Grupo Fleury é alvo de ataque hacker

Ataque foi reivindicado pelo grupo REvil, que já fez vítimas como JBS e TJRS

O sistema do Grupo Fleury, rede de laboratórios de diagnóstico médico, sofreu um ataque de ransomware no dia 22 de junho. O ataque foi reivindicado pelo grupo hacker REvil em publicação na deep web, no dia 25 de junho.

Desde o incidente, pacientes que passaram por exames nos laboratórios do grupo vêm reportando dificuldade para obter os resultados. O laboratório tem atendido às demandas via mensagem no Instagram, mas muitos usuários relatam que não estão obtendo retorno. As principais queixas são falta de acesso aos resultados de exames para diagnóstico da covid-19.

Sobre as informações que teriam sido roubadas pelos criminosos, a empresa garante ter uma base de dados segura. “Reiteramos que nossa base de dados está íntegra e destacamos que não há quaisquer evidências de vazamento de dados e informações sensíveis“, escreveu em comunicado.

Na noite dessa do dia 25 de junho a empresa informou que está gradualmente normalizando suas operações e realizando todos os testes de segurança necessários.

GRUPO FLEURY

O Grupo Fleury é a maior empresa de diagnósticos médicos do Brasil, com mais de 200 centros de atendimento. O laboratório faz cerca de 75 milhões de exames clínicos por ano e emprega mais de 10.000 funcionários.

REVIL

O REvil (ou Sodinokibi) é responsável por uma série de ataques de alto perfil, incluindo ao TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), a empresa de armas nucleares Sol Oriens e a JBS, maior produtora de carne do mundo.

O grupo é conhecido por roubar arquivos e usar os dados obtidos para extorquir empresas.

Até o momento, nenhuma dado que possa ter sido roubado do sistema do laboratório foi compartilhado pelos hackers.

Caso o roubo tenha ocorrido com êxito, as informações contidas nos arquivos preocupam, pois o laboratório guarda grande quantidade de dados pessoais e médicos de pacientes.

Fonte: Poder360

Notícias Relacionadas

Destaque

Franquia de segurança eletrônica é a nona maior microfranquia do Brasil

A Emive Franchising, alicerçada na marca consolidada de uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado, vem…

Destaque

Dahua investe em desenvolvimento de segurança cibernética de produtos

A Dahua Technology, como planejamento estratégico anual, tem o objetivo de investir 10% de sua receita no setor de Pesquisa…

Destaque

Prosegur Research analisa os cinco principais riscos para a segurança nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto e serão o maior evento…