GSI estuda comprar câmeras com reconhecimento facial para o Palácio do Planalto

Gabinete de Segurança Institucional estuda modificar o protocolo para evitar novos atos criminosos contra os Três Poderes

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estuda adotar novas medidas para aperfeiçoar a proteção e a vigilância do Palácio do Planalto, sede do governo federal em Brasília, depois da invasão e destruição do edifício no último domingo (8). As informações são de interlocutores da Presidência da República.

Uma das medidas analisadas pela equipe comandada pelo ministro do GSI, o general Gonçalves Dias, é a instalação de câmeras de segurança mais modernas no prédio, inclusive com tecnologia de reconhecimento facial.

Se um dispositivo como este já estivesse em funcionamento no Planalto, os criminosos que invadiram e depredaram o palácio no domingo poderiam ser mais facilmente identificados e punidos pelas autoridades.

A ideia de aprimorar a vigilância dos edifícios da Presidência da República não é nova. Em dezembro de 2020, o GSI chegou a publicar um edital para a compra de um sistema de videomonitoramento com câmeras com tecnologia de reconhecimento facial para o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Jaburu e para a Granja do Torto.

O edital previa a compra de um sistema de reconhecimento facial que permitisse superar desvios da imagem de referência, ou seja, alterações na aparência das pessoas, como mudanças de barba, penteado ou causadas pelo envelhecimento.

A previsão de gasto era de R$ 10,6 milhões. Dias depois, no entanto, a licitação foi suspensa e nunca mais retomada.

O GSI estuda ainda aumentar o efetivo de militares que integram os batalhões que fazem a proteção diária do Palácio do Planalto e implementar um novo protocolo de atuação desses batalhões. O número e o funcionamento deste novo procedimento ainda não foram detalhados – e não devem ser divulgados em um primeiro momento por questões de segurança.

Fonte: CNN

Notícias Relacionadas

Destaque

Torres, drones, reconhecimento facial, bloqueios, pente-fino na areia: tudo sobre o esquema de segurança do show de Madonna

O esquema de segurança para o show de Madonna em Copacabana no sábado (4) já sendo colocado em prática. O…

Artigos

Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio – Proteção Perimetral

Por Hervem Bozello É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do…

Destaque

 Genetec mostra como simplificar gestão de identidade, compliance e crachás nos aeroportos

Soluções unificadas com sistemas de controle de acesso modernos, com informações criptografadas e digitalmente assinadas, tornam a gestão de acesso…