Empresa usa monitoramento via drone no setor de logística

A Avantia, empresa de segurança eletrônica, tem utilizado drones para fazer o videomonitoramento de centros de distribuição que, somados à aplicação de tecnologias para armazéns inteligentes, podem trazer uma série de impactos positivos.

A expectativa é trazer otimização de processos, melhora na gestão operacional, além de aumentar a segurança física e patrimonial, evitando ou diminuindo, consideravelmente, problemas de segurança patrimonial e de processos.

Com aplicações cada vez mais variadas, sendo a principal delas o monitoramento de cargas, o “veículo aéreo não tripulado” apoia na aproximação de veículos aos centros de distribuição, no acompanhamento de combate a incêndios e faz relatórios fotográficos para apoio à manutenção predial externa.

A Avantia também diz que é possível realizar tarefas que antes não eram possíveis, como apoio interno para monitorar a ocupação das docas, conferir mercadorias, inspecionar containers, encontrar itens difíceis de localizar, avaliar o topo das prateleiras, acessar áreas de armazenamento estreitas e até mesmo auxiliar nas manutenções, atividades, até então, executadas por mão de obra humana.

Drones autorizados

Com a alta busca por videomonitoramento via drones, a venda de dispositivos de baixa qualidade e não registrados nos órgãos reguladores cresceu muito, com ofertas de baixo custo nos principais mercados do ramo, incluindo vendas no mercado online.

A Avantia fornece a tecnologia através da parceria com a Aeroscan, que garante um monitoramento inteligente com segurança e especificação técnica adequada ao projeto e totalmente regulamentada, com acompanhamento total dos serviços.

Segundo a Aeroscan, utilizar um drone amador pode causar prejuízos, além de não ser seguro. O drone amador não tem capacidade boa de bateria e a falta de configurações pode não atender às necessidades, diz a empresa.

Notícias Relacionadas

Cases

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição e em novas unidades no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul,…

Destaque

Datacenters precisam de vigilância RSA para garantir segurança

Esta ferramenta do Genetec Security Center combinado ao uso dos sensores existentes ajuda a lidar proativamente com ameaças antes que…

Destaque

Como a tecnologia pode aprimorar a segurança em cidades inteligentes?

Apesar de o conceito de cidade inteligente ser relativamente recente, ele já se consolidou como assunto fundamental na discussão da…