Como utilizar câmeras térmicas para prevenção de incêndios em data centers, indústrias, centros de distribuição e expedição

As imagens térmicas podem fornecer avisos em um estágio inicial de um incêndio

O fogo é uma grande preocupação de segurança, especialmente em grandes áreas com elementos inflamáveis, como unidades de carregamento, resíduos e áreas de armazenamento de baterias. Muitas vezes, essas áreas não são tripuladas o tempo todo e os métodos tradicionais de monitoramento nem sempre detectam um incêndio a tempo. Com isso, a tecnologia térmica passou a ser cada vez mais utilizada para detectar aumentos anormais de calor, oferecendo uma solução de prevenção de incêndio, em vez de uma solução de reação ao fogo.

Os métodos de detecção existentes apresentam limitações no que diz respeito à verificação e ao tempo de aviso. Os detectores emitirão um alarme quando detectarem fumaça no ar, no entanto, isso é somente depois que o fogo já começou.

O mesmo se aplica aos dispositivos de amostragem de ar, que realizam testes em busca de partículas, embora geralmente possam detectar fumaça antes de um detector.

As câmeras ópticas só podem dar um aviso quando as chamas são visíveis – ou seja, quando o fogo já começou. Já as câmaras térmicas, como a série HeatPro da Hikvision, têm modelos ligados diretamente a sirenes ou luzes estroboscópicas que podem dar um aviso geral na área da câmera, bem como um alerta para o operador do sistema.

As imagens térmicas podem fornecer avisos em um estágio inicial de um incêndio em data centers, indústrias, centros de distribuição, expedição, entre outros locais. Já que essa tecnologia monitora a temperatura e pode sinalizar um possível problema antes que ele aconteça. Se os sensores térmicos detectarem temperaturas anormais, os operadores podem investigar e tomar medidas para evitar um incêndio.

Câmeras térmicas de baixo custo, como a HeatPro, também podem oferecer grande flexibilidade na construção de um sistema sob medida para um local. Várias opções de distância de detecção nas câmeras fornecem diferentes campos de visão.

Além disso, a Hikvision possui uma ferramenta de design térmico, um software para orientar os instaladores sobre a melhor maneira de posicionar as câmeras em uma determinada área.

Notícias Relacionadas

Destaque

7 vantagens em utilizar RADARES em um projeto de Segurança Perimetral

Ao elaborar um projeto de segurança de uma instalação, a área perimetral é o local que deve receber a principal…

Destaque

Condomínios recorrem a portaria remota para combater a violência

O Brasil está cada vez mais vertical. Nos últimos 35 anos o número de apartamentos no país cresceu 321%, totalizando…

Destaque

Hikvision passa utilizar inteligência artificial e machine learning para aprimorar o autoatendimento de seus clientes

Além do autoatendimento, os clientes também vão contar com suporte de uma equipe especializada em parceria com a Parkseg Academy…