EUA doam ao Brasil 400 câmeras corporais para uso das polícias

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil oficializaram a doação de 400 câmeras corporais ao Brasil, para uso da Polícia Rodoviária Federal no estado do Rio de Janeiro e da Polícia Militar na Bahia, em evento que contou com a presença da embaixadora dos EUA Elizabeth Frawley Bagley, do ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, da primeira-dama Janja Lula da Silva, da ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social Wellington Dias, do governador do Ceará Elmano de Freitas e dentre outras autoridades brasileiras.  

“Nossos países compartilham uma rica agenda comum promovendo a segurança do cidadão, a democracia e os direitos humanos. Tenho certeza de que falo em nome de ambas as nações quando digo que esperamos que a implementação bem-sucedida destas câmeras corporais seja outro exemplo do que dois parceiros determinados e com objetivos compartilhados podem alcançar à medida que nos esforçamos para oferecer segurança para o nosso povo,” destacou a embaixadora Bagley durante a cerimônia. 

A doação, que foi anunciada durante o relançamento do Plano de Ação Conjunto Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (JAPER), vai ajudar a fortalecer a segurança pública e garantir a redução da violência, assunto de relevância da agenda bilateral, além de auxiliar o Brasil a avançar com um programa nacional de câmeras corporais que beneficie todos os aspectos da segurança civil e, principalmente, proteja os direitos das populações mais vulneráveis. 

Com valor estimado em um milhão de dólares, a doação das câmeras, software de gerenciamento e treinamento faz parte do Acordo de Cooperação em Controle de Narcóticos e Aplicação da Lei assinado pelo Brasil e EUA em 2008, com o Escritório de Narcóticos e Aplicação da Lei Internacional do Departamento de Estado (INL). 

Fonte: Embaixada dos Estados Unidos

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…