Entenda sobre o controle de acesso em empresas

A segurança e proteção do patrimônio de uma empresa é fundamental para que o funcionamento de suas rotinas seja mantido sem problemas e imprevistos. Para isso, o controle de acesso é uma das medidas mais eficientes para a proteção do patrimônio empresarial.

Quando falamos de patrimônio, ele pode ser material ou imaterial, e ambos têm importância no ambiente corporativo.

Esse recurso padroniza o acesso de colaboradores e visitantes no local, além de evitar a circulação de pessoas não autorizadas no ambiente, o que proporciona mais segurança.

O controle de acesso garante uma forma autônoma e de baixo investimento para melhorar a segurança da empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é controle de acesso?

Trata-se de um sistema de segurança que permite a uma empresa controlar, em datas e horas específicas, o acesso de pessoas. Por meio desse recurso, proprietários de firmas podem gerenciar a entrada e saída de colaboradores e terceiros. 

O objetivo do seu uso é minimizar o risco de entrada de pessoas não autorizadas na área. Além disso, é um sistema que ajuda na compreensão de como o local está sendo usado, rastreando quando as pessoas entram e saem de determinadas salas e locais. 

Entre as formas que viraram tendência para esse sistema de acesso estão a biometria ou reconhecimento facial, tecnologias que estão se destacando no mercado, sendo funcionalidades em controladores de acesso com preços cada vez mais acessíveis.  

Qual a importância para empresas?

O controle de acesso é um dos recursos mais eficientes para a proteção, seja patrimonial, material ou não, de estabelecimentos, resguardando pessoas e informações confidenciais, como dados de clientes e funcionários. 

Sua empresa possui maquinário perigoso ou material confidencial? Então o ideal é que nem todos os funcionários tenham acesso a determinadas áreas. Esse controle pode, portanto, ajudar a manter seus colaboradores seguros, o que também se aplica aos terceirizados. 

Quais são os benefícios do controle de acesso?

Entre os principais benefícios estão:

1. Controlar a entrada de pessoas

Como já mencionamos, um dos principais benefícios do recurso é poder acompanhar quem está entrando e saindo da empresa. Em caso de algum incidente, é possível conferir quem esteve em uma área específica.

Além disso, existe a possibilidade de limitar a entrada em áreas específicas apenas a pessoas autorizadas, o que garante que apenas as pessoas que deveriam estar em um prédio ou sala em um determinado momento possam entrar.

2. Acesso sem contato físico

Com os casos constantes de Coivid-19 nas equipes de trabalho, muitas empresas buscaram maneiras de limitar a propagação desse e outros vírus dentro das unidades. O acesso de colaboradores sem a necessidade de contato físico ajuda a prevenir contaminações. 

Com o controle de acesso, é possível usar um sistema eletrônico com leitores de cartão de acesso, biometria ou reconhecimento facial, como mencionamos. O reconhecimento facial evita a necessidade de contato físico. Existem, inclusive, modelos capazes de ler o rosto mesmo com máscara, além de medir a temperatura e indicar se a temperatura estiver fora do ideal. 

3. Criar registros

Esse sistema é capaz de registrar todas as atividades, o que fornece muitas informações relevantes, caso haja algum problema. Se houver algum extravio, roubo, ou dano material, por exemplo, a empresa pode extrair seus registros de controle de acesso e verificar quem esteve no local durante o período de ocorrência.

Além disso, os registros podem ser usados ​​para rastrear a presença dos colaboradores, conferindo que horas chegam ou saem do estabelecimento. Eles também servem para o rastreamento de contatos com a Covid-19.

4. É vantajoso para os colaboradores

Para os colaboradores também é vantajoso quando as empresas optam pelo acesso por biometria ou reconhecimento facial, pois não precisam carregar chaves, cartão ou lembrar de uma senha.

Essas soluções geralmente são mais seguras, pois evitam que funcionários compartilhem suas credenciais de acesso exclusivas com outras pessoas.

Ficou mais claro para você como funciona e qual a importância do controle de acesso em empresas? Esse recurso, além de garantir mais segurança, facilita outros processos dentro de uma organização.

Fonte: Blog da Seventh

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…