Exército dos EUA quer fazer reconhecimento facial mesmo através de paredes

Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA, Benjamin S. Riggan, Nathaniel J. Short e Shuowen Hu, publicaram um estudo que descreve como é possível associar o reconhecimento facial por meio de algoritmos de inteligências artificiais às tecnologias de imagens térmicas em locais com quase nenhuma luminosidade.

O resultado disso é uma tecnologia que permitirá ao exército dos Estados Unidos reconhecer quem está atrás de uma parede no meio da noite, por exemplo.

Segundo afirmou o pesquisador Riggan, “ao usar câmeras térmicas para capturar imagens faciais, o principal desafio é que a imagem térmica capturada deve ser comparada em uma lista de observação ou galeria que contenha apenas imagens visíveis convencionais de pessoas-alvo”. As imagens térmicas possuem cores vivas e distorcidas, bastante diferentes das imagens convencionais, como pode ser visto abaixo:

Câmeras de imagem térmica são extremamente comuns no exército dos Estados Unidos. Aeronaves, como o helicóptero Apache, e veículos terrestres, como o Armoured Personnel Carriers, possuem câmeras capazes de detectar pessoas em situações em que a luminosidade é quase nula. A tecnologia é bastante acessível e conhecida, então o desenvolvimento de inteligências artificiais capazes de cruzar as informações obtidas pelas câmeras térmicas com as galerias de imagens de pessoas-alvo será bastante promissora.

Notícias Relacionadas

Artigos

Segurança perimetral: integração de áudio e vídeo garante mais eficiência

Por Jader Mantellato, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Verticais da Hikvision   Garantir a segurança do perímetro é de suma…

Destaque

Supermercados Correia reduzem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

Com o cofre inteligente da Sesami não há erros de contagem e a empresa reduziu seus gastos com transporte dos…

Destaque

Bycon apresenta gerador de neblina compacto e acessível

Com o crescente número de roubos e saques a estabelecimentos comerciais, a necessidade de medidas de segurança eficientes é mais…