Empresa lança aplicativo de monitoramento inteligente

O aplicativo Engetron IoT, disponível para Android e iOS, com foco no gerenciamento e monitoramento de nobreak/UPS, foi totalmente desenvolvido pela equipe técnica da Engetron, o que permite aprofundamento no uso da ferramenta e constante avaliação, para implementação de melhorias. Ele permite gestão centralizada dos UPS, fácil visualização do status de cada um e acesso a todos os dados do sistema de energia, favorecendo o monitoramento ativo de forma simples, ágil e segura. A ferramenta fornece diagnósticos remotos e envia notificações para aumentar a confiabilidade e a disponibilidade do sistema monitorado. Outro benefício é a redução dos custos com as visitas de manutenção, que podem ser reduzidas, por exemplo, de quatro para uma visita ao ano.

O app classifica o status dos equipamentos e utiliza cores para hierarquizar os alarmes e alertas, tais como quanto à necessidade de manutenção preventiva ou de ação imediata, por exemplo. Para cada equipamento, informa se está ligado e como está operando; a temperatura interna; as tensões de entrada e saída; e, caso haja falta de energia, quanto tempo vai “segurar” com as baterias no estado em que se encontram. São apresentados também o histórico de ocorrências e os dados estatísticos de cada UPS. É possível verificar, por exemplo, quantas vezes faltou energia, quando faltou (dia e horário) e por quanto tempo em cada vez (tempo acumulado, última ocorrência etc.).

Dentre os novos recursos oferecidos, está o Osciloscópio Virtual, que conta com mais de 50 canais de medição para nobreaks trifásicos e mais de 30 para monofásicos. Permite acesso aos parâmetros vitais para o pleno funcionamento do parque instalado (grandezas elétricas, status, temperatura, detalhes do banco de baterias etc.). Na maioria das vezes, esses dados só eram registrados, após um evento crítico, coletados presencialmente. Agora, com o recurso, as ocorrências anormais são detectadas em tempo real, à distância, com riqueza de informações, possibilitando diagnósticos mais rápidos e assertivos e favorecendo a tomada de decisões.

Os clientes também têm a opção de contratar planos de serviços para monitoramento, manutenção e reposição de peças, entre outros benefícios. No site da Engetron, podem solicitar uma “Demonstração Gratuita” do plano Viewer que abrange a integração do equipamento do cliente ao Sistema Engetron IoT, a partir do qual o parque de nobreaks monitorado se torna visível, através do aplicativo app Engetron IoT. O cliente pode contar também com o suporte virtual dos técnicos, diretamente do NOC (Network Operation Center) da Engetron.

Outra novidade é a possibilidade de visualização como visitante, sem a necessidade de cadastro pessoal, através da qual é possível acessar as funcionalidades de monitoramento do aplicativo, tendo como referência equipamentos disponíveis para teste no laboratório da fábrica da Engetron, reservados para a simulação de ocorrências diversas.

Notícias Relacionadas

Artigos

Segurança nas empresas e a frequente realidade do cada um por si

Por Paulo Murata Recentemente, a sede da TV Cultura, em São Paulo, foi invadida por assaltantes armados e funcionários foram…

Destaque

Americanet é a responsável pelo projeto Cidade Inteligente, de São José dos Campos (SP)

A Americanet assinou contrato sobre a implantação da solução Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service) com a…

Segurança Eletrônica

Came apresenta linha de automatizadores de portões pensada para todas as necessidades

Pensando em todas as necessidades de segurança, desde grandes indústrias até residências, a Came do Brasil – empresa de origem italiana…