Drone ambulância pode agilizar salvamentos em grandes centros urbanos

Muitas vidas são perdidas por ano devido à lenta resposta de emergência nas maiores cidades do país. Mas, em ambientes urbanos atrelados ao trânsito, como se espera que uma ambulância terreste vá e volte ao hospital rapidamente? Pensando na melhoria do atendimento, segurança das vítimas e acessibilidade da saúde, a empresa americana Argodesign propõe a criação de um “Drone Ambulância”.

O projeto, ainda em desenvolvimento, seria um veículo compacto para conseguir aterrizar facilmente na rua. Construído de uma forma que não precise de um piloto fixo, o veículo seria controlado remotamente, e teria espaço para transportar um paramédico e uma maca até o hospital.

“Obviamente não e um conceito completamente aprofundado, mas acho que é extremamente intrigante. Seria bom ver os drones usados dessa maneira, em vez apenas em funções militares e para captação de imagens”, disse Mark Rolston, fundador da Argodesign.

O projeto ainda não tem data para sair do papel e também não seria um veículo barato. De acordo com a previsão do fundador da empresa, cada drone custaria em torno de US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,2 milhões), ou seja, muito mais caro que uma ambulância convencional. Entrentanto, a Argodesign acredita que este modelo de “ambulância drone” será o futuro.

“Não ficaria surpreso de receber e-mails de empresas aeronáuticas dizendo que estão trabalhando em algo semelhante. Faz todo sentido uma ideia como essa, falou Rolston.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…