Família reúne tradição e inovação no ramo da portaria à distância e fatura alto

Reunir tecnologia, profissionalismo e segurança com conforto e familiaridade. Parece um desafio e tanto – e realmente é –, mas é justamente esse o segredo da Bravo Te, uma empresa de origem familiar que decidiu se reinventar em 2016 para transformar seu ramo de mercado ao englobar o conceito de portaria à distância aos seus serviços já prestados na área de zeladoria, atendimento, manutenção e limpeza para condomínios, indústrias, comércios e residências.

A história de transformação da Bravo Te, porém, começa muito antes. Quem vê a empresa faturar R$ 1,5 milhão por mês, empregar mais de 400 funcionários e contar com mais de 300 clientes apenas na cidade de São Paulo não imagina que a empresa começou como uma consultoria, passou por uma terceirizada de serviços para condomínios até se focar no ramo de segurança e adotar o modelo de portaria à distância . Tudo isso, porém, com um comando estritamente familiar.

“Minha mãe e meu tio tinham uma empresa de consultoria na década de 1990”,  contou Fabiano Fernandes da Silva Sá, “até que em 2002 resolvemos mudar de foco e reinvestimos o capital para nos tornarmos uma empresa que presta serviços de zeladoria, limpeza e segurança patrimonial . Nessa ocasião, eu e um outro tio também nos tornamos sócios e batizamos a sociedade de Bravo Te”.

Dessa maneira, familiar, a empresa seguiu se especializando e Fabiano não quis ficar para trás. “Comecei auxiliando na empresa, fazendo de tudo um pouco e resolvi buscar conhecimento na área. Cursei administração e depois fiz uma pós-graduação na área de segurança”, conta o sócio de 36 anos a quem a história se mistura com a da própria empresa já que começou quando tinha só 20 anos de idade.

Inovação com portaria à distância

No caso da Bravo Te, no entanto, tanta transformação não aconteceu sem ter que enfrentar e superar muita resistência, sobretudo quando a empresa resolveu fazer sua última grande transformação: “em 2012, nós começamos a prestar serviços de segurança eletrônica e em 2015 acompanhamos a explosão dos serviços de portaria eletrônica. Nós até resistimos um pouco à mudança antes de percebermos que isso realmente valia a pena e começarmos a oferecer esses serviços para os nossos clientes em 2016”, revelou.

Convencidos internamente de que a novidade valia a pena, os sócios começaram a vender essa ideia para o mercado. As vantagens apresentadas eram várias: garantia de serviço 24h, atendimento profissional em no máximo três segundos e, ainda, redução dos custos em até 50% para os condomínios, mas a tecnologia, novamente, esbarraria numa cultura que presa pelo convencional.

“Nós sabemos que nosso serviço exige uma quebra de paradigmas. Ele muda a cultura dos condomínios. Na Europa, a maioria dos edifícios passa por uma autogestão dos próprios moradores, mas aqui no Brasil estamos muito acostumados a ter alguém para nos atender”, afirma Fabiano revelando também que nem sempre essa resistência parte das pessoas mais velhas: “já estivemos em condomínios de pessoas de mais idade onde a aprovação foi imediata principalmente por conta do argumento da segurança enquanto em prédios de pessoas mais jovens houve bem mais resistência à adoção da tecnologia”.

Para superar isso, no entanto, a Bravo Te conta com alguns trunfos. Fabiano conta orgulhoso que sua empresa é a única do mercado que oferece o sistema de “Portaria Total”. Ele explicou: “se houver algum problema no fornecimento de energia ou na própria conexão à internet, por também sermos uma empresa de prestação de serviços prediais, assumimos todos os custos e enviamos um profissional para fazer o trabalho de portaria presencialmente até que o problema seja solucionado, ou seja, o condomínio não precisa se preocupar com nada”.

Além disso, a Bravo Te se orgulha de ter um processo rígido de seleção dos funcionários mesmo sabendo que a mão de obra está cada vez mais escassa. Um problema bom de se resolver, segundo o sócio: “hoje em dia os jovens têm mais ambição. Felizmente, eles estão tendo mais condições de sonhar alto, estudar mais, se profissionalizar, e não se contentam mais em ser faxineiro ou porteiro para o resto da vida o que até aumenta a necessidade de automatizarmos cada vez mais essas funções”, ainda assim, “nosso nível de exigência para contratação é muito alto”.

Fabiano conta que, mais do que telefonistas de call center, toda a equipe de cerca de 15 funcionários que se reveza em turnos para atender os 23 clientes que contrataram o serviço de portaria à distância da Bravo Te são “porteiros de verdade. Eles já trabalharam em portarias físicas e têm todo um conhecimento de atendimento ao público, tratamento de condôminos e noções de segurança, além de passarem por uma investigação social, com checagem das passagens em trabalhos anteriores e até de antecedentes criminais”.

Dessa forma, a Bravo Te espera transmitir aos seus clientes a mesma sensação de segurança, conforto e proximidade que já estava acostumada a fazer com os 65 condomínios para quem presta serviços terceirizados de portaria, zeladoria, limpeza ou segurança, além de agregar mais praticidade e economia num serviço que já é marca da empresa que atua no mercado há mais de 15 anos e que mantém através dos seus sócios o lastro familiar.

Com essa receita, a empresa que já faturou mais de R$ 1,5 milhão por mês, em média, ao longo de 2017, espera continuar o caminho do crescimento (e da reinvenção) que traçou até aqui e expandir para novos mercados.

“Nosso objetivo é nos tornarmos referência no mercado de modo que, quando um consumidor pensar em serviços de zeladoria, portaria à distância ou presencial, limpeza ou segurança patrimonial de condomínios automaticamente lembre-se de nós”, dessa forma, “em até um ano queremos estar prontos para expandir nossa área de atuação e sair da grande São Paulo para começar a atender também em outras cidades no interior do estado”.

Fonte: Economia – iG

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…