Empresa gaúcha implementa sistema de segurança que contribui para redução da criminalidade em Porto Alegre

Com sede em Estância Velha/RS, a DGT – Tecnologia em Segurança é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para Smart Cities. Através de uma equipe de engenheiros e técnicos certificados pelo CREA e CFT, é a primeira instituição a implantar o sistema de videomonitoramento analítico em alta definição no Rio Grande do Sul.

Assim, as soluções da DGT já estão presentes em 74% do território gaúcho, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Um dos cases de sucesso é a cidade de Porto Alegre, onde a empresa passou a operar em 2020, contribuindo para a redução da criminalidade nos últimos anos.

Em 2019, ano anterior à implementação da tecnologia de videomonitoramento e cerceamento eletrônico pela DGT, os números apontam para uma alta taxa de criminalidade, colocando a capital gaúcha como uma das que possuía os maiores índices de homicídios do Brasil, segundo o Atlas de Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Naquela época, a realidade era a falta de equipamentos e de tecnologia dentro das estratégias de policiamento preventivo. Já atualmente, Porto Alegre conta com uma tecnologia de ponta em locais estratégicos da cidade, proporcionando vigilância em tempo real e o uso de Inteligência Artificial (IA) para reconhecimento de suspeitos e veículos.

Essa modernização, proporcionada pelas soluções da DGT, contribuiu para uma redução em diversos índices de criminalidade da capital: queda de 44% nos homicídios; 48% nos roubos a pedestres; e 46% nos roubos a veículos, segundo comparativo apresentado em junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2023, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.

No projeto de segurança pública de Porto Alegre, a DGT contribuiu com a ampliação do sistema de câmeras existente no município para monitorar mais áreas.

Além disso, também realizou a unificação da plataforma de monitoramento para facilitar a operação do sistema e centralizar as operações de segurança em uma única interface de sistema através de uma solução inteligente de comando e controle, integrando todos os equipamentos de proteção e segurança e reduzindo os custos operacionais e o tempo de resposta dos operadores.

A tecnologia da empresa gaúcha também permitiu aumentar o volume e confiabilidade de leituras de placas de veículos através da análise conjunta de OCR (Optical Character Recognition), visão computacional inteligente, permitindo a análise relacional e comportamental da malha viária, além da análise de fluxo veicular com identificação de suspeitos por crimes, com cruzamento inteligente da mancha criminal.

Os sócios-diretores Lucas Arruda e Maurício Loeser, que estão à frente do negócio, explicam que a DGT oferece soluções com o objetivo de promover cidades inteligente e seguras. “Acreditamos que a tecnologia desempenha um papel fundamental na promoção da segurança, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na construção de comunidades mais seguras”, pontuam.

Empresa oferece soluções integradas

Há 17 anos no mercado, a DGT está presente em mais de 200 cidades brasileiras. Além do Rio Grande do Sul, a empresa possui filiais em Florianópolis/SC e Cuiabá/MT e atua nos estados de São Paulo, Pará, Goiás, Bahia e Rio Grande do Norte. Até o momento, com as soluções presentes ao redor do Brasil, a DGT já impactou mais de 7 milhões de pessoas.

Especialista no campo de segurança pública, a empresa se mantém atualizada com as últimas tendências e tecnologias para oferecer soluções personalizadas.

O foco principal da empresa está voltado a soluções em segurança para Smart City, contemplando as verticais de Smart School, Smart Building, Smart Traffic, Smart Health e Smart Places.

Através de tecnologias de ponta em softwares, a DGT tem o objetivo de oferecer formas de tornar diferentes ambientes mais seguros.

As soluções de Smart City englobam o monitoramento por inteligência artificial, que é um sistema de vigilância que utiliza câmeras de vídeo para capturar e monitorar atividades em tempo real e de forma contínua, garantindo segurança e prevenção de incidentes.

Já o cercamento eletrônico é uma solução tecnológica que proporciona a identificação em tempo real de placas de veículos, alertando as autoridades em casos de irregularidades ou roubos e furtos de veículos.

Os softwares inteligentes, por sua vez, são sistemas avançados e/ou de IA que possuem capacidade de aprendizado e tomada de decisões automatizadas, baseadas em algoritmos avançados e técnicas de inteligência artificial.

Alguns exemplos são: reconhecimento facial, controle de acesso diversos, análise forense, análise comportamental, entre outros. Entre esses, destaque para o Safe Way, software inteligente desenvolvido pela DGT para prevenir furtos e roubos de veículos, proporcionando segurança integrada e monitoramento em tempo real.

Notícias Relacionadas

Destaque

06 de Novembro: Arena Segurança em Foz do Iguaçu

Acontece no dia 06 de novembro a Arena Segurança Eletrônica em Foz do Iguaçu. A inscrição é gratuita e pode…

Destaque

IA em vídeo revoluciona a modernização dos centros de distribuição

Para revolucionar a gestão em docas e pátios, WeSafer lança Smart Docks que promete otimizar as operações, reduzir custos e…

Destaque

Hong Kong instalará milhares de câmeras de vigilância, gerando preocupações

Hong Kong avança na vigilância com milhares de câmeras, incluindo IA e reconhecimento facial, levantando temores de repressão política semelhante…