Emive Grandes Projetos implementa smart city na cidade de Juiz de Fora (MG)

Com uso de IA, as cidades inteligentes proporcionam melhor qualidade de vida, facilitando a rotina das pessoas e diminuindo os custos por meio da aplicação de práticas de sustentabilidade, gestão da iluminação pública, prevenção de incidentes e resposta rápida a emergências

Um sistema de videomonitoramento perimetral com inteligência artificial aplicada, além de auxiliar no controle da segurança em cidades e controle do tráfego urbano, pode ser um forte aliado na previsão e enfrentamento de uma tragédia como a que assolou mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul no mês de maio. A possibilidade de utilização de tecnologia com recursos que possibilitem gestões mais efetivas tem promovido, cada vez mais, a busca por empresas especializadas e a abertura de processos licitatórios, em todas as esferas governamentais, para contratação de projetos personalizados.

A Emive Grandes Projetos (Emive GP), empresa voltada para o mercado B2B, é responsável pelo monitoramento urbano de mais de 50 cidades brasileiras, está em processo de implantação de smart cities (cidades inteligentes) em dezenas de municípios no país, e acaba de entregar a smart city de Juiz de Fora (MG), com 225 câmeras instaladas, associadas a um conjunto de dispositivos e tecnologias projetado para capturar, gravar, armazenar e reproduzir imagens, com leitura de placas e de faces, para fins de vigilância, segurança e controle, entre outras várias soluções. Com escritórios em 22 capitais brasileiras, a Emive GP desenvolve projetos de grande magnitude, com porte para instalação de até 10 mil câmeras, a adoção de tecnologias inovadoras e estratégias de segurança integradas. São soluções personalizadas para grandes empresas, indústrias e cidades que necessitem fortalecer a segurança e ampliar o gerenciamento para proteção de ativos, prevenção de perdas, análise de dados e a garantia da segurança e tranquilidade de colaboradores, clientes e cidadãos.

Atuação nacional e em diversos segmentos

A Emive GP atua em diversas verticais, como as cidades inteligentes (vias públicas, prédios, praças); mineração; siderurgia; infraestrutura e transporte (portos, aeroportos, rodovias, ferrovias); energia (usinas, parques solares, hidrelétricas); educação (universidades e escolas); agroindústria; indústria química; unidades prisionais; parques industriais; governo; saúde (hospitais e indústrias farmacêuticas); shoppings; instituições bancárias; data center; papel e celulose; e grandes redes.

Entre seus grandes projetos, estão as smart cities (cidades inteligentes), pioneiramente implementadas pela Emive GP em muitas localidades, como na Grande BH (incluindo Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Nova Lima), Uberlândia, Uberaba, Petrópolis, Três Rios e Búzios (RJ), entre outras. São sistemas de videomonitoramento urbano que contemplam áreas públicas, como praças, ruas e avenidas, zonas comerciais, residenciais, e outros locais de importância na cidade, para uma gestão inteligente e com foco em segurança e controle, auxiliando no trabalho da polícia militar e da guarda municipal; além dos sistemas de monitoramento de comunidades, escolas, empresas com grandes redes, pátios de estocagem, portos, áreas agrícolas e plantas de mineração.

“A Emive GP possui uma estrutura sólida construída ao longo de mais de três décadas e reúne dois grandes diferenciais que a destacam no mercado em que atua: uma ampla gama de produtos em controle de acesso, monitoramento e segurança eletrônica, com potencial para o desenvolvimento das mais completas soluções tecnológicas, e capilaridade de atendimento em todo o território nacional, em diversos segmentos. É uma soma de fatores que nos colocam em posição privilegiada frente à concorrência e nos garante a conquista de clientes da iniciativa privada e do setor público, através de licitações: competência e acervo técnicos, saúde financeira, documentação e a capacidade de elaboração dos projetos”, comenta Igor Facella, diretor comercial da Emive GP.

Cases

Contando com uma diversidade de produtos para o desenvolvimento de soluções personalizadas, a Emive GP possui cases de sucesso e projetos robustos. Um deles é o de Bangú, complexo prisional do Rio de Janeiro, e de todos os 53 presídios do estado carioca, com mais de 2 mil câmeras instaladas; além das comunidades da Cidade de Deus e Rocinha e da cidade de Nilópolis. Em projetos para grandes redes, como a Claro, Unidas, Grupo Zelo e Localiza, foram contempladas mais de 400 unidades físicas.

Em mineração e siderurgia, foram desenvolvidos projetos para a Usiminas, Arcelor Mital, Anglo American, MVV, CMOC, Atlantic Nickel e Cedro Mineração. Em BH, a Emive GP é responsável pelo monitoramento das mais de 300 escolas municipais da capital e região metropolitana. Somente em Contagem, foram instaladas 1.500 câmeras, distribuídas em mais de 100 escolas. Entre outros clientes multisites, é responsável pelo monitoramento das redes de lojas Drogaria Araújo e Supermercados BH. Responde pelo sistema de monitoramento da Arena MRV e desenvolveu o primeiro projeto para o estádio Mineirão.

No estado do Rio de Janeiro, atende o Porto do Açu, o maior complexo portuário industrial da América Latina. Em São Luiz do Maranhão, implantou o sistema de monitoramento do Centro Histórico da cidade, com aprovação do IPHAN e do IEPHA. No Mato Grosso do Sul, fechou recente contrato para o desenvolvimento do sistema de controle de incêndio da planta da Suzano, a maior fabricante de celulose do mundo, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina. No momento, está em processo de implantação de sistemas de monitoramento para 25 clientes distintos no país, em diferentes estados, todos sendo implantados simultaneamente.

No setor de agronegócio, a Emive GP tem como clientes a Cara Preta e a Prime Food, produtores de carnes nobres e laticínios, para os quais a inteligência artificial é utilizada para controle de acesso, proteção perimetral, contagem de animais e o monitoramento de grandes áreas latifundiárias, como alternativa à utilização de automóveis com alto gasto de combustível. Os recursos de IA proporcionam uma visão mais precisa e detalhada das áreas de criação, assim como das plantações e ecossistemas. Os algoritmos produzem análises de imagens de satélite e drones gigantes, sensores e auxiliam na identificação de problemas, como áreas de estresse vegetal, infestação de pragas ou deficiências nutricionais.

“De forma eletrônica, com a utilização de fibra ótica sensorizada, radares, câmeras térmicas e alarme monitorado, o produtor rural reduz consideravelmente os custos e otimiza investimentos, obtendo 100 vezes mais eficiência. A inteligência artificial revolucionou as formas de gestão, promovendo o aumento da produtividade e trazendo vantagens em todo tipo de negócio. Utilizamos IA em projetos desenvolvidos para diferentes ambientes, é a mesma tecnologia com a parte de software (dash boards) adaptada conforme as particularidades da demanda de cada cliente”, explica Adriano Broilo, diretor executivo da Emive GP.

Em plantas de mineração, como na Vale, Anglo American e na Usiminas, por exemplo, por meio de IA, câmeras a laser fazem a detecção de micro variações em equipamentos, que podem comprometer processos operacionais, e produzem alertas para o risco de acidentes. Por exemplo, uma correia que apresenta algum desvio, podendo gerar um desgaste e ocasionar um rompimento, geraria um prejuízo de milhões de dólares com a interrupção do transporte de minério para os reparos de manutenção. A detecção do desvio na correia, por meio da análise de imagens de vídeo, poderia evitar um incidente e, consequentemente, o prejuízo. É a tecnologia que nos permite verificar o ajuste de um parafuso, identificar um aquecimento excessivo, constatar uma envergadura incorreta no cabo de freio, evitando um acidente de descarrilhamento de trem, checar o trajeto de um vagão (carregamento e saída) por meio de um sistema de câmeras que realiza mais de 100 conferências do vagão em movimento durante o processo de produção ao longo do dia.

A inteligência artificial tem evoluído a cada dia e pode ser utilizada, em sistemas de monitoramento urbano, para aumentar a segurança e prevenir as populações locais de iminentes catástrofes. Com as novas tecnologias, é possível analisar imagens aéreas e identificar áreas de risco, mudanças de padrões, desmatamentos, movimentações de terra, indicando possíveis deslizamentos em encostas, prever alterações climáticas e fazer análise de dados associados, como temperatura, pressão atmosférica, umidade e vento, emitindo conclusões precisas sobre riscos de alagamentos. O que a Emive GP faz, e com muita propriedade, é desenvolver soluções com os mais avançados recursos de IA, para atender de forma personalizada, e cada vez mais aprimorada, toda natureza de demanda dentro da sua área de atuação.

Notícias Relacionadas

Destaque

Uso de câmeras corporais pela Polícia Militar avança no Brasil

Equipamentos são usados em mais de 40 países e passaram a fazer parte da rotina das forças de segurança brasileiras…

Destaque

Intercomunicador oferece áudio cristalino, mesmo em ambientes ruidosos

A Axis Communications anuncia um intercomunicador de rede pronto para uso em áreas externas que oferece áudio cristalino e limpo…

Destaque

Grupo Prosegur alcança 165 mil colaboradores, e o Brasil lidera a força de trabalho da companhia no mundo

O Grupo Prosegur possui operações nos cinco continentes. No Brasil, atua em três linhas de negócios: Security, Cash e Cipher…