Empresa cria sistema de segurança de 360 graus que usa câmeras para avisar motociclistas sobre a iminência de acidentes

Os carros de passeio vêm ganhando uma série de assistentes eletrônicos que usam câmeras e sensores para evitar colisões, derrapagens e acidentes. Nas motocicletas, porém, recursos desse tipo ainda parecem uma realidade distante. A segurança do piloto depende principalmente de sua destreza e capacidade de reação.

Mas uma startup israelense promete melhorar isso. Ela criou um sistema de câmeras 360 graus que usa sinais luminosos para alertar o motociclista quando há risco de acidente iminente. Se a ideia em si não é sofisticada, implementá-la em uma motocicleta é bastante complexo. Isso porque o sistema precisa ser compacto e leve para não atrapalhar a condução.

Há mais um desafio: cobrir todos os ângulos possíveis de um veículo tão estreito quanto uma moto. O comportamento dinâmico e os tipos de ameaça que podem surgir são completamente diferentes em uma moto e em um carro. Por isso, não dá para simplesmente aproveitar um sistema que foi criado para um automóvel.

Investimento

A proposta da startup Ride Vision atende pela sigla CAT (Tecnologia de Aversão à Colisão, em inglês) e acaba de receber um financiamento de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 12 milhões).

Fonte: Estadão

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…