Governo do RJ apresenta programa de quase 6 mil viaturas com câmeras de monitoramento
Em evento no Palácio Guanabara, o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), apresentou o programa de videomonitoramento por câmeras para as viaturas das forças de segurança do estado, um investimento de R$ 236,5 milhões.
Ao todo, foram R$ 3 bilhões investidos em segurança pública. “Nesse programa, serão 5.849 viaturas de órgãos de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, administração penitenciaria, Operação Foco, órgãos de Segurança Pública e Defesa Civil do Estado que vão estar com essa câmeras embarcadas”, relata o governador.
Cada viatura terá três câmeras, duas externas e uma interna. O próprio governador fez o teste durante o evento e falou de dentro de um carro com a tecnologia. “Ao lado direito da viatura, tem um painel onde o policial vai poder enxergar tudo em tempo real. A gente vai ter uma possibilidade total de fazer a gravação e o rastreamento dessas imagens”, disse Castro.
Além da gravação, as câmeras têm leitura de placa e reconhecimento facial, além de contar com a inteligência artificial para analisar esses dados. “Já tivemos câmeras antes em viaturas, mas é a primeira vez que as câmeras têm essa tecnologia, não são imagens simples, mas com qualidade e com uma condição melhor de elucidar crimes e a gente conseguir melhorar o processo de segurança pública”, explica o governador.
Nessa primeira fase, a prioridade será abastecer a Polícia Civil, Polícia Militar, Operação Foco e Defesa Civil com essas viaturas. “Nas áreas de turismo e nas áreas com mancha criminal grande, a gente deve atingir 30 a 40% nessa fase inicial. No máximo em 30 meses, a gente espera ter 100% das viaturas com monitoramento”, relata Castro.
A gravação fica preservada por quatro meses em procedimentos normais, mas Castro explica que “tem um botão que aciona para ficar um ano gravado e a justiça pode requisitar esse material para qualquer tempo”.
Notícias Relacionadas
Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade
Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…
Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas
As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…
Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas
Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…