Escolas usam reconhecimento facial para controlar frequência e desperdício de merenda

Cinco escolas municipais de Nova Venécia, no Norte do Espírito Santo, estão testando uma tecnologia de reconhecimento facial dos alunos. O objetivo é controlar a frequência escolar, ter maior comunicação com as famílias dos alunos e até diminuir o desperdício de merenda.

O sistema funciona da seguinte maneira: os estudantes são previamente cadastrados e sempre que chegam à escola, passam na frente de uma pequena máquina, que registra a presença deles através do reconhecimento facial. Dessa forma, não é mais necessária a chamada no início da aula.

“A gente enxergou nessa tecnologia a possibilidade ganhar tempo em sala de aula, uma vez que a chamada acontece na entrada do aluno. Então essa chamada, em que são gastos de 15 a 20 minutos, não existe mais e esse tempo é ganho”, explicou o secretário municipal de Educação, Arilso Teixeira Maria.

Com essa tecnologia, a escola espera criar também uma aproximação com os pais e responsáveis pelos alunos. “Tem um sistema de mensagens SMS que é enviado para o telefone dos pais, se o seu filho está presente na escola ou se faltou naquele dia”, contou o secretário.

O projeto ainda está em fase de testes, mas a prefeitura acredita que ele vai contribuir para mais melhorias nas escolas, como a diminuição do desperdício de merenda, por exemplo. Sabendo o total de estudantes que foram naquele dia letivo, a quantidade de comida preparada será mais correta.

“É a tecnologia mesmo chegando nas escolas. Os alunos estão gostando bastante, empolgados, principalmente os pequenos. Os pais também aprovaram”, disse a diretora de uma das escolas, Racely Altoé.

Para receber as mensagens de frequência dos filhos no celular, os pais precisam procurar a secretaria das escolas para atualizar os dados.

Fonte: Reconhecimento Facial

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…