Drone é opção para videomonitoramento de segurança em cenários extremos

O videomonitoramento para atividades de segurança ou situações extremas como queimadas, enchentes, acidentes e resgates exigem informações rápidas e precisas em tempo real. Os drones da nova linha desenvolvida pela Dahua Technology estão sendo demonstrados na prática durante a ISC Brasil.

A fabricante chinesa, que forneceu os drones para a Guarda Municipal e Defesa Civil de São Paulo, desenvolveu uma linha de produtos de nível militar e profissional, homologados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que entre outras características possuem autonomia de até 60 minutos, capacidade de voar sob temperaturas extremas (de -20ºC a 60ºC), alto-falantes para transmissão de avisos e instruções, câmeras de alta definição com reconhecimento facial e produção de imagens térmicas para a criação de mapas de calor.

De acordo com a empresa, a tecnologia, por ser uma solução industrial robusta feita 100% de acordo com a demanda do cliente, também pode ser utilizada nos serviços para monitoramento e orientações envolvendo tráfego em rodovias, trânsito, manutenção de parques, córregos, piscinões, obras, levar mantimento em locais de difícil acesso, auxiliar o salvamento na água, encontrar pessoas desaparecidas, entre outras situações.

Os drones são controlados por um sistema único e integrado, com capacidade de ser dirigido via GPS e tecnologia Safe Return, que garante o retorno seguro para a base.

Monitoramento de cidades

Outra novidade da marca Dahua Technology apresentada na ISC Brasil é a solução “Heart of City”, uma plataforma inteligente, integrada de cidade segura, que permite a detecção de ameaças, respostas rápidas e emergenciais, investigações de crimes efetivos e, até mesmo, prevenir ações criminosas que estejam acontecendo em uma região da cidade.

A solução “Heart of City” integra todas as câmeras de videomonitoramento de uma cidade junto aos órgãos públicos municipais e cria uma rede de gerenciamento por meio de Big Data e Inteligência Artificial. Os algoritmos aplicados permitem identificar um potencial crime, que esteja acontecendo em uma região e, assim, gerar um alerta para a central de tecnologia de segurança, onde o mesmo será apurado pelos responsáveis.

Este conceito já está em vigor na cidade de Hangzhou, na China, e permite que carros roubados, suspeitos de cometer um crime ou até mesmo pessoas desaparecidas sejam encontradas em questão de minutos, por meio de uma busca de reconhecimento facial realizada pela central de monitoramento.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…