Drone com tecnologia israelense faz inspeção de segurança totalmente sozinho

No dia 16 de outubro (quinta-feira) o diretor da Revista da Segurança Eletrônica, Christian Visval,  mediará um debate sobre a produção tecnológica em Israel e no Brasil no evento Security Talks SP 2017. Enquanto o debate não chega, vamos nos preparando com mais novidades vindas de Israel.

Realizar entregas, fotografar, participar de guerras e até combater a poluição. Apesar de ainda se encontrar em estágio inicial de desenvolvimento, o mercado de drones (aeronaves compactas e sem tripulação) avança cada vez mais rumo ao desenvolvimento de novas funcionalidades. Nesse cenário, uma tecnologia israelense de ponta tem chamando a atenção de investidores no mundo inteiro.

Fabricado pela startup Airobotics, empresa especializada em desenvolver soluções para as indústrias de mineração e gás, um drone autônomo – ou seja, capaz de funcionar sem a necessidade de operação humana – já atraiu US$ 61 milhões (o equivalente a cerca de R$ 191 milhões). São investimentos capitaneados por grandes empresas, entre elas Microsoft, e fundos como OurCrowd.com.

A tecnologia de funcionamento do drone se baseia em uma interface simples com um software integrado. As missões são responsáveis por coleta de dados, mapeamento e inspeção de áreas, além de segurança e estratégias para lidar com emergências. Uma vez programadas, elas podem ser iniciadas com o clique de um botão e repetidas quantas vezes forem necessárias. A automação reduz os erros operacionais e os altos custos relativos à contratação de pilotos especializados.

Além de funcionar de forma completamente independente, outras vantagens da tecnologia estão uma lógica baseada na comercialização do serviço em vez do hardware, e a resolução de problemas de indústrias com infraestrutura exorbitante e, consequentemente, altos custos de manutenção. No caso das indústrias de gás, por exemplo, as áreas nas refinarias, assim como tubulações, são monitoradas através de procedimentos agressivos: o resultado é um processo lento, dispendioso e mais propenso a erros quando comparado ao trabalho do drone autônomo.

Ran Krauss, cofundador da Airobotics, na palestra “The story of automated drones” no TEDxTelAviv

Como o drone autônomo pode melhorar a segurança nas cidades

 Ao levantar fundos junto ao capital privado, a empresa de tecnologia israelense Airobotis está investindo em um novo segmento de mercado, a iniciativa “Airobotics Safe Cities”. O objetivo é usar drones totalmente automatizados para cuidar da segurança de cidades em casos de emergência.

Nesse caso, os drones poderão desempenhar um papel importante na busca e salvamento de pessoas e no monitoramento crítico das instalações. Em breve, a expectativa é que as aeronaves passem a entregar medicamentos, suprimentos e prestar outros tipos de ajuda em situações de emergências e desastres naturais.

Com 30% de desconto na inscrição, Security Talks SP 2017 traz tecnologia israelense na programação

A tecnologia de segurança israelense será um dos assuntos abordados no evento Security Talks SP 2017, realizado no dia 26 de outubro no Hotel Pestana (Tutóia, 77 – Jardim Paulista) das 8h às 18h. Entre os principais temas, estarão presentes debates sobre Internet das Coisas, inteligências artificial, drones, analíticos de áudio e cyber security. A programação completa pode ser conferida nesse link.

Entre os destaques do evento, que contará com a presença de dez palestrantes, está um debate sobre as diferenças entre os ecossistemas de produção tecnológica de Brasil e Israel, mediado por Christian Visval, diretor da Revista da Segurança Eletrônica e diretor de marketing da Associação Brasileira de Profissionais da Segurança (ABSEG) e da Associção Latino-Americana de Segurança (ALAS Brasil).

Inscreva-se agora e ganhe 30% de desconto. Além do conteúdo voltado especificamente para gestores da área de segurança de empresas públicas e privadas, sua inscrição garante almoço e networking qualificado.

Fontes: ZDNet e Techcrunch

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…