Em Foco Bycon: Defesa ativa e imediata contra incidentes

Conversamos com o diretor comercial da BYCON, Antonio José Claudio Filho, que falou sobre a linha de geradores de neblina da empresa e as soluções que serão lançadas durante a ISC Brasil e a Exposec deste ano

Revista Segurança Eletrônica: A BYCON é uma empresa especializada em sistemas de gravação e transmissão de vídeo e áudio. Por que a companhia decidiu incorporar em seu portfólio a linha de geradores de neblina URFOG?
Claudio Filho:
Percebemos que o uso de sistemas de alarme e CFTV não têm sido suficientes para barrar as ações dos bandidos. Cada vez mais ousados e pouco temerosos, os criminosos têm investido em todo tipo de assalto e roubo, desde pequenas lojas e caixas eletrônicos até grandes transportadoras de valores. Com a grande expansão do uso de celulares, os estoques e lojas de eletrônicos passaram a ser o grande alvo, e como disse, o CFTV e alarmes não bastam para impedir o roubo. Foi quando tivemos conhecimento de um fabricante italiano de geradores de neblina com um produto excelente e pouco utilizado no Brasil. Os concorrentes, atuando há muitos anos no país, focavam apenas nos grandes bancos. Firmamos então um contrato de distribuição Defesa ativa e imediata contra incidentes Conversamos com o diretor comercial da BYCON, Antonio José Claudio Filho, que falou sobre a linha de geradores de neblina da empresa e as soluções que serão lançadas durante a ISC Brasil e a Exposec deste ano Por Redação BYCON A BYCON é especialista em sistemas de gravação e transmissão de vídeo e áudio, e incorporou em seu portfólio uma linha de geradores de neblina. exclusiva com montagem e manutenção no Brasil pela nossa empresa, uma vez que temos uma fábrica em Minas Gerais com benefícios que nos permitem reduzir os preços de venda. Derrubamos os valores praticados no mercado até então e iniciamos este projeto.

Revista Segurança Eletrônica: E qual foi a razão para a escolha desse fabricante?
Claudio Filho: Os geradores de neblina para aplicação de segurança já existem há algum tempo (cerca de vinte anos), mas não existia nenhum modelo capaz de combater efetivamente esse tipo de ação, que é muito rápida e exige muita velocidade dos equipamentos. Para se ter uma ideia, nossos clientes relatam que uma invasão a uma loja é realizada em um tempo muito curto, muitas vezes em menos de 60 segundos o invasor consegue subtrair itens de alto valor, como celulares, câmeras e outros produtos. Os sistemas de alarmes existentes nas lojas não conseguem interromper um roubo, apenas avisam a central de monitoramento sobre o início da invasão, mas quando algum apoio chega até o local, já é tarde demais. Por isso a BYCON buscou uma solução que fosse capaz de interromper uma invasão em um tempo menor do que o utilizado pelos ladrões. A escolha por trabalhar com geradores URFOG foi porque percebemos que de longe são os modelos com maior velocidade, mais densidade e também por possuir qualidade italiana, o que nos deixa bastante confortáveis em oferecer para nossos clientes que são nossos parceiros há mais de 15 anos.

No outro extremo, temos aqueles casos de roubos que duram horas, como no caso de transportadoras de valores e a neblina gerada pelos nossos produtos, além de rápida e densa, é a que mais tempo demora para se dissipar e já mostrou sua eficácia em situações deste tipo.

Revista Segurança Eletrônica: O que faz com que os geradores URFOG sejam os mais rápidos e densos?
Claudio Filho: Bom, os geradores em geral trabalham com princípio simples de submeter glicol (substância totalmente não nociva) a temperaturas elevadas (próximo a 400 graus Celsius). O time de engenheiros da URFOG na Itália possui larga experiência na criação de diversos outros produtos eletrônicos para aplicações térmicas, apenas para citar alguns, eles trabalham paralelamente com equipamentos para lançamentos de foguetes e atendem um importante fabricante de carros esportivos na Itália. Toda tecnologia aproveitada por essa experiência com produtos térmicos de ponta faz com que o URFOG tenha o melhor desempenho no mercado mundial. Por exemplo, somos os únicos a utilizar nanotecnologia para o controle da temperatura e isso permite utilizarmos uma fórmula patenteada com maior concentração de glicol do que nossos concorrentes. Para ter uma ideia, o modelo de entrada da URFOG consegue em 15 segundos gerar mais neblina do que nosso melhor concorrente, que gera em 60 segundos. E estou falando somente do modelo de entrada, pois temos mais de 20 modelos diferentes para cada tipo de aplicação.

Revista Segurança Eletrônica: Então o segredo é a tecnologia embarcada e a experiência do fabricante?
Claudio Filho: Isso mesmo, em qualquer gerador de neblina (nosso ou de nossos concorrentes) para cada mililitro de glicol submetido à cerca de 400 graus Celsius é possível gerar cerca de 1 m³ até 1,5 m³ de neblina. Então o segredo é possuir tecnologia de forma segura e econômica para transformar glicol em neblina de maneira eficiente. A URFOG possui nanotecnologia embarcada para manter o sistema com alta temperatura com o menor consumo elétrico do mercado (cerca de 40 Watts). O aquecimento do gerador é realizado com total controle e segurança e o equipamento possui em seu núcleo uma caldeira (ou Exchange Heater) com dez anos de garantia. A tecnologia superior da URFOG garante que esse núcleo não seja afetado por micro trincas ou qualquer outro problema comum em equipamentos térmicos devido aos produtos utilizados em sua construção e a maneira como é realizado o controle de temperatura interno. Toda essa inteligência está embarcada na placa de controle da URFOG e isso resulta na possibilidade de utilizar maior concentração de glicol em sua fórmula. Utilizamos mais de 90% de glicol em nossa fórmula patenteada enquanto outros equipamentos utilizam uma taxa muito inferior por justamente não conseguir realizar todo esse controle.

Revista Segurança Eletrônica: Quer dizer que URFOG possui patentes exclusivas?
Claudio Filho: Sim, e as que mais se destacam são:

• Proteção do Bico Ejetor: essa patente permite que apenas o gerador URFOG informe a central de controle caso o bico ejetor tenha sido bloqueado intencionalmente, todos nossos concorrentes não conseguem informar se o bico foi obstruído.

• Duplo Cilindro: através de um sistema de duplo cilindro, é possível garantir o funcionamento pleno do gerador, mesmo após um cilindro ser totalmente utilizado. Isso significa que você possui uma reserva até que uma manutenção para troca do fluído seja realizada. Lembrando que vários disparos podem ser realizados com o mesmo cilindro até a sua completa utilização.

• Nova bomba PUMP STORM: lançamos um grande avanço com esta bomba exclusiva, desenvolvida e patenteada em dezenas de países pela URFOG. A nova linha de geradores de neblina PUMP, que utilizam esta tecnologia, são mais velozes – cerca de 20% em relação à tecnologia pressurizada –, e nos permitem gerar cerca de 4.000m³ até 6.000 m³ de neblina densa em poucos segundos. Somos os únicos a atingir esse volume com apenas uma máquina.

Revista Segurança Eletrônica: E como funciona o cilindro?
Claudio Filho: Os geradores de neblina URFOG são os únicos no Brasil a utilizar tecnologia pressurizada que garante mais rapidez no preenchimento de neblina em qualquer ambiente, desde locais pequenos até grandes galpões. Os cilindros garantem uma troca prática com custo baixíssimo por ser descartável.

Também iremos anunciar uma novidade neste ano, que será apresentado oficialmente na feira ISC 2018 e na EXPOSEC: a linha PUMP STORM. Teremos geradores de neblina equipados com uma bomba com tecnologia patenteada mundialmente que batizamos de PUMP STORM. Trata-se de uma solução totalmente inovadora que foi desenvolvida especialmente para trabalhar com geradores de neblina de alta performance. Foi criada para atuar com glicol, garantindo a emissão de neblina até 20% mais rápida do que os nossos geradores com tecnologia de cilindros pressurizados.

Revista Segurança Eletrônica: Quer dizer que a BYCON não terá mais a tecnologia de cilindros pressurizados?
Claudio Filho:
Continuaremos com a tecnologia de cilindros pressurizados da mesma maneira. Todos os modelos que utilizam cilindros pressurizados continuarão a ser comercializados e os cilindros continuarão a ser fornecidos para os clientes que já possuem essa tecnologia. A novidade será mais uma opção que ofereceremos para a demanda crescente por geradores de neblina que enxergamos no mercado brasileiro. A nova tecnologia PUMP STORM será apresentada com mais detalhes na feira ISC e EXPOSEC deste ano. Apenas para adiantar algo para os leitores da Revista Segurança Eletrônica em primeira mão, trata-se de uma tecnologia que utiliza uma bomba especialmente criada para geradores de neblina. Outros geradores de neblina utilizam bombas genéricas que são utilizadas para outras aplicações, como máquina de café, por exemplo, mas é importante lembrar que um equipamento de segurança que utiliza glicol em sua fórmula, não pode ser tratado da mesma maneira que uma máquina de café que utiliza água. Água é diferente de Glicol e, ignorar essa característica pode causar sérios problemas como entupimento do sistema, baixa performance e até diminuição do tempo de vida dos equipamentos. O lançamento da BYCON mostrará mais um produto com DNA URFOG com alta tecnologia e alta performance.

Revista Segurança Eletrônica: Aproveitando que você falou nas feiras, a BYCON terá outras novidades também?
Claudio Filho: Sim, com certeza. Vamos apresentar também um Software de Gestão para toda nossa linha de Geradores de Neblina. Já era possível fazer o controle e o gerenciamento dos geradores de neblina utilizando uma central de alarme comum, mas o lançamento que apresentaremos na feira ISC e EXPOSEC é baseado em tecnologia IP. Isso significa que cada gerador de neblina poderá ser facilmente conectado a um ponto de rede, dessa forma a configuração e o gerenciamento poderão ser executados por um navegador de internet. Assim, nossos clientes poderão continuar utilizando a central de alarme (ou outro tipo de comando) para ativar um disparo e deixar todo o restante do gerenciamento a cargo de um poderoso software com informações completas do status de cada gerador de neblina URFOG.

Também lançaremos mais outras duas linhas URFOG: uma para galpões, com capacidade de gerar 4000 m³ por disparo, chamada FAST4000 e outra linha para aplicações residenciais “A escolha por trabalhar com geradores URFOG foi porque percebemos que de longe são os modelos com maior velocidade, mais densidade e também por possuir qualidade italiana, o que nos deixa bastante confortáveis em oferecer para nossos clientes que são nossos parceiros há mais de 15 anos.” e pequenos comércios de 150 m³ a 200 m³ com nome de EASY PUMP. Vamos também apresentar um sistema de reconhecimento facial que funcionará integrado ao nosso Gravador Híbrido Corporativo BSA-H1618POS. Essa solução permite integração também ao sistema de controle de acesso existente no local. Trata-se de uma solução que criamos na BYCON em conjunto com parceiro nacional, por isso temos total flexibilidade de incluir funções que atendam exigências específicas.

Revista Segurança Eletrônica: O que você espera do ano de 2018 para BYCON?
Claudio Filho: Confirmando as tendências macroeconômicas até então previstas para o Brasil, e de acordo com o nosso planejamento para este ano, cresceremos cerca de 30% graças às novas tecnologias que comercializamos e a grande carteira de clientes corporativos que possuímos. Além do crescimento da linha de geradores de neblina, temos um enorme mercado que já iniciou a substituição de antigos gravadores analógicos, como os gravadores VPON que existem em centenas de empresas, pelo novo gravador híbrido BSA-H1618POS. Trata- se de um gravador corporativo para missões críticas, que aceita câmeras analógicas, HD e IP, até 48GB de HD, sistema de refrigeração hot swap e bateria interna que pode manter o gravador funcionando por até 50 minutos sem energia elétrica. Diferente de muitos produtos similares no mercado, este gravador tem real capacidade para processar até 18 câmeras IP com excelente performance, ou um mix de câmeras de diferentes tecnologias.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…