Edwards lança detector de fumaça para evitar acidentes graves
Dispositivos de detecção de fumaça são utilizados em sistema de alarme de incêndio em todo o mundo como um meio de detectar incêndios em estágio inicial. A nova norma da UL 268 americana, utilizada também no Brasil como referência, da 7ª edição – Underwrites Laboratories – sobre os novos detectores de fumaça. Esta nova norma introduz várias mudanças significativas nos detectores de fumaça comerciais, capazes de distinguir entre um fogo rápido e um fogo latente (que são realmente perigosos). Para obter a nova certificação, o padrão UL incorpora três novos testes: um de alarme incômodo de cozimentos e dois de espuma de poliuretano para incêndios latentes e com chamas.
Os novos testes de poliuretano em chamas e latentes foram adicionados para garantir que os detectores de fumaça funcionem de forma adequada e dê tempo hábil aos ocupantes do edifício para evacuarem com segurança. Com o passar dos anos, a construção civil adotou a aplicação de outros materiais sintéticos, como o poliuretano, ao invés de materiais orgânicos, por exemplo, madeira, fibras sintéticas entre outros. Esta mudança tem gerado uma preocupação geral no setor, porque queimam muito mais rápido. Uma ação importante, principalmente, para os empreendimentos, como hotéis e hospitais, que dispõem de móveis que, geralmente, contêm espuma de poliuretano altamente inflamável e outros materiais sintéticos. Quanto mais cedo a ignição destes materiais é detectada, mais tempo as pessoas terão para evacuar.
Diante deste cenário, a Edwards se antecipou e oferece ao mercado o detector de fumaça Signature Optica que eleva o padrão de resposta inteligente aos riscos de incêndio atuais. “A tecnologia de sensor patenteada da Signature Optica diferencia entre incêndios e incômodos verdadeiramente ameaçadores, como queima alimentos ou vapor – o que aumenta a proteção de pessoas e propriedades, ao mesmo tempo reduz interrupções de negócios e acionamento desnecessários do Corpo de Bombeiros”, disse gerente técnico de produtos da Carrier Fire & Security Latin America, Vinicius Duarte.
O detector Signature Optica é um detector inteligente que reúne informações analógicas de vários sensores ópticos, convertendo esses dados em sinas digitais. Seu microprocessador mede e analisa todas as leituras do sensor óptico e compara essas informações com as configurações pré-programadas, evitando falsos alarmes. O detector também analisa os sensores de fumaça e de calor de forma independente do sensor de CO. A combinação de detecção óptica de fumaça com tecnologia de detecção de calor oferece uma identificação eficiente de incêndios latentes e fogos flamejantes rápidos. Com o elemento adicionado de monitoramento, este detector exerce dupla função de monitorar continuamente o meio ambiente por sinais de fogo, bem como um inimigo perigoso chamado monóxido de carbono.
O detetor usa apenas um elemento sensor óptico para atender aos novos testes de incêndio da UL. Os novos detectores proporcionam maior segurança aos ocupantes de prédios comerciais que normalmente contêm imóveis fabricados de materiais sintéticos, como espuma de poliuretano, que se acende e queima mais rápido do que os materiais tradicionais. “Nossos detectores ópticos têm a capacidade de diferenciar entre partículas incômodas, como fumaça, poeira ou vapor durante o cozimento. O resultado é uma redução drástica nos alarmes incômodos, além de oferecerem vantagens para todos os profissionais envolvidos em um projeto de sistema de alarme e detecção de incêndio: engenheiros, especificadores, instaladores, distribuidores e usuários finais”, comenta Duarte
Benefícios do Signature Optica
• Capacidade de diferenciar partículas incômodas, tais como fumaça, poeira ou vapor de cozinha, evitando falsos alarmes
• Primeiro detector compatível no mercado que atende a nova UL 268
• Oferece tecnologia avançada de detecção óptica (fotoelétrica) e de fácil instalação com baixo requerimento de fiação
• O detector é compatível com os sistemas de detecção e alarme Edwards sem a necessidade de nova fiação
• Disponível em quatro modelos: SIGA-OSD (fumaça); SIGA-OSD (fumaça e calor); SIGA-OSCD (fumaça e CO); SIGA-OSHCD (fumaça, calor e CO) e cada um com identificação visível do tipo de tecnologia de detecção para facilitar a manutenção.
Características do Signature Optica
• Tecnologia de detecção de fumaça óptica multicritério
• Dois níveis de compensação ambiental
• Dois níveis de aviso de detector de sujeira – neste caso são gerados dois relatórios incorporados ao sistema. Um indica que os detectores estão com 20% de sua câmara contaminada e necessita de uma manutenção preventiva e o segundo, sinaliza que 80% de sua câmara está suja e requer manutenção corretiva.
• Vinte configurações de pré-alarme – ou seja, o detector está configurado para informar quando sua câmara começar a ser contaminada, mas não com volume suficiente a um alarme real.
• Cinco configurações de sensibilidade para melhor se adequar aos níveis de partículas suspensas no ar em diferentes áreas e necessidades.
• Memória não volátil – Toda a programação do detector fica armazenada em sua memória, ou seja, as informações importantes relacionadas a sua operação (horas de operação, quantidade de alarmes reportados, data da última manutenção e outras) ficam gravadas e não há perdas.
• Endereçamento eletrônico que ajuda eliminar as falhas de endereço zero ou endereços duplicados, reduzindo tempo de instalação.
• Ajuste automático de sensibilidade dia / noite – O sistema permite que o detector altere, a partir de agendas de tempo, ou seja, em determinados horários do dia, entre suas sensibilidades ajustadas como primária e secundária.
• LED de status bicolor – O verde indica comunicação com o detector e o vermelho que o detector está em alarme
Públicos-alvo
Hotéis & Resorts
Com a instalação do Signature Optica os alarmes “falsos”, iniciados muitas das vezes pelo vapor de água dos banhos quentes, são reduzidos drasticamente, proporcionando ao hóspede mais tranquilidade e sem incômodos.
Ambientes corporativos
Reduz as visitas desnecessárias do Corpo de Bombeiros e evacuações inconvenientes, que ocasionam interrupções de negócios, com detectores Optica.
Hospitais e Clínicas médicas
Redução de alarmes que possam incomodar o paciente e o corpo clínico.
Notícias Relacionadas
Revista Segurança Eletrônica: Outubro de 2024
Para visualizar e baixar a Revista Segurança Eletrônica, edição de setembro de 2024, basta clicar no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1-RgjE2zqeaDWpTYrKR45UeU2Pys11M-l
Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…
Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA
A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…