Desafios e oportunidades no mercado de energia sustentável

Por Alexandre Chaves

Próximo de completar 50 anos, com quase 30 anos de experiência empreendendo e desenvolvendo negócios, sigo sendo aquele mesmo garoto, atento às oportunidades e sempre pronto a dar conselhos valiosos. Tenho acompanhado de perto o mercado de energia renovável e sou particularmente entusiasta da geração de energia limpa. O Brasil tem todas as credenciais para liderar globalmente nesse setor.

Até aqui, nossa geração de energia já é superior à de muitos países, pois usamos uma grande parte de fontes renováveis, como a energia hidráulica (hidrelétricas), biomassa (cana-de-açúcar), e, nos últimos anos, temos acelerado a utilização da energia eólica e solar (fotovoltaica).

No consumo, temos uma sociedade mais consciente com os temas climáticos, ávida por consumir produtos de empresas comprometidas com a sustentabilidade. A indústria automobilística iniciou a fabricação de carros elétricos em larga escala, trazendo desafios e oportunidades.

Como carregar essa frota sem a infraestrutura pronta? O Brasil é um país continental com diferentes realidades regionais. Como distribuir e disponibilizar pontos de recarga? Como acelerar a geração de energia para suportar essa demanda? A utilização de energia renovável não garante a geração suficiente para essa nova realidade, exigindo investimentos dos estados e da iniciativa privada.

Além disso, como será o descarte das baterias desses carros? A autonomia e vida útil das baterias ainda são desafios para P&D. As normas regulatórias precisam evoluir para organizar e regulamentar o setor, mas o progresso é lento e incerto.

Apesar dos muitos desafios, grandes oportunidades surgem nesses momentos. Vejo um novo “oceano azul” de negócios se abrir.

Algumas ideias inovadoras, como serviços de socorro 24 horas com baterias móveis para recarregar carros elétricos na estrada e usinas solares utilizando baterias de carros elétricos usados para armazenar energia, são exemplos de como criar negócios para esse setor.

Desenvolver novos negócios é mais do que atender às demandas diárias; é antecipar-se e estar preparado para o futuro. E você, onde quer estar nisso? Chorando ou faturando vendendo lenços?

Alexandre Chaves, líder, empreendedor, conselheiro e mentor. Atuando há mais de 25 anos desenvolvendo e construindo negócios, times e relacionamentos chaves. Nesse momento atuando como diretor da Avantia e no departamento de segurança e defesa da FIESP.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axis anuncia câmeras tipo torre com qualidade da imagem até 4K

A AXIS Communications anuncia a próxima geração de câmeras tipo torre da série AXIS M31. Essas câmeras compactas e discretas…

Destaque

Comissão aprova projeto que exige sistema de segurança em veículos escolares

Proposta busca evitar tragédias causadas por esquecimento de crianças em vans escolares A Comissão de Viação e Transportes aprovou o…

Destaque

O Brasil perdeu a chance de debater segurança pública a sério no G20

O mundo esteve de olho no Brasil durante o G20. Líderes globais estiveram no Rio de Janeiro para criar propostas…