Genetec oferece ao mercado nova solução HID Mobile Access

O novo sistema da HID está totalmente integrado à plataforma Genetec Security Center e começa a ser oferecido aos clientes a fim de garantir às empresas de todos os portes mais eficiência, segurança e praticidade na gestão de acessos e aos usuários mais comodidade e rapidez no acesso aos espaços

A Genetec e a HID Global reforçam sua parceria de 15 anos com o lançamento da HID Mobile Access. A nova solução permite a gestão e controle de acesso às mais variadas áreas físicas das empresas de todos os portes por meio do uso de dispositivos móveis dos próprios usuários (IoS ou Android), que só precisam baixar o aplicativo HID Mobile Access, criptografado e seguro, para liberar seu ingresso em portas, portões, nas redes e muito mais.

“Neste momento em que começamos a sair do período pandêmico, as pessoas ainda estão muito preocupadas com questões sanitárias e, simultaneamente, intensificando a volta aos escritórios e outros espaços físicos empresariais. Por isto, foi muito propicia a apresentação do HID Mobile Access para nós, porque é uma ferramenta prática e benéfica para todos os envolvidos na gestão do controle de acesso (empresas, gestores de segurança e TI e usuários) e conseguimos integrá-la perfeitamente a nossa plataforma unificada de gestão – o Genetec Security Center”, afirma Vitor Silva Martins, diretor de vendas para canais e verticais da Genetec.

Rogério Coradini, Diretor de Vendas América Latina e Caribe da HID, completa dizendo que os dispositivos móveis estão mudando a forma como funcionários e empresas concebem tudo, desde suas operações, até as redes e a segurança física. Por esta razão, a HID decidiu que este era o melhor momento para lançar uma solução móvel que, além de aprimorar a segurança, projeta uma imagem mais moderna das empresas e garante um nível mais alto de conforto aos usuários.

“Nossa nova solução é muito inovadora e a mais recente evolução em segurança de acesso físico, pois tira proveito de um mundo onde a mobilidade é cada vez maior, ao possibilitar que dispositivos móveis – incluindo smartphones, tablets e até dispositivos vestíveis (wearables) – funcionem como uma credencial, um crachá de acesso”, reforça Coradini.

A solução HID Mobile Access é composta por um portal web – o HID Origo, que consiste em um serviço de assinatura digital, no qual estão registradas as licenças das empresas e as pessoas se cadastram; pela credencial digital emitida; pelo dispositivo móvel e pelo leitor HID com Bluetooth instalados em todos os acessos. Seus principais benefícios são:

• Integração com Genetec Security Center, que permite aos usuários do módulo Synergis Controle de Acesso, utilizarem diretamente em seu software a solução mobile de credenciais HID, por meio de uma configuração simples e descomplicada, sem a necessidade de acessar recursos externos para associar a credencial mobile a uma pessoa cadastrada no sistema.

• Comodidade aos usuários, que não necessitam mais portar um cartão tradicional para acessar as instalações e só precisam utilizar o seu dispositivo móvel (smartphones, tablets, pulseiras, relógios e outros dispositivos vestíveis), de modo mais prático e eficiente.

• Ser touchless, ou seja, não exige contato com equipamentos, sendo muito conveniente ao atender uma demanda atual dos usuários em termos de segurança sanitária.

• Eficiência operacional, porque os administradores podem criar, gerenciar, emitir e revogar credenciais unitariamente ou em lotes remotamente, economizando tempo e esforço no gerenciamento de credenciais de controle de acesso.

• Acesso físico de forma inteligente, já que os dispositivos móveis estão sempre presentes nos ambientes dos escritórios atuais, sempre conectados e servindo para uma variedade de objetivos, esses estão garantindo a portabilidade e praticidade, tornando a nova solução uma etapa lógica na evolução do controle de acesso.

• Facilidade e praticidade de gestão, porque as credenciais móveis são gerenciadas dentro de um portal on-line robusto e podem ser revogadas, emitidas ou alteradas sem fio in loco. Simultaneamente, as credenciais móveis e seus usuários são facilmente gerenciados por meio de um portal Web intuitivo. Outro aspecto positivo é que o acesso móvel com leitura de longo alcance possibilita que as leitoras sejam posicionadas estrategicamente em locais para abertura do ponto de acesso com longas distâncias, como entrada de veículos, docas etc.

• Ser mais sustentável, pois o acesso móvel complementa as iniciativas de sustentabilidade, uma vez que evita o uso de crachás físicos de PVC e aproveita melhor um dispositivo inteligente já existente.

• Pode compor soluções híbridas, permitindo que as empresas decidam se querem utilizar somente a solução móvel ou se preferem combinar o uso com cartões e dispositivos inteligentes (físico e móvel no mesmo leitor). O HID Mobile Access associa a segurança da tecnologia dos cartões com a conveniência dos dispositivos móveis.

• Maior segurança, pois, além do fato das pessoas protegerem mais atentamente os seus smartphones do que os cartões de acesso, potencializa a tecnologia sofisticada e as melhores práticas existentes de autenticação em múltiplas camadas e proteção de privacidade, para vincular de forma segura cada ID móvel ao dispositivo, protegendo os dados em todas as circunstâncias, podendo ser totalmente integrada aos demais sistemas de segurança utilizados pelas companhias.

“A liderança de mercado da HID Global em identidades confiáveis, garante a comunicação segura de dados de identidade, via dispositivos móveis, porque nossa empresa está à frente das normas e regulações emergentes, e revisa continuamente as garantias de proteção de privacidade”, detalha Coradini. Vitor Martins, da Genetec, acrescenta que algumas empresas têm optado também por evitar que seus funcionários se identifiquem por crachás a fim de evitar eventuais extorsões mediante sequestros ou invasões às plantas, por exemplo.

A HID Mobile Access pode ser instalada na maior variedade de dispositivos móveis da indústria atual, para atender com mais facilidade às especificidades de diferentes organizações. De acordo com Martins, já existe hoje uma boa demanda dos clientes da Genetec por soluções mais práticas e eficientes, que sejam touchless e tenham mais durabilidade a custos mais acessíveis.

“A HID Mobile Access vem ao encontro desta tendência do mercado, por ser uma solução de ponta, que se integra perfeitamente à nossa plataforma, que possibilita uma gestão unificada de todos os sistemas de acesso em diferentes espaços e edifícios”, explica o executivo da Genetec.

Com a HID Mobile Access é possível abrir portas e portões com um toque de curto alcance, ou à distância usando a ativação Twist & Go. Em seguida, o usuário pode usar o mesmo dispositivo para fazer login na rede, abrir fechaduras eletrônicas, liberar a impressão segura de documentos, rastrear a gestão de tempo e presença, comprar um lanche em uma máquina de venda automática ou acessar uma estação eletrônica de carregamento de veículos.

“Em outras palavras, nossa nova solução proporciona uma experiência homogênea ao usuário final, por meio de dispositivos e sistemas operacionais, bem como pela interação intuitiva entre o smartphone e as leitoras eletrônicas. Um benefício adicional é que as aplicações se tornam mais eficazes quando funcionários, alunos ou visitantes, podem usar seus dispositivos, em conjunto com os aplicativos já existentes nas empresas”, ressalta Coradini da HID Global.

Para se ter uma ideia da relevância desta nova solução, em um condomínio, clube ou instituição de ensino, que necessitam gerenciar cadastros de credenciais físicas, por exemplo, muitas vezes é necessário usar tecnologias biométricas, que não funcionam na prática como deveriam para um grande fluxo de pessoas. “Nestes casos, a nova solução HID Global por ser uma tecnologia de credencial virtual, é muito mais prática, segura e confiável, além de tornar os custos da gestão de acesso significativamente menores ao dispensarem a constante emissão e substituição dos crachás PVC, mantendo um bom nível de segurança e controle dos acessos, além, é claro, de oferecer comodidade e agilidade para a equipe na realização do controle de acesso”, ressalta Martins.

Devido à procura por soluções touchless, mas modernas e seguras, de controle de acesso, a Genetec acredita que a HID Mobile Access terá uma excelente receptividade entre os mais de 100 clientes atuais de gestão de acesso de sua carteira. “Acreditamos também que a nova solução da HID nos permitirá ampliar nosso volume de novos negócios neste segmento em mais de 30%”, conclui Martins gerente da Genetec Brasil.

Notícias Relacionadas

Destaque

Varejistas podem identificar tendências de roubo em poucos cliques com o Security Center Transaction Finder

Nova ferramenta de ponto de venda com análise baseada em exceção integrada à plataforma de segurança da Genetec ajuda varejistas…

Destaque

Grupo GR implanta deep learning e aponta cerca de 80% de redução em falsos alarmes

Tecnologia foi implantada nas câmeras da própria empresa e, após excelentes resultados, será disponibilizada aos clientes O Grupo GR tem…

Destaque

Alarmtek lança espuma neutralizadora para a segurança de áreas abertas

A espuma ATK NE 110 permite um jato direcionado que provoca ardência ocular e nas vias aéreas para frustrar a…