Curitiba vai gastar R$ 900 mil em câmeras de segurança para evitar furtos em escolas e creches

Câmeras de segurança começaram a ser instaladas em escolas e creches de Curitiba para evitar furtos, roubos e atos de vandalismo. A prefeitura vai gastar R$ 900 mil com os equipamentos. Ao todo, 64 unidades que não contavam com câmeras de segurança passarão a ter monitoramento em vídeo.

O objetivo é coibir crimes contra o patrimônio público. Atos desse tipo são parte da rotina de algumas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Só no ano passado foram 872 ocorrências de arrombamentos, furtos, roubos e atos de vandalismo nestes espaços.

De acordo com dados do Departamento de Logística da Secretaria Municipal da Educação, apenas o CMEI da Vila Verde, na CIC (Cidade Industrial de Curitiba), registrou mais de uma ocorrência por mês – ao todo, só em 2018, foram 15 ocorrências.

Este Centro está na lista de unidades em áreas consideradas “vulneráveis”, com histórico de furtos de cabos de energia elétrica, cilindros de gás e de vandalismo. Segundo a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize, uma equipe vai acompanhar em tempo real o funcionamento do sistema.

“Os equipamentos vão contar com câmeras analíticas de vídeo, além do monitoramento via sistema de segurança on-line. Com isso, ações de furtos e vandalismos são abordadas em tempo real”, explicou.

Além de câmeras de segurança, rondas intensificadas
Além disso, as rondas escolares da Guarda Municipal também serão intensificadas. Segundo o superintendente Executivo da SME, Oséias Santos de Oliveira, as 64 unidades escolares municipais vão receber câmeras de segurança ao longo do recesso escolar de julho, que vai até próximo dia 22.

“Vamos coibir as ações de vandalismo para investir o dinheiro gasto nos consertos e reparos em melhorias dos espaços escolares”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Segurança Eletrônica

Axis apresenta o primeiro sensor minidome de aço inoxidável com iluminação IR

Certificado para uso em instalações de processamento de alimentos e catering, é alojado em uma caixa de aço inoxidável A…

Destaque

Em 1 mês com uso de drone, cai número de motoristas no celular e sem cinto

A redução, na avaliação do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, é sinal de que a tecnologia ajudou Prestes a…

Destaque

Softrack lança plataforma de monitoramento e gestão operacional para pontes rolantes inédita no mercado de intralogística

Baseado em telemetria, o Softrack Pontes Rolantes 4.0 tem como principal objetivo proporcionar a segurança na operação A Softrack, empresa…