Entenda a diferença de Security x Safety
Já faz muito tempo que o mercado de Segurança não é apenas vigilância patrimonial. O segmento abriu novos caminhos e com a mesma tecnologia utilizada para fazer o monitoramento, é possível prevenir acidentes de trabalho, garantir o cumprimento dos procedimentos de segurança pelos colaboradores, além da possibilidade de utilizar os dados coletados para compreender melhor o ambiente, os clientes ou visitantes, entre outros.
O que é Security
O conceito de Security está ligado à proteção, como a segurança da infraestrutura, de ativos e de pessoas. Dessa forma, um centro de distribuição, por exemplo, contrata uma empresa de segurança para proteger o local contra ações criminosas intencionais, como roubo, vandalismo e invasão.
O que é Safety
O conceito do Safety está relacionado a garantir condições seguras, geralmente ligado à prevenção de atos não intencionais. Utilizando o exemplo do centro de distribuição, o Safety tem como propósito garantir que os funcionários estejam utilizando os equipamentos de proteção individual, detectar práticas inseguras que geram riscos à saúde e o bem-estar do colaborador, entre outros.
A C4i, empresa especializada em Inteligência em Segurança, atua nas duas áreas, oferecendo um Monitoramento Inteligente proativo capaz de prever crimes e identificar possíveis riscos, antes mesmo que aconteçam.
A empresa transforma as câmeras em ferramentas inteligentes capazes de identificar comportamentos anormais, atividades suspeitas, situações de risco e imediatamente alertar uma central de monitoramento 24 horas para que analistas possam dar o tratamento necessário à ocorrência, evitando ou interrompendo uma ação criminosa ou uma situação de perigo de um funcionário.
“Com o sistema de segurança da C4i conseguimos analisar de forma inteligente um carro suspeito parado ao redor do perímetro monitorado, seja ele uma residência, um condomínio, uma empresa ou indústria, e realizar ações preventivas, como checar a placa do veículo para conferir se não é um carro roubado, acionar o vigilante da rua ou o segurança da empresa para chegar o motivo daquele veículo estar naquela área e em situações mais graves, acionar a polícia. No mesmo sistema é possível definir quais são as práticas inseguras e situações de risco para o colaborador que devem ser notificadas para a central, como aglomerações, funcionários sem EPIs, caixas ou máquinas abandonadas em locais impróprios, entre outros. Assim, a equipe de segurança consegue corrigir essas falhas e evitar que acidentes aconteçam no local”, explicou Alexandre Chaves, CEO da C4i.
Indo além da segurança
Outra via muito utilizada pelas empresas, principalmente o comércio, é transformar os dados coletados pelas câmeras de segurança em informações valiosas para o negócio. Um sistema inteligente consegue identificar quais são as áreas da loja que as pessoas mais frequentam, quanto tempo o cliente permanece no estabelecimento, quais são os horários de pico que demandam mais funcionários, quem são os clientes VIPs, etc. Essas informações são importantes para determinar ações de marketing, para melhorar o atendimento ao cliente, criar uma experiência personalizada para cada visitante, entre outras possibilidades.
“Hoje a segurança vai muito além de um sistema tradicional de monitoramento que apenas grava um crime e tenta encontrar os suspeitos depois. As possibilidades de utilização dos recursos e tecnologias são infinitas. Dessa forma, o investimento em um sistema de segurança inteligente pode ser compartilhado com praticamente todas as áreas da empresa, pois irá trazer benefícios e vantagens para todos os departamentos”, concluiu Alexandre.
Se quiser saber mais sobre a solução Monitoramento Inteligente da C4i, visite a página www.c4i.com.br ou entre em contato via WhatsApp (11) 9 8858-9233.
Notícias Relacionadas
Condomínios elevam nível de segurança perimetral investindo no Fence Lite
Solução da Alfa Sense consegue detectar tentativas de intrusão antes que ela aconteça e possui a mesma tecnologia utilizada pela…
PEC da Segurança Pública busca tratar os sintomas, mas esquece as causas do problema
Por Marco Antônio Barbosa O governo apresentou, no final do último mês, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), elaborada…
Antecipando riscos ao invés de reagir na Segurança Perimetral
Imagine um mundo onde a segurança perimetral não se limita a reagir às ameaças, mas sim a antecipá-las, neutralizando potenciais…