DTS adota tecnologia Hexagon como ferramenta padrão para desenvolvimento de sistemas de Defesa para Aeronáutica Chilena

O SDK LUCIAD será utilizado para o desenvolvimento dos sistemas de comando e controle tático da nova aeronave Pillán II, que particiará de “guerra simulada”, no Chile, no segundo semestre deste ano. Força Aérea Brasileira confirma presença

O LUCIAD é um SDK para desenvolvimento de sistemas para consciência situacional geoespacial fornecido pela Hexagon que permite a criação de soluções de software de missão crítica de alto desempenho, e a visualização 2D e 3D de múltiplos dados estáticos, dinâmicos e em tempo real.

A plataforma está sendo utilizada pela DTS para o desenvolvimento das versões iniciais dos sistemas de emprego militar que estão em fase de avaliação em campo pelas Forças Armadas Chilenas, tais como os sistemas de Planejamento de Missão (MPS) e de Rastreamento (TRK) da nova aeronave Pillán II, os quais já tiveram a sua etapa conceitual finalizada.

Outra solução desenvolvida pela DTS com a tecnologia da Hexagon é o Sistema C2 de combate e controle tático, o qual entrará em funcionamento durante o “Exercício Salitre 2022”, um evento militar denominado “guerra simulada”, o qual ocorrerá no terceiro trimestre de 2022, no Chile, e contará com a participação de diversas nações. A Força Aérea Brasileira está entre os confirmados.

Desde 2019, a plataforma LUCIAD tem sido submetida as mais rigorosas avaliações técnicas por parte da DTS, e foi selecionada entre as principais soluções do mercado como a ferramenta padrão da companhia para o desenvolvimento de novos sistemas.

“Estamos orgulhosos em apoiar a DTS nessa jornada, a qual representa mais um passo importante da nossa expansão na indústria de Defesa e fortalece a liderança da Hexagon no fornecimento de soluções geoespaciais para ambientes de missão crítica, onde robustez, interoperabilidade e alto desempenho são fundamentais”, afirmou Juliano Lazaro, gerente regional de vendas e canais da Hexagon para a América do Sul.

Segundo Juliano Lázaro, gerente regional de soluções da Hexagon, esta é uma parceria de longo prazo, pois o contrato firmado com a DTS institui a plataforma LUCIAD como ferramenta padrão para o desenvolvimento de futuras tecnologias.

“De início, três importantes sistemas foram desenvolvidos com a plataforma LUCIAD, e seguramente outras soluções serão desenvolvidas em breve com o uso da sua API para missões críticas, a mais utilizada no mundo por organizações que atuam no setor de Defesa”, explica. A tecnologia, que é exclusiva da Hexagon na América Latina, também é utilizada por outros integradores de sistemas e organizações de Defesa, incluindo a OTAN, Águas Azuis e Ministérios da Defesa da Colômbia e do México, os quais também selecionaram a plataforma LUCIAD para o desenvolvimento de sistemas de Comando & Controle, Defesa Aérea, Vigilância de Fronteiras, Sistemas de Combate, GEOINT e muito mais.

Para a Hexagon, participar doprojeto Pillán II é de extrema importância e fortalece sua atuação no setor de Defesa na América Latina. “O Chile é um país que constantemente promove inovações em sua Força Aérea, e para nós é muito gratificante sermos selecionados pela DTS/ENAER para participarmos desse projeto, pois isso demonstra a maturidade das nossas soluções e reforça o nosso compromisso não apenas com o desenvolvimento tecnológico do setor de Defesa, como também com a proteção das nações, finaliza Juliano Lázaro.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…