Como proteger dispositivos smart home
Você sabe o que são os dispositivos smart home? Aqui, você vai aprender mais sobre eles e como protegê-los contra vulnerabilidades digitais de forma eficiente
Por Harold Kilpatrick
O que são dispositivos smart home?
Os aparelhos smart home (ou “casa inteligente”), também chamados de dispositivos inteligentes, são eletrodomésticos, eletrônicos e uma série de outros utilitários domésticos que, além das funções convencionais, possuem várias funcionalidades adicionais, tornando a sua rotina mais prática e eficiente.
Máquinas de lavar pré-programadas, cafeteiras que começam a fazer seu café em um horário estabelecido, aparelhos de TV que ligam de acordo com seus comandos, controles para as lâmpadas, iluminação ambiente, banhos ajustados pelas condições climáticas do dia e portas automáticas são alguns dos exemplos de como as coisas estão cada vez mais conectadas, assim como nós.
Dispositivos smart home fazem parte do conceito de IoT (Internet of Things, ou “internet das coisas”) que expande a conectividade para o máximo de coisas ao nosso redor. Não só o conceito de casas inteligentes, mas de cidades inteligentes inteiras já começa a se expandir.
Vulnerabilidades e riscos
Os dispositivos inteligentes são excepcionais e trazem uma série de vantagens, benefícios e comodidades. Mas nós também precisamos ter atenção em relação às vulnerabilidades de segurança que estes aparelhos podem oferecer.
Para funcionar, os dispositivos smart home precisam de conexão com a internet. E, em redes que não estejam seguras, eles estão tão vulneráveis a ataques de hackers, vírus e outras ameaças quanto qualquer outro aparelho seu.
Imagine que alguém consiga invadir sua rede e, através dela, monitorar suas atividades, invadir suas câmeras, interferir na iluminação da sua casa ou até nas suas trancas e portas automáticas? Estes são apenas alguns exemplos de uma série de riscos que a exposição dos dispositivos digitais pode trazer.
Há uma série de vírus e mecanismos criados para invadir e controlar aparelhos smart home. E, como a maioria das pessoas ainda está aprendendo a lidar com estas inovações, estas vulnerabilidades são ainda maiores.
Como proteger seus dispositivos smart home?
Você não precisa abandonar as facilidades dos aparelhos inteligentes nem rejeitar os benefícios da IoT ou em ter uma casa inteligente.
Com algumas medidas de precaução, você pode melhorar a segurança dos seus utensílios smart home:
– Saiba das suas necessidades: comprar um monte de dispositivos inteligentes para as mais diversas tarefas pode parecer uma ótima ideia, mas vale a pena priorizar o que você realmente precisa e analisar os prós e contras de cada opção;
– Mantenha os dispositivos atualizados: alguns aparelhos inteligentes fazem atualizações de segurança automaticamente, enquanto outros precisam da ativação dos usuários. Certifique-se de manter todos eles atualizados para diminuir os riscos e vulnerabilidades;
– Proteja seu Wi-Fi: a segurança da sua rede é fundamental. Troque a senha padrão do seu roteador e altere a senha da sua rede com frequência. Use roteadores mais modernos e proteja sua conexão ao máximo;
– Faça a compartimentação da sua rede: é uma boa ideia compartimentar seus dispositivos inteligentes em redes diferentes. Use uma rede para seus objetos de trabalho, outra para utensílios domésticos e assim por diante. Dessa forma, se uma rede for comprometida, nem todos os seus aparelhos serão atingidos;
– Crie senhas fortes: use credenciais com nome de usuário e senha fortes e não compartilhe suas senhas pessoais com outras pessoas;
– Cuidado com o que você baixa: antes de baixar qualquer programa ou aplicativo, tenha certeza se ele é confiável e se vem de uma fonte segura. Dê preferência apenas aos aplicativos disponibilizados e recomendados pelos fabricantes;
– Siga as recomendações do fabricante: o mau uso dos seus equipamentos inteligentes é uma das maiores fontes de vulnerabilidades de segurança digital. Leia os manuais e verifique as recomendações do fabricante para usar os seus aparelhos de forma mais eficiente e segura. Procure por análises de especialistas e clientes antes de comprar um dispositivo inteligente;
– Use uma boa proteção VPN: um serviço de VPN profissional ajuda a criptografar sua rede e torná-la mais segura. Configure uma VPN profissional diretamente no seu roteador para garantir maior segurança a todos os seus dispositivos.
Outra dica importante é usar um firewall e uma proteção antivírus, atualizadas e sempre ativas. Criar uma rede separada para as visitas também é uma forma de tornar sua casa menos vulnerável.
Agora que você já sabe de algumas dicas fundamentais para sua segurança, sua casa inteligente será muito mais confortável e uma fonte a menos de preocupação.
Harold Kilpatrick é consultor de segurança cibernética e blogueiro freelance para NordVPN. Atualmente trabalha em uma campanha de segurança cibernética para aumentar a conscientização sobre as ameaças que as empresas podem enfrentar online.
Notícias Relacionadas
Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…
Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA
A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…
Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias
O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…