Drone ambulância pode agilizar salvamentos em grandes centros urbanos

Muitas vidas são perdidas por ano devido à lenta resposta de emergência nas maiores cidades do país. Mas, em ambientes urbanos atrelados ao trânsito, como se espera que uma ambulância terreste vá e volte ao hospital rapidamente? Pensando na melhoria do atendimento, segurança das vítimas e acessibilidade da saúde, a empresa americana Argodesign propõe a criação de um “Drone Ambulância”.

O projeto, ainda em desenvolvimento, seria um veículo compacto para conseguir aterrizar facilmente na rua. Construído de uma forma que não precise de um piloto fixo, o veículo seria controlado remotamente, e teria espaço para transportar um paramédico e uma maca até o hospital.

“Obviamente não e um conceito completamente aprofundado, mas acho que é extremamente intrigante. Seria bom ver os drones usados dessa maneira, em vez apenas em funções militares e para captação de imagens”, disse Mark Rolston, fundador da Argodesign.

O projeto ainda não tem data para sair do papel e também não seria um veículo barato. De acordo com a previsão do fundador da empresa, cada drone custaria em torno de US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,2 milhões), ou seja, muito mais caro que uma ambulância convencional. Entrentanto, a Argodesign acredita que este modelo de “ambulância drone” será o futuro.

“Não ficaria surpreso de receber e-mails de empresas aeronáuticas dizendo que estão trabalhando em algo semelhante. Faz todo sentido uma ideia como essa, falou Rolston.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…