Grupo Prosegur sobe no Ranking ESG da S&P Global e fica acima da média do setor

A classificação do Grupo Prosegur e da linha de negócio Prosegur Cash subiu quatro e oito pontos, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. Ambos foram analisados em três categorias: Estratégia Climática, Gestão de Capital Humano e Ética Empresarial

O Grupo Prosegur e sua unidade de negócios especializada em transporte e gestão de numerário, a Prosegur Cash, subiram na classificação do ranking ESG da S&P Global. A Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) 2024, divulgada recentemente pela agência americana, aumentou a classificação da empresa nas categorias de gestão ambiental, social e de governança, o que contribuiu para que a Companhia também superasse a média da global do setor de Commercial Services & Supplies, dentre 107 empresas.

A classificação da linha de negócio Cash subiu oito pontos em relação ao ano anterior, atingindo 51 pontos, enquanto o Grupo Prosegur subiu para 44, com quatro pontos novos – ambas classificações são superiores à média do setor, de 33, sendo que o valor máximo pode chegar até 100. Dentro do ranking, as categorias são analisadas da seguinte forma: a gestão Ambiental analisa a política, gestão ambiental e estratégia climática das empresas, enquanto a Social inclui o capital humano, práticas laborais, direitos humanos, saúde e segurança no trabalho. Por fim, a Governança Corporativa avalia a ética empresarial, gestão de riscos e administração da cadeia de suprimentos.

“A conquista obtida nesta avaliação demonstra o compromisso do Grupo Prosegur com os critérios ESG estabelecidos em seus Planos Diretores de Sustentabilidade, destacando fatores como transição energética e ação climática, gestão de equipe e conduta exemplar. As classificações fazem parte do nosso objetivo em promover uma boa governança, gerar emprego de qualidade e reduzir nossos impactos ambientais. São esforços que demonstram que a nossa operação está em linha com os objetivos estratégicos dos nossos investidores, permitindo-nos atrair capital por meio de práticas responsáveis e sustentáveis”, diz Antonio Rubio, Secretário Geral e do Conselho de Administração do Grupo Prosegur.

A pontuação ESG da S&P Global, calculada a partir do CSA, mede o desempenho de uma empresa e sua gestão de riscos, oportunidades e impactos ESG, com base em uma combinação de informações divulgadas pela empresa, análise de mídia e partes interessadas, modelagem de resultados e participação ativa.

No Brasil, Grupo Prosegur coleciona conquistas em temas ESG

O Brasil é um dos países estratégicos para a atuação do Grupo Prosegur e onde ocorrem iniciativas importantes com o guarda-chuva de ESG que fazem parte do Plano Diretor de Sustentabilidade da companhia. Desde 2021, por exemplo, as bases de trabalho da Prosegur Cash são alimentadas por painéis fotovoltaicos, o que contribui para uma menor emissão de CO2 e menor consumo de energia.

Em 2022, a Segurpro, empresa de segurança patrimonial do Grupo Prosegur, adquiriu motos e carros elétricos para o serviço de vigilância, o que já representa quase 50% do total da frota utilizada pela companhia no Brasil. Os veículos elétricos utilizados ainda possuem a tecnologia de telemetria, necessária para realizar o monitoramento e o reconhecimento do condutor responsável pela direção por meio do crachá do vigilante. Além disso, captam dados sobre a taxa de utilização, viagens percorridas, média de velocidade captada em curvas, índice de aceleração brusca, excesso de velocidade e condição das vias.

Atualmente, o Brasil ainda lidera a força de trabalho da companhia no mundo, com 42 mil colaboradores, o que representa ¼ de todo o quadro de funcionários. Desde sua fundação, há quase 50 anos, o Grupo Prosegur tem o compromisso de fornecer soluções de segurança confiáveis, eficientes e inovadoras, que protegem pessoas, empresas e instituições, cumprindo, assim, sua missão de tornar o mundo um lugar mais seguro.

Notícias Relacionadas

Segurança Perimetral

5 tendências tecnológicas em segurança perimetral para 2025

Garantir a proteção de propriedades e empresas hoje em dia, sejam infraestruturas críticas, áreas sensíveis ou edifícios privados, é como…

Artigos

Tendências tecnológicas em segurança pública na América Latina para 2025

Por Elton Borgonovo As agências de segurança pública enfrentam desafios cada vez mais complexos – do crime e da violência…

Novidade

BearCom adquire Stone Security e reforça sua posição no mercado de segurança física

A BearCom, uma das principais integradoras norte-americanas de soluções de voz, segurança e dados, anunciou a aquisição da Stone Security,…