Evento apresentou soluções tecnológicas de defesa pública e privada

Aconteceu no centro de convenções e exposições Tran- samerica Expo Center, localizado em Santo Amaro, São Paulo, entre os dias 10 a 12 de abril, a quarta edição da LAAD Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança Pública e Corporativa. O evento reuniu empresas nacionais e internacionais que fornecem equipamentos, serviços e tecnologias para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas e gestão de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica do Brasil e da América Latina.

Cerca de 80 marcas expositoras apresentaram soluções em autenticação, controle de acesso e vigilância; emergência, salvamento e resgate; equipamentos pessoais e táticos; cyber security; munição e armamento; perícia criminal e forense; transmissão e comunicação; veículos e helicópteros, entre outras.

No primeiro dia do evento, o Governo Federal firmou um pacto com todos os estados da União com o objetivo de promover a integração de ações de comunicação, inteligência e operação de segurança. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, foi quem coordenou a iniciativa. “O pacto abrange um contrato de gestão entre o Governo Federal e os estados que pressupõe a entrega de resultados por parte deles. Nos próximos dias teremos, pela primeira vez, ‘dinheiro carimbado’ destinado para a segurança, o que vai acabar com a imprevisibilidade de investimentos no setor”, ressaltou Jungmann.

Presente na assinatura do pacto, o governador de São Paulo, Márcio França, considera que o acordo é um avanço institucional. “Vai permitir uma integração entre os estados que hoje só é permitida por meio de convênio. Por exemplo: um cidadão comete um delito em São Paulo e está em trânsito por outro estado; a comunicação só pode ser feita se houver uma parceria formal firmada entre os dois governos. O pacto irá desburocratizar o processo e facilitar a relação entre os entes da Federação”, explicou.

Intervenção Federal no Rio de Janeiro

A intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro foi um dos temas discutidos durante a feira. Os questionamentos estavam, principalmente, em torno da eficácia da presença do Exército em ações urbanas e da perspectiva de se obter resultados em um curto prazo de tempo (a operação tem previsão de ter- minar em dezembro).

Segundo o Exército, há um equívoco na análise de que a força não possa ser eficiente durante o processo. Quem afirmou foi o major do Exército Valter Silva Cruz, instrutor-chefe do Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (CI Op GLO) do 28o Batalhão de Infantaria Leve em Campinas (SP). “Houve uma evolução do mal. É necessário, portanto, que haja uma união de forças. Estamos preparados para atender este dever constitucional”.

O major ressalta que 3.495 militares já passaram por treinamento em Campinas e operações pontuais como as realizadas nos complexos do Alemão e da Maré, no Rio de Janeiro, ampliaram o conhecimento do Exército em iniciativas do gênero. “O combate seletivo em meio à população é complicado. No Complexo da Maré havia combates com 200, 300 tiros disparados”, afirmou o militar.

No total, desde que o 28o Batalhão de Infantaria Leve se transformou em uma unidade de Garantia da Lei e da Ordem, em 2006, foram realizadas 230 operações do gênero até agora. Em Campinas, os militares recebem treinamento especial para intervenções em áreas urbanas e contam, inclusive, como uma favela cenográfica de 400 m2 para simulação de situações de captura e enfrentamento.

Centro de comando com realidade virtual

A Motorola Solutions apresentou na LAAD o conceito de centro de comando e controle do futuro baseado em Realidade Virtual para colocar os comandantes em plena ação, com visão completa do que os agentes estão enfrentando e ainda com a capacidade de visualizar plantas de edifícios, traçar rotas, verificar suspeitos e definir estratégias em tempo real.

O gerenciamento de incidentes baseado em realidade virtual per- mite uma visão multidimensional de eventos em tempo real, como uma operação policial. No estande foi demonstrado uma simulação com a equipe da SWAT (unidade de operações especiais da polícia norte-americana). Um dispositivo de realidade aumentada fornece ao comando visão privilegiada da ação para coordenar respostas tá- ticas de maneira remota.

O conceito também conta com drones que transmitem vídeo e visão total de edifícios. É possível visualizar um modelo 3D, como se fosse um objeto colocado sobre a mesa em frente ao comandante. Além disso, o sistema também conta com feeds de vídeo e diagramas em tempo real, que permitem visualizar rapidamente a localização dos agentes em campo e de outras pessoas que estiverem no local do incidente.

Em outra demonstração, uma equipe de bombeiros se comunica utilizando um sistema de rádio digital dedicado e compartilham da- dos em tempo real por uma rede de banda larga segura. Os comandantes visualizam os eventos à medida em que acontecem, com consciência situacional necessária para tomar as decisões corretas, que podem ser rapidamente passadas aos agentes em campo.

Outra novidade apresentada pela Motorola Solutions foi a Inteligência Móvel, que já está se tornando realidade em vários locais do mundo, como por exemplo nos Estados Unidos, com a rede FirstNet. No sistema, é possível aliar rádio tradicional digital LMR à dispositivos como o LXN 500, solução tática que irá criar uma bolha de 4G dedicada para integrar os aplicativos WAVE e Dragon Force com o LEX L10, um dispositivo LTE de mão para segurança pública.

Por meio do conceito de Inteligência Móvel é possível levar a qualquer localidade do planeta informações multimídia, incluindo imagens, vídeos, mapas e acesso a análises de Big Data, bancos de dados e registros.

Ainda, as soluções de comando e controle agregam múltiplas fontes de informações georreferenciadas na plataforma Comman- dCentral Aware, incluindo geração e administração de conteúdo de vídeo registrado a partir do Si500 (Vídeo com microfone e alto- falante), uma câmera junto ao corpo 3:1 e interface touch screen.

“A Motorola Solutions chega aos 90 anos sempre inovando em termos de comunicação de missão crítica. Demonstramos na LAAD conceitos do futuro com a Realidade Virtual, que irá somar a Inteligência Móvel e aos múltiplos níveis de resiliência e segurança do rádio tradicional, que já é utilizado há mais de oito décadas por forças de segurança, socorro e empresas em suas atividades diárias e nos momentos de maior necessidade”, disse Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil.

Notícias Relacionadas

Destaque

Uso de câmeras corporais pela Polícia Militar avança no Brasil

Equipamentos são usados em mais de 40 países e passaram a fazer parte da rotina das forças de segurança brasileiras…

Destaque

Intercomunicador oferece áudio cristalino, mesmo em ambientes ruidosos

A Axis Communications anuncia um intercomunicador de rede pronto para uso em áreas externas que oferece áudio cristalino e limpo…

Destaque

Grupo Prosegur alcança 165 mil colaboradores, e o Brasil lidera a força de trabalho da companhia no mundo

O Grupo Prosegur possui operações nos cinco continentes. No Brasil, atua em três linhas de negócios: Security, Cash e Cipher…