Empresa catarinense cria alarme que usa inteligência artificial para melhorar monitoramento

Sistema identifica presença de estranhos em área monitorada e tem botão de pânico que pode auxiliar pessoas até em emergências

A inovação ocupa espaço importante na área de segurança eletrônica, mercado que cresceu 14% em 2021 e já movimenta mais de R$ 9 bilhões anuais segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). Na disputa pela preferência dos clientes, equipamentos com alta tecnologia se destacam ao oferecer segurança, comodidade e até a possibilidade de oferta de outros serviços além da proteção patrimonial. Resultado de três anos de desenvolvimento e R$ 15 milhões investidos, um novo sistema de alarme da Orsegups usa inteligência artificial para melhorar o monitoramento de residências e empresas.

No processo de criação do novo produto, a Orsegups foi a primeira empresa de segurança brasileira a utilizar o Watson, plataforma de serviços de inteligência artificial da IBM que é considerada um marco no avanço dessa tecnologia. O resultado foi um sistema totalmente sem fio, com tecnologia 100% própria, desenvolvida pela catarinense que é a maior empresa brasileira de segurança eletrônica, com mais de 80 mil clientes em todo o País.

O Alarme 365, como foi batizado, tem diferenciais como a facilidade de instalação, feita em 40 minutos, e a alta tecnologia. O software criado especialmente para o alarme é ligado a sensores que identificam qualquer movimentação na área monitorada. De forma imediata, o sistema envia um alerta e uma imagem do ambiente para a central da Orsegups. Em poucos segundos a equipe responsável segue o protocolo indicado.

Em caso de contato com o proprietário do imóvel, a atendente pode conversar com as pessoas, solicitando um código de segurança. Se for usada a senha de coação, há o acionamento da polícia sem disparo do alarme.

Operado por aplicativo ou controle remoto, o equipamento também permite que o proprietário veja a qualquer momento imagens em cores e em alta resolução do interior do imóvel. Em caso de emergências – um acidente doméstico ou um mal súbito, por exemplo – existe a possibilidade de ativação de um botão de pânico (função safe-call) e o contato imediato com a equipe de monitoramento. A comunicação entre a residência ou a empresa e a central de monitoramento é feita por voz, de maneira bidimensional – o cliente conversa com a Orsegups.

Superintendente do Alarme 365, Douglas Pinheiro diz que há alguns anos a empresa vem investindo no projeto de se transformar num grande fornecedor de soluções em segurança, o que levou à implantação de uma fábrica própria com alta tecnologia para produção de componentes eletrônicos.

“Percebemos que com a tecnologia e a mão de obra que desenvolvemos internamente é possível vender mais que serviços. O projeto começou em 2019 e exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento. No início deste ano começamos a avaliar o produto em campo, com um grupo teste, e lançamos a novidade no mercado em maio. Para nossa surpresa, as vendas superaram todas as metas definidas para o período inicial”.

Segundo ele, a alta tecnologia do produto é o que mais atrai os clientes, principalmente residenciais, mas também proprietários de escritórios, de consultórios e de empresas de médio e pequeno porte. Outro diferencial, acrescenta, foi a conquista recente, pela Orsegups, das ISOs 27701 e 27001, de segurança da informação.

“O sistema muitas vezes fica dentro da casa das pessoas. É importante que elas tenham a certeza de que as imagens e dados colhidos vão ser protegidos por criptografia e processos devidamente certificados”.

Diferenciais do Alarme 365

• Verificação por imagem em tempo real

• Captação de imagens coloridas e com alta resolução

• Comunicação bidirecional – atendente “conversa” com o usuário

• Comunicação por múltiplos canais

• Proteção 24 horas por dia

• Sistema totalmente sem fio

• Fotossensor equipado com sensor anti-sabotagem capaz de identificar tentativas de mudança de posição ou desligamento

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