Descubra quais são as cinco principais tendências globais para o futuro

Relatório da Prosegur Research destaca o impacto de eventos disruptivos e seus impactos na redefinição da realidade global

Em meio a uma aceleração tecnológica e eventos disruptivos, a Prosegur Research, centro de Insight&Trends do Grupo Prosegur, apresenta uma análise profunda da sociedade atual no relatório ‘Redefinindo o Mundo em 2023’. O estudo mostra uma reavaliação de tendências previamente identificadas no início do ano e que foram moldadas por eventos que redefiniram a realidade global nos últimos meses. “Em tempos de volatilidade e mudança constante, é vital que ajustemos nossas perspectivas para entender melhor o mundo ao nosso redor”, afirma José María Blanco, Diretor da Prosegur Research.

As descobertas do relatório enfatizam o surgimento do desenvolvimento tecnológico, como inteligência artificial generativa, metaverso e computação quântica, temas que têm ganhado espaço expressivo e crescente, sobretudo no mundo empresarial. Além disso, saúde e sustentabilidade se unem em uma abordagem centrada no indivíduo e no bem-estar do ecossistema.

As cinco principais tendências apresentadas no relatório e que moldarão o futuro são:

– Poder Difuso: volatilidade, rivalidades geopolíticas, desinformação, reestruturação de cadeias de abastecimento e enfraquecimento das instituições criaram um cenário de constante reconfiguração de poder.

– Economia Stakeholder: a pandemia e novos conflitos internacionais estão causando uma fragmentação de grupos e uma busca por autossuficiência que redefine mercados e setores econômicos.

– Empoderamento Individual e Coletivo: o empoderamento está impulsionando novas demandas de atores políticos e empresariais, incentivando a participação cidadã e gerando mudanças no domínio público.

– Convergência Tecnológica: transformações nas “big tech”, crescimento da IA e novos desafios de cibercriminalidade estão definindo a inovação e o desenvolvimento global.

– Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saúde: esses termos se interligam, pois a sustentabilidade é inconcebível sem colocar saúde e pessoas no centro.

O relatório destaca ainda a necessidade de abordar essas tendências de uma maneira estruturada e holística. Para isso, também aponta riscos sistêmicos que se interconectam e impactam o sistema global, incluindo a evolução do controle sobre recursos como terra, mar e ar; a demografia como uma força que remodela o futuro; e a erosão da coesão social.

Em uma era de incerteza e rápida evolução, a habilidade de antecipar tendências e se adaptar a realidades mutáveis é crucial. José María explica como a Prosegur Research continua oferecendo uma visão crítica e construtiva para entender o mundo ao nosso redor.

Confira o estudo completo aqui.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axon Body 4 renova linha de câmeras corporais com mais recursos

Lançamento da Axon oferece gravações de melhor qualidade com perspectivas adicionais, operações simplificadas e introduz suporte de comunicação bidirecional em…

Destaque

Genetec anuncia novas funcionalidades do Security Center SaaS

A solução SaaS oferece às empresas a liberdade de escolher os controladores de porta, câmeras e dispositivos que funcionam melhor…

Destaque

Escolas e creches da rede municipal passam a contar com detectores de metais

O governo municipal busca ampliar o sistema de segurança dos alunos e funcionários das escolas da rede, em Campos dos…