Fundação Unisul atualiza rede WiFi para 20 mil alunos com radiofrequência e segurança avançada

Fundação e Universidade estão vivenciando transformação digital e buscam engajamento mobile

A Fundação Unisul e os seis campi da Universidade Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) atualizaram a rede WiFi com uma solução que passou a atender 20 mil estudantes do ensino fundamental, médio, pré-vestibular, graduação e pós-graduação, além dos professores, funcionários administrativos e toda a comunidade que participa dos eventos realizados dentro do perímetro de cobertura. A solução utilizada foi da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, e atende a um moderno padrão de qualidade e segurança, substituindo a rede WiFi anterior, que tinha mais de 10 anos.

“O projeto atendeu plenamente a primeira etapa, que tinha como objetivo aumentar a cobertura, atualizar a tecnologia e trazer novos recursos. Agora a rede WiFi funciona até mesmo nas áreas comuns, como sala de professores, bibliotecas, corredores, áreas de convivência e salas de aula”, afirma Tatiane Leal, Coordenadora Executiva da área de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Unisul.

De acordo com Leal, como a Unisul está vivenciando um momento de transformação digital, há cada vez mais uma necessidade de transformar a infraestrutura legada em algo inovador e digital, com o engajamento mobile por todo o corpo docente da instituição. A Seprol, uma integradora de soluções de tecnologia e de serviços gerenciados parceira da Aruba no projeto, realizou a implementação.

Foram implementados dois mobility controllers Aruba 7220, que funcionam em cluster com capacidade de 2 mil pontos de acesso; dois mobility masters, ativo – passivo, que servem para administração e replicação de sessão dos mobility controllers; 680 antenas instaladas (APs), devendo chegar a um total de 720 em breve; Aruba ClearPass com licença para 10 mil usuários concorrentes, que atua como um NAC (Network Access Control).

Além do Aruba AirWave, que administra ativos de rede e relatórios; SSID único, com um portal contendo as opções “Sou Unisul”, para colaboradores e alunos, e “Sou Visitante”, para visitantes; e SSID para IoT, visando equipamentos da instituição que precisam utilizar a rede, mas que não necessitam de um usuário para autenticação. A solução está integrada ao portal de serviços MinhaUnisul, fornecendo dados de prospects para a área comercial.

“Procuramos oferecer serviços customizados e, neste caso, optamos por implementar mobility controllers operando em alta disponibilidade com utilização de radiofrequência e segurança avançada para tornar qualquer falha imperceptível para os alunos e demais usuários, mesmo durante o roaming”, afirma Thiago José Fuck, diretor de Serviços e Inovação da Seprol.

Para Giovanni Anele, territory sales manager da Aruba, a disponibilidade e estabilidade de recursos de rede WiFi da Unisul é essencial para levar métodos e sistemas de ensino acadêmico aos alunos. “Além disso, há a questão da proteção dos dados da instituição. Nosso controle de acesso inclui políticas sem agente e resposta automatizada, aplicação de privilégios de acesso para reduzir riscos de maneira eficaz, além de acesso seguro para convidados, dispositivos corporativos e BYOD. Tudo para garantir a integridade dos dados”, explica.

Segunda etapa

A Fundação deve implementar a segunda etapa do projeto em breve e buscará trazer para os usuários as facilidades de locomoção oferecidas pela plataforma de software Meridian, da Aruba, que incorpora mapas personalizados de um local a um app móvel com direcionamento aos pontos de interesse. Isso irá proporcionar uma melhor localização dos ambientes dentro dos campi.

O objetivo é fornecer um mapeamento e navegação auto orientados, fazendo com que os usuários busquem pontos de interesse e acessem as direções de ponto a ponto, estejam eles em locais fechados ou externos, através do app móvel. Além disso, a tecnologia proporcionará fazer o registro de presença dos estudantes no sistema de gestão acadêmico, liberando o professor na sala de aula de fazer o registro de frequência no diário de classe.

No ano passado, a Fundação Unisul se separou da Universidade Unisul, transferindo a manutenção desta para a Ânima Educação. Dessa forma, a Fundação ficou com um negócio próprio, que inclui um colégio, uma estrutura de televisão, gestão de ativos imóveis e projetos externos.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axis Communications lança a Axis Cloud Connect

Axis Communications, líder em vídeo de rede, apresenta a Axis Cloud Connect, uma plataforma de nuvem híbrida aberta projetada para…

Destaque

Quando cai a energia: é melhor utilizar geradores ou nobreaks?

Os apagões que vêm ocorrendo no Brasil, especialmente em São Paulo durante todo o ano acenderam o alerta para a…

Destaque

Com gasto anual de R$ 171 bilhões contra a violência, empresas mantêm aquecido o mercado de proteção patrimonial no Brasil

Valor investido no setor privado representa 1,7% do PIB nacional de 2022, segundo o Ipea; Came do Brasil eleva em…