Grupo Protege lança primeiro blindado elétrico do mundo

Em sintonia com a comemoração de 50 anos de história, o Grupo Protege aproveitou para divulgar o primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo. O protótipo que foi desenvolvido em parceria com a Eletra Industrial e MIB Blindados levou 18 meses para ficar pronto e contou com investimento de mais de 1 R$ milhão.

O blindado possui autonomia de 75 quilômetros, tempo de recarga plena de 2h30 e emissão zero de gases poluentes na atmosfera. Quando o veículo se encontra em operação, o sistema de baterias é continuamente recarregado pela tecnologia de frenagem regenerativa. Segundo os engenheiros do projeto, essa tecnologia amplia a autonomia do veículo e consome menos energia elétrica para o abastecimento.

Outra vantagem, além de ser ecologicamente correto para o meio ambiente, é a expectativa de redução de 65% no valor gasto por km rodado. Além da economia de combustível, a redução nas manutenções é outra melhoria bem-vinda, levando em consideração que o sistema de tração elétrica requer, em tese, menor tempo de parada para manutenções.

“Trata-se de um projeto olhando para o futuro , alinhado com uma tendência mundial de pensar em soluções de menor impacto ambiental”, diz Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege. “Além da emissão zero e investimento em tecnologia 100% nacional, fizemos o retrofit de um chassi desmobilizado e encaminhamos o motor diesel e o sistema de transmissão anteriores para reciclagem.”

De acordo com a Protege, São Paulo será a primeira cidade que vai ver de perto o projeto de sistema tração elétrico puro, que usa tecnologia nacional. Também foi instalado, estrategicamente, um carregador fixo na base operacional do Grupo Protege na capital paulista.

FICHA TÉCNICA
Modelo: CARRO-FORTE ELÉTRICO
Propulsão: sistema tração elétrico puro
Motor(modelo/tipo): WEG 250L
Potência do motor: 165/330 KW
Torque máximo: 1.800 kgfm
Rotação máxima: 3.500 RPM
Peso Banco Baterias: 957 kg
Autonomia da bateria: 75 km

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…