Grupo Prosegur lança programa para impulsionar atuação de mulheres na segurança privada

A iniciativa Empowered Women é um compromisso com o desenvolvimento do talento feminino em um setor historicamente dominado pelos homens e está agora sendo estendido para 15 países em que a empresa opera na Europa e América Latina

O Grupo Prosegur está lançando no Brasil o Empowered Women, seu programa global de promoção do talento feminino no setor da segurança privada, segmento historicamente dominado por homens. A iniciativa, que passa a ser desenvolvida em 15 países que a empresa opera na Europa e América Latina, tem o objetivo de aumentar a representatividade do talento feminino por meio de uma série de ações. Atualmente a Prosegur tem 21% de sua força de trabalho total composta por mulheres, um número acima da média do setor de segurança privada.

Especificamente, Empowered Women procura aumentar a conscientização entre os profissionais da empresa, fortalecer a liderança e a autopromoção das mulheres e promover e reter talento feminino. O programa foi lançado na Espanha em 2021 e agora o Grupo está estendendo a iniciativa a outros países. O projeto é desenvolvido em torno de três pilares, que inclui treinamento contínuo e específico em competências-chave, a criação de fóruns para o compartilhamento de preocupações e experiências ou relatos, pelo departamento de Recursos Humanos, habilidades adquiridas ou desafios enfrentados. E, por último, pretende motivar mulheres por meio de bolsas de estudo em colaboração com a Fundação Prosegur.

As bolsas são específicas para o pessoal operacional (vigilantes e assistentes, por exemplo) e trazem programas de treinamento para mulheres que têm menos recursos, tempo ou apoio necessários para ter acesso à capacitação. Este estímulo dá visibilidade às realizações das mulheres internamente e aumenta as possibilidades de promoção. O programa de bolsas de estudo também inclui o apoio às mulheres com um longo histórico na empresa.

“Estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres em nossa empresa e contribuindo para aumentar a representação delas no setor de segurança privada. Além das ações em torno da conciliação da vida profissional e familiar que já fazemos, a promoção do Empowered Women é mais uma iniciativa destinada a promover a igualdade, apoiar o desenvolvimento profissional e promover o talento feminino”, diz Marcelo Rucker, diretor de recursos humanos da Grupo Prosegur no Brasil.

Notícias Relacionadas

Artigos

Uso de radares para monitoramento inteligente amplia a segurança no campo e nas cidades

Por Christian Lemos Botelho Investir em segurança patrimonial é cada vez mais importante e crucial para as empresas e organizações….

Destaque

Hikvision anuncia nova plataforma para treinamentos

A Hikvision anuncia uma nova plataforma para treinamentos on-line e presenciais. O programa batizado de Hik Academy será focado em uma série…

Artigos

Checklist ou listas de verificações: como tangibilizar processos operacionais

Por Fernando Só e Silva, MSc. Fundador e CEO da Performancelab Sistemas À medida que o mundo se digitaliza, com…