FedEx investe em novas tecnologias de segurança

A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. e maior empresa de transporte expresso do mundo, acaba de receber na operação brasileira os seus primeiros caminhões cujos baús contêm blindagem elétrica, uma invenção patenteada da T4S Tecnologia. Os veículos contam, ainda, com a tecnologia de bloqueamento anti-jammer e antivandalismo. O investimento faz parte do projeto de melhoria constante dos protocolos de segurança da companhia, que também inclui a instalação de cofres especiais com trava de abertura remota e interior com blindagem elétrica nas filiais e treinamento de profissionais entre outras soluções de proteção.

As tecnologias usadas nos baús e nos cofres são inéditas no mercado brasileiro e os sensores aplicados nos compartimentos de carga dos caminhões dificultam seu rompimento e disparam um choque elétrico suficiente para interromper a ação criminosa sem causar danos físicos às pessoas. A definição de rotas para entregas é planejada com base em análise de dados de software que mostram caminhos seguros e outros a serem evitados durante o transporte.

A FedEx Express faz investimentos constantes para intensificar a proteção de seus funcionários e garantir a integridade das cargas que transporta. Como resultado, registrou melhoria significativa nos índices de proteção de cargas em geral no ano fiscal 20 (junho/19 a maio/20) em relação ao período anterior, o que representa menos incidentes e mais segurança e confiabilidade para a operação.

Outra característica importante do projeto é o fator humano. Os motoristas que irão conduzir os veículos e transportar as cargas passaram por treinamentos para capacitá-los a agir corretamente em caso de tentativa de roubo da carga ou do veículo. “A segurança é sempre nossa prioridade. Nossos funcionários e a carga de nossos clientes merecem a experiência mais segura que podemos oferecer. Continuamos tomando todos os cuidados para oferecer um ambiente de trabalho seguro às nossas equipes e confiabilidade aos nossos clientes, mesmo em condições adversas” afirmou Fábio Gonçalves, diretor de Segurança da FedEx Express.

A empresa planeja ampliar sua frota equipada com a nova tecnologia durante esse ano fiscal, que se encerra em maio de 2021.

Passo a Passo: como funciona a blindagem elétrica

A Blindagem Elétrica é uma invenção patenteada da T4S voltada especialmente para o transporte de carga de alto valor. O produto é composto por painéis que revestem todas as faces internas da carroceria “baú” do caminhão, com a missão de proteger a carga com choque elétrico (não letal) de 20 mil volts, não oferecendo qualquer risco aos trabalhadores e transeuntes, razão pela qual também já se encontra devidamente referenciada pelas principais Seguradoras e Gerenciadoras de Risco do país.

A inovação oferece três níveis de proteção, que funcionam simultaneamente, reagindo de forma automática mediante qualquer tentativa de assalto:

• Resistência Física: através de um mix de materiais que por si só já toma considerável tempo e esforço por parte dos criminosos;

• Eletricidade: que será ativada por sensores ocultos e espalhados por toda a carroceria do caminhão;

• Inteligência Embarcada: menos de 1 minuto de ação dos meliantes já será suficiente para acionar o alerta sistêmico para a Central de Monitoramento e uma estrondosa sirene no local, que, por chamar muito a atenção, aumentará o desconforto e a chance de desistência dos bandidos.

A Blindagem Elétrica T4S é acompanhada do Bloqueador Independente. O aparelho sem fio fica em um local estratégico do veículo que dificulta que o ladrão consiga ver com facilidade e desativar. O veículo é bloqueado imediatamente em caso de Jammer, violação, vandalismo ou desvio de rota. Depois, o veículo é rastreado imediatamente e a carga é recuperada.

“Quem conhece a história da FedEx sabe o quanto a inovação está em seu DNA, desde o nascimento. Dar a nossa contribuição para tornar o ambiente logístico um lugar cada vez mais seguro e eficiente para todos, além de uma grande responsabilidade, é também um grande orgulho para nós da T4S. Temos uma gratidão imensa pela oportunidade, parceria e confiança”, finalizou Enrico Rebuzzi, um dos fundadores da T4S Tecnologia.

Notícias Relacionadas

Artigos

A anatomia de um ataque cibernético

Por André Fleury Era uma quinta-feira, dez e meia da noite, e estávamos na segunda semana de trabalho incansável recuperando…

Destaque

Oscilação de energia: saiba como proteger os aparelhos da sua casa e empresa

Por Maria Helena Garcia Imagine que a queda de um raio cause uma sobrecarga elétrica na sua empresa, comprometendo a…

Destaque

Ford desenvolve sistema de segurança para frotas em tempo real

A Ford desenvolveu um sistema de segurança para veículos comerciais conectados, o Guard Mode, que monitora as viaturas em tempo…