Congresso de Operações Policiais apresenta tecnologias não letais para a Segurança Pública

Granadas inteligentes, drones operados a distância, dispositivos elétricos de incapacitação neuromuscular são alguns dos recursos que ajudam os agentes de segurança na sua missão de garantir a manutenção da lei e ordem ao mesmo tempo em que protegem vidas

A próxima edição do Congresso de Operações Policiais – COP Internacional – feira de negócios, que reúne indústrias do setor defesa e segurança, tático, outdoor e de tecnologia, acontece entre os dias 25 e 27 de outubro de 2023, no São Paulo Expo, em São Paulo.

O evento oferecerá uma oportunidade única para profissionais de segurança pública e público em geral se atualizarem e conhecerem as mais recentes inovações nesta área, em especial no universo das tecnologias não letais.

Para João Sansone, idealizador e responsável pela organização do COP Internacional, na medida em que a segurança pública evolui para enfrentar os desafios contemporâneos, a adoção de tecnologias não letais mostra-se uma estratégia capaz de evitar confrontos diretos, desempenhando assim um papel crucial na modernização e humanização das operações policiais.

“As tecnologias permitem que os operadores em campo lidem com as ameaças de forma mais segura. Quanto menor a exposição ao confronto direto, maior a chance de sucesso e a proteção, tanto de agentes, como dos cidadãos”, afirma Sansone.

O uso dessas tecnologias está se tornando mais comum na área de inteligência policial, permitindo uma análise mais rápida e precisa de grandes conjuntos de dados para identificar padrões e tendências. Exemplo disto está na utilização da Inteligência Artificial para o reconhecimento facial, identificação de placas de veículos, centros de monitoramentos de cidades e no encontro de padrões de comportamento que sugiram atividades ilícitas ou fora dos padrões normais.

Confira alguns destaques:

DRONE NÃO LETAL

Quem visitar a feira também poderá conhecer o CONDOR DROP, drone operado remotamente e capaz de transportar até 48 cargas. Para Lucas Carci Pitanga, supervisor de Marketing da brasileira Condor Tecnologias Não Letais, fabricante do equipamento, O CONDOR DROP oferece maior precisão e segurança nas operações, utilizando diferentes estratégias operacionais. “O Condor Drop permite a personalização dos disparos e rotas com precisão e, de acordo com o tipo de ocorrência, o agente pode definir a estratégia que melhor se adequa, seja ela fumígenas de lacrimogêneo, coloridas, ou agentes líquidos como pimenta”, explica.

GRANADAS ECOLÓGICAS E INTELIGENTES

Além do drone, a Condor também estará expondo a sua Ecobody, primeira granada de efeito moral biodegradável fabricada no Brasil. Seu corpo é fabricado em polímetro natural, em vez de borracha, de modo que o impacto que ela gera no meio ambiente é mínimo. Outra novidade são as Smart Grenades com EET Eletrônico, que, em vez da pólvora, utilizam um chip capaz de programar o intervalo de detonação do artefato entre a retirada do pino e a explosão. Nosso foco é o desenvolvimento de tecnologias não letais que auxiliem as forças de segurança em sua missão de manter a lei e a ordem enquanto preservam vidas”, complementa Lucas.

PISTOLA NÃO LETAL

A PISTOLA DEFENSOR FR-100 CAL. 10MM PA RUBBER, também da Condor, é exclusiva para impacto controlado a curta distância com munições não letais. Fornece relatórios dos disparos como data e hora; geolocalização; ângulo no momento do disparo; rastreabilidade (leitura do número de série da pistola através de uma memória inviolável e integração com outros dispositivos como body cams).

COP EYES

Primeira câmara corporal desenvolvida pela Condor, a COP EYES é o mais recente lançamento da Condor. Câmera Operacional Policial, representa um avanço tecnológico estratégico da companhia. Com sua capacidade de captação de vídeo e áudio, essa inovadora solução inteligente oferece um sistema seguro e transparente para o tratamento de dados, disponibilizando evidências essenciais das operações policiais.

CÂMERAS CORPORAIS COM ÁUDIO BI-DIRECIONAL

A americana Axon é uma das expositoras que levará para o COP tecnologias não letais. Com 30 anos de experiência, a empresa é fornecedora das câmeras corporais utilizadas pela Polícia Militar de São Paulo, que tem por objetivo garantir o registro das ocorrências atendidas e permitir o contato direto do policial em campo com o COPOM. Para Arthur Bernardes, Senior Account Manager Brasil da Axon, uma das vantagens desta tecnologia é a possibilidade de falar diretamente com a base sem a necessidade de uso de rádio. “As câmeras Axon Body 4 já vem com áudio bi-direcional, que garantem uma integração muito maior entre os agentes de campo e o comando facilitando, por exemplo, o pedido de reforços quando necessário, ou mesmo o repasse de instruções para o policial”, afirma Arthur.

ARMAS DE INCAPACITAÇÃO NEUROMUSCULAR

Outro recurso que será apresentado pela Axon é o Taser 4, uma nova geração de arma de incapacitação neuromuscular temporária que realiza um disparo de descarga elétrica no alvo, evitando que o opositor possa realizar um disparo de arma de fogo ou qualquer outra conduta mais agressiva.

Os interessados em conhecer as novas tecnologias podem visitar o evento que é gratuito e aberto ao público maior de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas através do site www.copinternacional.com.

Serviço:
Evento:
Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2023
Data: 25 a 27 de outubro de 2023
Inscrições gratuitas: www.copinternacional.com
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Notícias Relacionadas

Destaque

O que é um evento Summit?

Por definição, um Summit é um encontro de alto nível que reúne líderes, especialistas e profissionais de destaque em um…

Artigos

O Efeito Borboleta nos Negócios

Por Alexandre Chaves Recentemente, uma manchete chamou minha atenção: “Por que a empresa dona do Ozempic está no centro de…

Destaque

Estatuto da Segurança Privada passa a vigorar no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos, na segunda-feira (9), a Lei 14.967, de 2024, que institui…