A colaboração aposta em inteligência artificial e jovens talentos para criar defesas digitais proativas e proprietárias que protejam milhões de brasileiros
Em um cenário onde os golpes digitais causam prejuízos bilionários e afetam milhões de brasileiros, a EXA, maior ecossistema de segurança digital do Brasil, anuncia uma parceria estratégica com a PUC-Rio para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras em proteção digital e cibersegurança.
A iniciativa, que teve seu pontapé inicial no início deste ano, reforça o compromisso da EXA com a inovação para a criação de soluções proprietárias com inteligência artificial e a aposta na formação de jovens talentos, unindo a vanguarda acadêmica à expertise de mercado.
“Na EXA, acreditamos que a segurança digital precisa ser proativa e acessível. Com a PUC-Rio, estamos indo além do convencional, desenvolvendo ferramentas de ponta com inteligência artificial que antecipam e neutralizam as ameaças antes que elas cheguem aos nossos clientes. Essa colaboração não só reforça nossa liderança em pesquisa e desenvolvimento, mas garante que os brasileiros tenham a proteção mais avançada ao seu lado”, afirma Laura Rocha Barros, vice-presidente de Produto e Marketing da EXA.
A colaboração com a PUC-Rio visa acelerar a evolução das soluções da EXA, idealizando e desenvolvendo tecnologias proprietárias que se diferenciem no mercado. Para isso, um núcleo de jovens talentos em tecnologia da PUC-Rio, composto por alunos da graduação até o mestrado com diferentes linhas de pesquisa, está engajado na resolução de desafios reais. A equipe é complementada por mentores em IA e de gestão de projetos, além de coordenadoras do time.
Soluções reais para desafios urgentes
No primeiro ciclo do programa, com duração de seis meses, a companhia apresentou desafios focados em segurança digital. Os alunos desenvolveram soluções para validação de links suspeitos, verificação de segurança de QR Codes e autenticação de chaves Pix aleatórias.
O sucesso inicial pavimentou o caminho para o segundo ciclo do programa, ainda mais ambicioso. A EXA propôs novos desafios focados na proteção proativa dos usuários, abordando as principais dores do brasileiro no ambiente digital, como: Como proteger aplicativos bancários após o roubo do celular?, Como identificar se um print ou mensagem é golpe, Como proteger contra golpes e tentativas de fraude por WhatsApp e ligações?, entre outros.
Agora, o time da PUC-Rio passa a atuar no desenvolvimento das soluções para os desafios propostos. A dinâmica do programa segue uma metodologia de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ágil e dinâmica, dividida em fases, garantindo experimentação contínua e a rápida integração entre desenvolvimento e operações. O segundo ciclo do programa tem previsão de encerramento até o final do ano.
“Estamos extremamente entusiasmados com esta parceria com a EXA, que representa uma oportunidade para aplicarmos a nossa expertise e conhecimento em tecnologia e inteligência artificial na resolução de desafios reais e urgentes da sociedade. Além disso, é uma oportunidade valiosa para nossos jovens talentos desenvolverem soluções de ponta e se tornarem protagonistas do futuro da proteção digital no Brasil”, reforça Hélio Lopes, co-coordenador do laboratório da PUC-Rio.