Guerreiros na Cozinha: fazendo churrasco e o seu checklist

Por Fernando Só e Silva e Sandro Schmitt

Vejam só, onde foram parar os Guerreiros na Cozinha de 2021! Ensinando o nosso público a fazer churrascos, ou pelo menos a organizá-lo com um checklist. Mas cá entre nós, que utilização fenomenal para um bom checklist, aplicando-o naquele tão difundido churrasco com a família e amigos no final de semana.

O programa Guerreiros na Cozinha foi instituído em 2021 pelo Canal CT Segurança (hoje CT Hub) e organizado pelo Sandro Schmitt da DirectX, para que o nosso pessoal da segurança eletrônica e patrimonial participasse apresentando seus dotes culinários.

Aqui está o depoimento do Sandro Schmitt, contando sobre esta verdadeira aventura gastronômica que liderou: “Quando o Silvano Barbosa(CT Segurança) me procurou com o projeto Guerreiros na Cozinha, me intimando a ser o embaixador do programa, fiquei surpreso, mas aceitei na hora e assumi o compromisso. Não sou aquele cozinheiro “Master Chef”, mas tenho uma boa intimidade com a cozinha, mais rústica, de comida para a família, sendo essa a ideia levada para o programa. Para tal foi instituído o desafio a profissionais do setor, ou os chamados Guerreiros da Segurança, a mostrarem suas habilidades na cozinha. Para relembrar, a ideia era desafiar um Guerreiro a fazer um prato e por meio de filmagem apresentar e detalhar o preparo. Depois, este, desafiava mais três Guerreiros, a fazerem o mesmo. Toda semana tínhamos os filmes com o preparo de três pratos para avaliar, alguns simples outros bem sofisticados; italiano, mineiro, alemão, hambúrguer, pizza, árabe, churrascos de todos os jeitos e para todos os gostos e até a culinária judaica esteve bem representada no programa. Como avaliar era a dúvida, pois cada chef fazia seu prato, filmava e mandava o filme para nós. Comecei então a reproduzir alguns e, claro, envolvi minhas filhas Ana Julia e Gabriela, que queriam participar do canal. O tal do canal que nem tínhamos. Daí surgiu o programa Guerreiros na Cozinha no Youtube, fazendo receitas de família, que para mim também representavam bons momentos com minhas filhas. A coisa não parou por aí, quando começaram os inúmeros pedidos … “Pai podemos fazer um vídeo com fulano” … as receitas com sobrinhos, com colegas etc. A ideia evolui e veio a necessidade de um local para podermos fazer algumas receitas. Uma bela desculpa para colocar em prática um projeto de ter um espaço na casa do meu pai, para reunir a família e, principalmente, construir uma churrasqueira do jeito que imaginava, para profissional. Saiu um espaço de 80 m² com o meu protagonismo no projeto e na execução contei com ajuda de diversas pessoas, incluindo o pai, a esposa e alguns profissionais especializados; todos no famoso “hands on” ou melhor, mãos na massa! Nos finais de semana lá estava eu, cortando madeira, lixando, soldando e já há alguns meses temos o espaço para cozinhar e churrasquear e por que não voltar a gravar? Falta tempo (ou patrocínio) para voltarmos a desafiar o pessoal? Bater um papo e descontrair … lá está o Espaço Vulcanos, para uma nova temporada dos Guerreiros na Cozinha. Vamos nessa!”

Mas voltamos ao churrasco, pois afinal foi esta a proposta do artigo.
Churrasco é um termo com vários conceitos, embora o senso comum nos leve à culinária gaúcha, que incluem regiões do Rio Grande do Sul, do Uruguai e da Argentina. Um prato feito a base de carnes, assadas em brasas de carvões e/ou lenhas, com a utilização de espetos ou grelhas.

“Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que este processo a deixava mais macia” Fonte: Wikipédia. Segundo o filólogo João Coromines, esta palavra é anterior aos romanos na península ibérica, vinda de sukarra, formada por su (fogo) e karra (chama). No espanhol, sobre sua origem, especula-se que o termo está relacionado à grelha, consistindo numa grade de ferro, usada para assar as carne e complementos ao ar livre.

Por meio da grelha, ou mesmo em espetos, as carnes e alguns outros ingredientes são preparados para irem ao fogo de um braseiro consistente e com bastante calor. Devem ficar a uma certa distância para não assarem muito rápido e/ou mesmo não queimarem.
É fato que não existe uma fórmula exata, mas o tal do assador, sempre tem um na família ou na roda de amigos, faz a diferença. Dizem estes, existirem dois segredos importantes para se fazer um bom churrasco: primeiro saber escolher a carne e segundo a carne ser assada lentamente, a uma certa distância do fogo. Também entregamos aqui um outro segredo importante, “guardado a sete chaves” por assadores experientes, o de como preparar aquela tão deliciosa e conhecida costela de ripa, ou costelão: “Para cada quilo de costela 1 hora sobre a brasa … longe do fogo para ser assada muito lentamente…”.

Como todos nós sabemos, o churrasco é quase uma instituição e como tal deve ter seu rito e processos bem definidos. Quando nos propomos a assumir o papel de churrasqueiro, ou mesmo participar da sua organização, devemos fazer uma boa avaliação do que queremos oferecer aos diferentes públicos interessados; família, esposa, filhos, amigos, chefe, colegas do trabalho etc. Então vamos direto ao assunto… é necessário um bom checklist, trazendo as 6 dimensões que devem ser tratadas para a organização do desejado churrasco. A seguir está todo o necessário para a sua organização e realização, tendo ao final alguns links com mais instruções sobre churrascos. Aproveitem e divirtam-se

Fernando Só e Silva, CEO da Performancelab Sistemas e Sandro Schmitt, Diretor de Projetos daDirectx Distribuidora

https://youtu.be/THdum8tF3T4

https://www.youtube.com/guerreirosnacozinha

Notícias Relacionadas

Artigos

Insegurança em Brasília: a integração é o caminho

Por Glenda Negreiros, especialista da Brasfort As recentes manifestações dos moradores da Asa Norte e do Noroeste, em Brasília, que…

Destaque

Câmeras de vigilância são colocadas dentro de banheiros de escola pública em PE

Segundo estudantes, equipamentos gravam imagens dentro de cabines nos banheiros feminino e masculino, e qualquer pessoa que entre na sala…

Destaque

Projeto sobre segurança prevê compartilhamento de imagens de vigilância

A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) apresentou um projeto de lei, o PL 3.639/2024, que institui o Programa Vigia Mais em todo o…