Edificações sofrem com incêndios no Brasil: entenda a importância do controle e gerenciamento dos sistemas de prevenção e combate a incêndios

O Brasil tem registrado um crescimento alarmante no número de incêndios no país. Segundo dados do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), em 2018 a quantidade de sinistros contabilizados no país foi de 531 ocorrências, já em 2022 esse número pulou para 2.041 casos. A organização estima que os números apurados representem menos que 3% da quantidade real de ocorrências.

Os sinistros contabilizados são os chamados “incêndios estruturais”, considerados aqueles que ocorrerem em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios, museus e que se tivessem os sistemas adequados para prevenção e contenção de fogo e com a manutenção regularizada, poderiam ter sido contornados.

Segundo o especialista em segurança e CEO da Performancelab, Fernando Só, equipamentos como alarmes, extintores, iluminação e sprinklers devem ser inspecionados regularmente para garantir o funcionamento adequado. “A grande maioria das empresas enfrentam dificuldades em analisar os riscos de incêndios nas edificações, controlar as documentações regulatórias, a validade dos dispositivos, além de não ter uma padronização nas atividades de inspeção de rotina. Não ter o controle e não gerenciar corretamente os sistemas de prevenção e combate a incêndios pode gerar consequências desastrosas para a organização, desde multas pelos órgãos regulatórios até danos materiais e de vidas”, explicou Fernando Só.

A maneira mais eficiente de administrar esses procedimentos é utilizar uma plataforma que auxilie na padronização e controle de todas as etapas do gerenciamento dos sistemas de incêndio. Com o software da Performancelab, por exemplo, é possível:

• Fazer a análise de risco baseados nos dados técnicos da edificação, medidas de proteção existentes e normas técnicas;

• Planejar e controlar as atividades de inspeções periódicas através de checklists;

• Armazenar e controlar a validade das documentações regulatórias.

“Com a nossa ferramenta o gestor tem na palma da mão e em tempo real todas as informações sobre a operação de inspeção, desde as vistorias que estão sendo realizadas, as que estão pendentes até possíveis ocorrências e não conformidades que devem ser corrigidas. Com um clique ele pode acessar o vencimento de cada equipamento, verificar toda a história de determinada instalação, acessar os checklists de cada departamento, acompanhar as vistorias, entre outras possibilidades”, disse o especialista.

Benefícios do controle e gerenciamento dos sistemas

Ao padronizar e organizar os procedimentos de inspeção, tanto a empresa de prestação de serviços como o contratante, conseguem:

• Evidenciar as atividades de inspeção e a documentação para efeitos de fiscalização;

• Garantir a operabilidade dos equipamentos de prevenção e combate a incêndios;

• Apresentar indicadores sobre a análise de riscos efetuada pelo método de Gretener;

• Controlar a validade dos equipamentos e documentação;

• Entre muitas outras vantagens.

A plataforma da Performancelab pode ser utilizada para todos os portes de organizações. Se quiser saber mais sobre como funciona a solução, acesse: www.performancelab.com.br.

Notícias Relacionadas

Artigos

Insegurança em Brasília: a integração é o caminho

Por Glenda Negreiros, especialista da Brasfort As recentes manifestações dos moradores da Asa Norte e do Noroeste, em Brasília, que…

Destaque

Câmeras de vigilância são colocadas dentro de banheiros de escola pública em PE

Segundo estudantes, equipamentos gravam imagens dentro de cabines nos banheiros feminino e masculino, e qualquer pessoa que entre na sala…

Destaque

Projeto sobre segurança prevê compartilhamento de imagens de vigilância

A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) apresentou um projeto de lei, o PL 3.639/2024, que institui o Programa Vigia Mais em todo o…