Entenda como funciona a ‘arma’ que derrubou drone suspeito durante a posse de Lula

Dispositivo operado pela Polícia Federal tem tecnologia que intercepta e assume o controle de drones 

A Polícia Federal derrubou um drone suspeito que sobrevoava uma área não autorizada, em Brasília, durante a posse do presidente Lula (PT), no último domingo (1º). O dispositivo, que se parece com uma arma, possui uma tecnologia que intercepta e “rouba” o controle de drones suspeitos.

O equipamento conhecido como “DroneGun Tactical” foi desenvolvido com um design de rifle e precisa ser operado com as duas mãos. De acordo com a fabricante, o dispositivo pesa cerca de 7 quilos.

A tecnologia é capaz de identificar drones por meio de frequência e ondas de rádio. Quando um drone suspeito é localizado, o dispositivo passa a emitir um sinal que interrompe o contato do drone com o controle original.

Com isso, o agente de segurança assume o comando do drone suspeito, podendo desviá-lo e pousá-lo em um local seguro para inspeção.

Outra função disponível no equipamento é fazer com que o drone suspeito pouse exatamente do local onde foi levantado, o que pode ajudar a identificar o dono do drone.

Com um aspecto “futurístico”, o dispositivo antidrone tem antenas direcionais integradas, além de um painel de controle com áudio e sensor óptico.

Atualmente, o equipamento também é usado em presídios de São Paulo para evitar que drones levem celulares e drogas para os detentos.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…