alguém ficou em casa trabalhando, ou se em um dos dias do feriado alguém autorizado vier, ele não funciona através de presença. Ele detecta arrombamento. Tem inteligência para diferenciar entre as duas situações. Terceira grande diferença, o custo. Será um alarme de baixíssimo custo.

2. Co Security: compartilhamento de imagens entre condomínios e integração com o City Cameras. Aqui, o principal ponto foi as ações da Haganá em relação a sociedade, com orientações a condôminos e porteiros, independente de serem clientes da Haganá. Na parte tecnológica, a nossa assessoria em integrar as câmeras ao projeto City Câmeras, da prefeitura de São Paulo. Como serviço poderemos oferecer o compartilhamento das imagens via APP.

3. Sabrah: sistema de acesso revolucionário baseado 100% no WhatsApp. Desta forma, além de não precisar baixar nenhum novo aplicativo, praticamente todos já estão habilitados a manusear o aplicativo e interagir com suas funções com maior facilidade.

Silvano Barbosa: Qual a importância de cada uma na convergência com a Sabrah?
Chen Gilad: A utilização da Sabrah como controle de acesso central será a peça central na segurança do empreendimento. A partir dai outras tecnologias serão aplicadas. Como o Sabrah facilita o cadastro de moradores, em geral com câmeras de alta qualidade (dos próprios celulares), permitirá fácil integração com o SIGAH, nosso sistema de reconhecimento facial. Assim, quando um visitante chegar ao condomínio, automaticamente o SIGAH fará o reconhecimento, melhorando em muito a experiencia do usuário. Um alarme antiarrombamento disparou, a Sabrah pode avisar imediatamente, tanto ao morador, quanto a guarita e a uma central externa. O condomínio possui monitoramento de imagens compartilhada, basta ao morador digitar a palavra câmera para ver a imagem de dentro da guarita, por exemplo.

Silvano Barbosa: A ideia principal é aumentar a efetividade da participação do usuário do controle de acesso, ou economia?
Chen Gilad: A principal função é ampliar a participação do morador no controle de acesso a sua unidade, principalmente quando ele não esta em casa e ele sequer fica sabendo que alguém entrou em sua unidade, pois a liberação ocorre por uma funcionária, por exemplo. Melhorar a experiência de seus convidados é outro objetivo principal.

Silvano Barbosa: Como podem apoiar a curva de aprendizado do usuário com esse sistema e os demais que poderão surgir, já existe uma “rede de apoio” em cada condomínio ou material online?

Chen Gilad: Por ser baseado no WhatsApp, a curva de aprendizado será muito rápida. Além de ser intuitivo, a Sabrah contará com um tutorial no formato de vídeos, sempre com as mesmas funções que o aplicativo já oferece e que já são tão incorporadas ao dia a dia de todos nós.

Silvano Barbosa: O que podemos esperar como próximos passos?
Chen Gilad: Vamos lançar um sistema de controle de acesso que seja possível a qualquer condomínio baixar na internet de forma gratuita, permitindo assim que 100% dos condomínios tenham um sistema de controle de acesso eficaz, um grande diferencial para ampliar o grau de segurança de qualquer estabelecimento.

Notícias Relacionadas

Destaque

Uso de câmeras corporais pela Polícia Militar avança no Brasil

Equipamentos são usados em mais de 40 países e passaram a fazer parte da rotina das forças de segurança brasileiras…

Destaque

Intercomunicador oferece áudio cristalino, mesmo em ambientes ruidosos

A Axis Communications anuncia um intercomunicador de rede pronto para uso em áreas externas que oferece áudio cristalino e limpo…

Destaque

Grupo Prosegur alcança 165 mil colaboradores, e o Brasil lidera a força de trabalho da companhia no mundo

O Grupo Prosegur possui operações nos cinco continentes. No Brasil, atua em três linhas de negócios: Security, Cash e Cipher…